Autoconhecimento

9 itens de uma casa feliz segundo a ciência

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Asua casa deve ser o lugar do mundo em que você mais se sente feliz. Para isso, existem alguns toques que você pode dar para deixar o ambiente mais prazeroso e confortável. Estudos científicos descobriram alguns fatores que podem funcionar na casa das mais diferentes pessoas. Confira:

Cor da parede

De acordo com um estudo da Universidade de Vrije, na Holada, pintar uma parede da casa de verde ou amarelo (independente do tom) desperta sentimentos de bem-estar e felicidade nos moradores.

Flores

Além de também despertar sentimentos de bem-estar e felicidade, ter arranjos de flores em casa também diminui sentimentos de depressão e ainda traz lembranças de pessoas queridas. Isso é o que foi descoberto pelos pesquisadores da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos.

Fotografias

Ter porta-retratos com fotos de pessoas que amamos pela casa pode mudar totalmente o seu dia. De acordo com um estudo da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, pessoas que despertam lembranças ao olhar fotos em casa tem mais sentimentos de conforto, calma e felicidade em suas vidas.

Vela aromática

Para quem gosta de perfumes e essências, acender uma vela com cheiro de baunilha ajuda a diminuir o estresse no ambiente. É o que diz um estudo publicado na revista Chemical Senses, que é especializada em química.

Lembretes

Deixe alguns bloquinhos espalhados pela casa e sempre que tiver alguma ideia ou se lembrar de algo importante, anote isso. Uma pesquisa da Associação de Ciência Psicológica dos Estados Unidos demonstrou que esse ato de anotar ajuda a ficar de bom humor durante o dia.

Animal de estimação

Home interior, cat sitting in an armchair, a wall and a bouquet of white tulips

Quem tem algum bicho de estimação em casa sabe como isso muda totalmente o nosso humor. E a Associação Americana de Psicologia comprovou isso com um de seus estudos. Ter um animal de estimação faz bem para a felicidade de seus donos.

Aromas

De acordo com um estudo da Universidade La Salle, dos Estados Unidos, aromas de flores são os que mais trazem felicidade para a casa das pessoas.

Arrumar a cama

O site Hunch.com fez uma pesquisa com os internautas e descobriu que a maioria que se declarava feliz eram aqueles que arrumavam a cama pela manhã. E grande parte daqueles que não arrumavam se diziam infelizes.

Simplicidade

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que ter muitos objetos de decoração aumenta o nível de estresse das pessoas. Ou seja, quanto mais simples e fácil for de limpar e organizar a sua casa, melhor para a sua felicidade.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]