Comportamento Comunicação Não-Violenta

Benefícios da inteligência emocional

Mulher com mãos nos ouvidos e expressão de grito
123RF | Aleksandr Davydov
Escrito por Rodrigo Poiesis

A capacidade de compreender e administrar as emoções para gerar resultados benéficos, que é o conceito de inteligência emocional, pode ser usada nos diversos âmbitos da vida. Não há por que pensar que só podemos ser felizes quando estamos em alguma atividade recreativa ou de férias. O desenvolvimento da inteligência emocional ajuda o indivíduo a encontrar equilíbrio e bem-estar em tudo que faz.

Assim como qualquer aprendizado, a inteligência emocional se desenvolve ao longo da constante busca por conhecimento. É um aprendizado contínuo que envolve conhecer e ter consciência de si mesmo e das pessoas que estão ao redor. É possível que você comece a entender o que é a inteligência emocional, ter consciência de alguns aspectos a respeito de si mesmo e realize algumas mudanças benéficas em sua vida e pare por aí.

Bandeja com ovos marrons com desenhos de expressões diversas em cada um
Tengyart / Unsplash

Não há uma regra ou cobrança quanto a sua necessidade ou desejo de se aprofundar no conhecimento da inteligência emocional. Pode ser que depois de um tempo sem pensar no assunto você sinta vontade de aprender mais. No entanto, se você conseguir criar o hábito de trabalhar com suas emoções e buscar uma melhoria constante você se beneficiará muito ao longo do tempo.

Benefícios da inteligência emocional

Não adianta falar da importância da inteligência emocional sem mencionar quais os benefícios que ela pode proporcionar. Esses benefícios estão diretamente relacionados com os resultados que você pode obter ao lidar melhor com as diferentes situações do seu dia a dia. Quantas vezes você já falou algo que se arrependeu ou agiu de maneira impulsiva sem necessidade?

Situações nas quais você se deixa dominar pelas emoções são cada vez mais raras a partir do momento que você vai desenvolvendo a inteligência emocional. Ao ir alterando a forma como você percebe a si mesmo e o mundo ao seu redor suas atitudes também vão mudando e gerando ações mais conscientes com resultados positivos.

Abaixo estão alguns dos benefícios que você pode alcançar ao desenvolver a inteligência emocional.

Melhor relacionamento intrapessoal – você passa a se relacionar melhor consigo mesmo e a se sentir melhor com as decisões que toma, pois elas serão mais conscientes e assertivas.

Melhor relacionamento interpessoal – você passa a se relacionar melhor com as outras pessoas. Você desenvolve a empatia e começa a perceber melhor os sentimentos e a forma de agir das pessoas.

Maior autoconsciência – você vai percebendo melhor a si mesmo, o que lhe faz bem e mal. Também vai entendendo melhor suas habilidades e potencialidades.

Mulher se arrumando em frente ao espelho com expressão séria
Ladislav Bona / Unsplash

Maior confiança – com maior consciência de si mesmo e tomando melhores decisões a confiança em si mesmo vai aumentando.

Automotivação – ao entender o seu potencial e que pode realizar as diversas ações do seu dia a dia com bem-estar, fica mais fácil se motivar para alcançar os seus objetivos.

Melhor comunicação – você passa a ser mais claro e preciso na sua comunicação. Consegue transmitir mensagens com mais qualidade nos momentos mais adequados.

Sociabilidade – você desenvolve melhor capacidade de se relacionar com os outros, de forma mais agradável, com empatia e persuasão.

Você também pode gostar

Esses são alguns dos benefícios que você pode alcançar ao desenvolver a inteligência emocional. Imagine uma vida em que você se beneficia de tudo isso. É uma enorme mudança, não é? Por isso, a inteligência emocional é um tema que vem ganhando cada vez mais importância. Por capacitar as pessoas a desenvolverem melhor suas atividades e proporcionar grande melhoria na qualidade de vida.

Talvez esse seja o seu momento de começar a desenvolver a inteligência emocional. Comece a analisar sua vida como é hoje e como seria se você vivesse de forma plena os benefícios que pode alcançar com a inteligência emocional. Se você sentiu necessidade de mudança enquanto refletiu sobre isso, então comece a procurar mais sobre como utilizar a inteligência emocional a seu favor. Existem livros, cursos e profissionais com conhecimento nessa área que poderão ajudar você a realizar a mudança que você deseja. Permita-se ser feliz!

Sobre o autor

Rodrigo Poiesis

Trabalho como coach e mentor com foco no comportamento humano e no autoconhecimento para atingir o bem-estar e alcançar propósito de vida.

Minha jornada com o autoconhecimento e a busca de bem-estar se iniciou por necessidade. Comecei da forma mais difícil, sofrendo e andando em círculos sem saber que direção tomar. Foram vários anos vivendo no mal-estar, tentando alcançar o mais ou menos. Nessa época eu nem imaginava que o bom, o ótimo e o incrível eram opções viáveis para se viver.

À medida que fui entendendo como tornar minha vida melhor e mudei totalmente o estado em que eu vivia passei a querer compartilhar algumas reflexões que eu tinha no processo de autoconhecimento em que vivo constantemente. Assim nasceu o site Poiesis. Com um toque de poesia, música e muita reflexão, que leva ao autoconhecimento, o site Poiesis foi ganhando forma e hoje é meu companheiro de trabalho na busca pelo bem-estar das pessoas. Foi uma forma que encontrei de ajudar outras pessoas, que como eu buscam entender melhor o mundo e a si mesmas.

Nessa caminhada de muito estudo e descobertas sobre o comportamento humano, autoconhecimento e bem-estar, o sentimento de dividir isso com outras pessoas se tornou cada vez maior. Ao me tornar coach e mentor, encontrei as ferramentas necessárias para introduzir toda essa bagagem num formato que ajudasse outras pessoas a saírem de um estado negativo ou estagnado para um estado de bem-estar e empoderamento.

Atualmente também faço análise corporal para entender a história de cada pessoa, como ela se comporta, quais suas limitações e potencialidades. Tudo isso fica registrado no corpo humano e na forma como agimos. Com isso é possível se aprofundar e entender muito a individualidade de cada pessoa. Cada um tem uma maneira de ser, agir e sentir. Entender a si mesmo é a chave para entrar numa realidade de bem-estar e prosperidade.

Email: conteudo@rodrigopoiesis.com.br
Facebook: poiesis.online
Instagram: @poiesis.online