Autoconhecimento Coaching

O que é inteligência emocional?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um dos grandes desafios de toda a humanidade sempre foi o “sentir com inteligência e pensar com emoção”. Com as duas bases – mente e coração – trabalhando juntas, tendemos a obter melhores resultados, afinal, seria a soma do melhor de dois mundos. No entanto, na prática, muitos têm uma grande dificuldade em equilibrar o lado racional com o emocional e, com isso, acabam colocando tudo a perder.

O nome deste equilíbrio perfeito é inteligência emocional, uma forma de usar os pensamentos racionais a favor das emoções que absorvemos, vivemos e devemos designar ao longo dos dias. É a forma como conseguimos gerenciar as emoções, as próprias e as alheias, a fim de conseguir um bom resultado.

bigstock--125132837Sinais de um inteligente emocional são a resiliência, confiança, empatia, habilidades sociais, adaptação e flexibilização. Através destas características, uma pessoa tende a ter muito mais sucesso na vida como um todo, seja em relacionamentos pessoais ou em negócios. A inteligência emocional é a responsável por uma pessoa conseguir direcionar sua vida e seus atos no caminho em que ela realmente pretende. Sem este tipo de inteligência, a pessoa pode fracassar seguidas vezes sem nem se dar conta do motivo.

Você se considera um inteligente emocional? Veja abaixo algumas facetas das pessoas dotadas desta inteligência e certifique-se. Caso não marque muitos pontos, saiba que nunca é tarde para desenvolvê-la. Basta conhecer e querer.

Curiosidade

Se você sente curiosidade pelo mundo que o rodeia e, principalmente, pelas pessoas que o habitam já é um bom sinal. Inteligentes emocionais têm constante interesse e empatia, o que os tornam sempre ávidos em busca de novas informações.

Liderança

Para liderar não basta querer, é preciso ter talento para cativar pessoas e fazer com que elas te sigam. O poder de encantar as pessoas e vender suas ideias é uma forte característica dos inteligentes emocionais.

Autoconhecimento

Saber quem você é, reconhecer suas fraquezas e ressaltar seus pontos fortes. Desta forma, você sabe onde precisa melhorar e o que tem a oferecer às pessoas.

Atenção

Dispersão é exatamente o oposto do que entendemos por inteligência emocional. No mundo atual precisamos de uma grande dose de foco e concentração para não sermos distanciados de nossa meta a cada novo aviso de rede social. Estar atento é premissa básica.

Consciência dos sentimentos

Usar os sentimentos como forma de aprendizado é importante. Saber reconhecer de onde eles vêm e trabalhar para que a tristeza, estresse ou chateação se resolvam é muito mais proveitoso do que ignorá-los.

Moral

Preocupar-se com a moral e os bons costumes faz parte de todo portador de inteligência emocional. Saber os nossos deveres como cidadão e perante a sociedade, e contribuir para que o mundo seja um lugar melhor é muito importante.

Empatia

Dar importância às outras pessoas além de nossas tarefas e objetivos. Parar algumas vezes ao longo do dia para ouvir e ajudar os outros é fundamental e nos faz crescer emocionalmente.

Capacidade de recomeço

É fato que todos falharemos algumas vezes ao longo da nossa vida, mas é fato também que quanto mais demorarmos para nos recuperar, menos chance teremos. Saber a hora de levantar e dar a volta por cima é uma das grandes características da inteligência emocional.

Motivação

Ter vontade de crescer, ambição e gostar de trabalhar. Premissas básicas para se ter sucesso através da inteligência emocional. A recompensa só vem para quem luta por ela e se faz merecedor.

Negar

Por incrível que possa parecer, uma das características mais importantes e talvez uma das mais difíceis é a capacidade de dizer “não”. É preciso ter noção de seus limites e do quanto se é capaz, negar é necessário.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]