Autoconhecimento Coaching

O que é inteligência emocional?

Frustrated young man in shirt and tie covering ears with hands and keeping eyes closed while standing against grey background
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um dos grandes desafios de toda a humanidade sempre foi o “sentir com inteligência e pensar com emoção”. Com as duas bases – mente e coração – trabalhando juntas, tendemos a obter melhores resultados, afinal, seria a soma do melhor de dois mundos. No entanto, na prática, muitos têm uma grande dificuldade em equilibrar o lado racional com o emocional e, com isso, acabam colocando tudo a perder.

O nome deste equilíbrio perfeito é inteligência emocional, uma forma de usar os pensamentos racionais a favor das emoções que absorvemos, vivemos e devemos designar ao longo dos dias. É a forma como conseguimos gerenciar as emoções, as próprias e as alheias, a fim de conseguir um bom resultado.

bigstock--125132837 Sinais de um inteligente emocional são a resiliência, confiança, empatia, habilidades sociais, adaptação e flexibilização. Através destas características, uma pessoa tende a ter muito mais sucesso na vida como um todo, seja em relacionamentos pessoais ou em negócios. A inteligência emocional é a responsável por uma pessoa conseguir direcionar sua vida e seus atos no caminho em que ela realmente pretende. Sem este tipo de inteligência, a pessoa pode fracassar seguidas vezes sem nem se dar conta do motivo.

Você se considera um inteligente emocional? Veja abaixo algumas facetas das pessoas dotadas desta inteligência e certifique-se. Caso não marque muitos pontos, saiba que nunca é tarde para desenvolvê-la. Basta conhecer e querer.

Curiosidade

Se você sente curiosidade pelo mundo que o rodeia e, principalmente, pelas pessoas que o habitam já é um bom sinal. Inteligentes emocionais têm constante interesse e empatia, o que os tornam sempre ávidos em busca de novas informações.

Liderança

Para liderar não basta querer, é preciso ter talento para cativar pessoas e fazer com que elas te sigam. O poder de encantar as pessoas e vender suas ideias é uma forte característica dos inteligentes emocionais.

Autoconhecimento

Saber quem você é, reconhecer suas fraquezas e ressaltar seus pontos fortes. Desta forma, você sabe onde precisa melhorar e o que tem a oferecer às pessoas.

Atenção

Dispersão é exatamente o oposto do que entendemos por inteligência emocional. No mundo atual precisamos de uma grande dose de foco e concentração para não sermos distanciados de nossa meta a cada novo aviso de rede social. Estar atento é premissa básica.

Consciência dos sentimentos

Usar os sentimentos como forma de aprendizado é importante. Saber reconhecer de onde eles vêm e trabalhar para que a tristeza, estresse ou chateação se resolvam é muito mais proveitoso do que ignorá-los.

Moral

Preocupar-se com a moral e os bons costumes faz parte de todo portador de inteligência emocional. Saber os nossos deveres como cidadão e perante a sociedade, e contribuir para que o mundo seja um lugar melhor é muito importante.

Empatia

Dar importância às outras pessoas além de nossas tarefas e objetivos. Parar algumas vezes ao longo do dia para ouvir e ajudar os outros é fundamental e nos faz crescer emocionalmente.

Capacidade de recomeço

É fato que todos falharemos algumas vezes ao longo da nossa vida, mas é fato também que quanto mais demorarmos para nos recuperar, menos chance teremos. Saber a hora de levantar e dar a volta por cima é uma das grandes características da inteligência emocional.

Motivação

Ter vontade de crescer, ambição e gostar de trabalhar. Premissas básicas para se ter sucesso através da inteligência emocional. A recompensa só vem para quem luta por ela e se faz merecedor.

Negar

Por incrível que possa parecer, uma das características mais importantes e talvez uma das mais difíceis é a capacidade de dizer “não”. É preciso ter noção de seus limites e do quanto se é capaz, negar é necessário.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]