Um dos grandes desafios de toda a humanidade sempre foi o “sentir com inteligência e pensar com emoção”. Com as duas bases – mente e coração – trabalhando juntas, tendemos a obter melhores resultados, afinal, seria a soma do melhor de dois mundos. No entanto, na prática, muitos têm uma grande dificuldade em equilibrar o lado racional com o emocional e, com isso, acabam colocando tudo a perder.
O nome deste equilíbrio perfeito é inteligência emocional, uma forma de usar os pensamentos racionais a favor das emoções que absorvemos, vivemos e devemos designar ao longo dos dias. É a forma como conseguimos gerenciar as emoções, as próprias e as alheias, a fim de conseguir um bom resultado.
Você se considera um inteligente emocional? Veja abaixo algumas facetas das pessoas dotadas desta inteligência e certifique-se. Caso não marque muitos pontos, saiba que nunca é tarde para desenvolvê-la. Basta conhecer e querer.
Curiosidade
Se você sente curiosidade pelo mundo que o rodeia e, principalmente, pelas pessoas que o habitam já é um bom sinal. Inteligentes emocionais têm constante interesse e empatia, o que os tornam sempre ávidos em busca de novas informações.
Liderança
Para liderar não basta querer, é preciso ter talento para cativar pessoas e fazer com que elas te sigam. O poder de encantar as pessoas e vender suas ideias é uma forte característica dos inteligentes emocionais.
Autoconhecimento
Saber quem você é, reconhecer suas fraquezas e ressaltar seus pontos fortes. Desta forma, você sabe onde precisa melhorar e o que tem a oferecer às pessoas.
Atenção
Dispersão é exatamente o oposto do que entendemos por inteligência emocional. No mundo atual precisamos de uma grande dose de foco e concentração para não sermos distanciados de nossa meta a cada novo aviso de rede social. Estar atento é premissa básica.
Consciência dos sentimentos
Usar os sentimentos como forma de aprendizado é importante. Saber reconhecer de onde eles vêm e trabalhar para que a tristeza, estresse ou chateação se resolvam é muito mais proveitoso do que ignorá-los.
Moral
Preocupar-se com a moral e os bons costumes faz parte de todo portador de inteligência emocional. Saber os nossos deveres como cidadão e perante a sociedade, e contribuir para que o mundo seja um lugar melhor é muito importante.
Empatia
Dar importância às outras pessoas além de nossas tarefas e objetivos. Parar algumas vezes ao longo do dia para ouvir e ajudar os outros é fundamental e nos faz crescer emocionalmente.
Capacidade de recomeço
É fato que todos falharemos algumas vezes ao longo da nossa vida, mas é fato também que quanto mais demorarmos para nos recuperar, menos chance teremos. Saber a hora de levantar e dar a volta por cima é uma das grandes características da inteligência emocional.
Motivação
Ter vontade de crescer, ambição e gostar de trabalhar. Premissas básicas para se ter sucesso através da inteligência emocional. A recompensa só vem para quem luta por ela e se faz merecedor.
Negar
Por incrível que possa parecer, uma das características mais importantes e talvez uma das mais difíceis é a capacidade de dizer “não”. É preciso ter noção de seus limites e do quanto se é capaz, negar é necessário.
Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras