Autoconhecimento

Regressão de vidas passadas: o que é, para que serve e quais os riscos dessa técnica?

homem perdendo partes da cabeça como símbolo do resgate da memória
sifotography / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O fenômeno que encantam muitos, por permitir que as pessoas tenham consciência de diversas informações sobre suas vivências passadas, é chamado de regressão a vidas passadas ou também de retrocognição. Essa experiencia faz com que memórias sobre diferentes, grandiosos e inúmeros momentos de vidas passadas se tornem conscientes e vivas nos pensamentos das pessoas.

Por mais que essa ação não seja, até o momento, comprovada por meios científicos, ela se popularizou pelas crenças, pela fé, pela curiosidade e pelo trabalho realizado pelos hipnoterapeutas, no auxílio de tratamentos para traumas atuais.

Como é feita a regressão à vida passada?

Por meio do auxílio e da supervisão de um profissional, a pessoa que quer fazer uma regressão para sua vida passada precisa entrar e permanecer num estado de relaxamento profundo ou em uma hipnose clínica, para, dessa forma, conseguir expandir sua consciência. Portanto é um erro tentar realizar esse procedimento sozinho, por mais que ache algum tipo de instrução para tal, até porque, independentemente da técnica e do profissional envolvido, a recordação das vidas passadas é guiada por ele.

Mas o que antecede uma sessão de regressão é um ponto muito importante: trata-se de uma ou algumas entrevistas com o terapeuta escolhido para que o profissional conheça o seu histórico pessoal e familiar, para que ele entenda os maiores problemas e as reais necessidades da regressão.

Homem deitado em um divã
Anthony Shkraba / Pexels

Cada profissional tem um meio com o qual se identifica mais para realizar esse trabalho, facilitando o momento em que guiará seu paciente. Entre esses meios, é possível encontrar eventos traumáticos que possam ter desencadeando problemas atuais, entre eles: experiências visuais, sinestésicas, intuitivas ou mistas.

Engana-se quem pensa que a regressão acabe por aí… É preciso, em todos os casos, ter um pós. Neste momento é feita uma análise, com o paciente consciente, das informações obtidas.

O que podemos acessar em uma regressão?

Durante a regressão podemos acessar diferentes experiências e inúmeras memórias de vidas passadas, partindo do princípio da reencarnação. Assim, é possível localizar, durante as sessões, situações e sentimentos que foram vividos em vidas passadas e que ainda podem exercer influência sobre nossos espíritos e, consequentemente, sobre nossa vivência atual. Isso acontece pois essas situações, naquele momento, não foram aproveitadas com o conhecimento e a sabedoria necessárias para que a evolução humana acontecesse.

Uma mulher vendo um álbum de fotos
George Milton / Pexels

As sessões de regressão fazem com que sejam encontradas algumas reações que tenham efeito em nossas vidas atuais. Situações boas e ruins, traumas ou euforias, momentos nos quais fomos machucados ou acariciados e que geraram reações tão fortes a ponto de não ter sido possível se desprender e que, por isso, seguem existentes em nosso presente.

Os riscos da regressão às vidas passadas:

Como tudo na vida, a regressão também precisa ter um começo, um meio e um fim. Como mencionado acima, é preciso que esse fenômeno seja feito com um profissional qualificado e treinado para realizar tal ação, para que o paciente não sofra com as informações obtidas e saiba sempre diferenciar o passado e a inconsciência da realidade consciente. Além disso, o profissional orienta seus pacientes para um melhor entendimento dos resultados obtidos, já que a sessão é feita para cuidar de traumas, não para criar mais um.

Enfatizamos aqui que a presença, a confiança e a qualidade dos profissionais envolvidos são fundamentais para evitar riscos não só do ponto de vista terapêutico, mas dos físicos e éticos.

Os benefícios da regressão:

Esse fenômeno vem ganhando muito espaço na sociedade atual. Além de auxílio e de tratamento para traumas desenvolvidos atualmente, a regressão auxilia também em casos de fobias, depressão, fortes crises de ansiedade e estresse, síndrome do pânico, distúrbios psicossomáticos, vícios, dificuldades de relacionamento, transtornos de aprendizagem, entre outros.

Você também pode gostar

Desse modo, não é aconselhável aplicar a técnica de regressão ou terapia de vidas passadas apenas por curiosidade de conhecer e saber sobre vivências e experiências passadas, pois, como mencionado neste artigo, esse fenômeno é aplicado para ceifar problemas da vida do paciente, então seu uso deve ser realizado com o objetivo de ajudar as pessoas.

Lembre-se de sempre procurar estudar e entender a fundamentação da regressão, livrar-se de preconceitos e de religiões e palpites alheios, focando sempre na ajuda, no auge do equilíbrio e do bem-estar da vida, na evolução espiritual e física do ser humano.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br