Autoconhecimento Meditação

Aprenda a superar crises na vida amorosa com a ajuda da Meditação

Mulher meditando de joelhos e mãos unidas em uma sala
Elina Fairytale / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Coração partido, desentendimentos com a pessoa amada, crises de ciúme… Nem só de coisas boas é feito o amor e um relacionamento amoroso. Muitos problemas, dores e crises podem surgir por causa dele, e lidar bem com tudo isso é essencial para ter mais qualidade de vida.

Quando passamos por momentos em que sentimentos de angústia, dor e ansiedade se apossam de nós, podemos recorrer a algumas técnicas que nos ajudam a lidar com essas situações, e uma delas é a meditação.

A meditação tem muitos benefícios físicos, mas como estamos falando das maneiras com as quais ela pode ajudar você a lidar com crises na vida amorosa, vamos focar nos pontos positivos dela para a sua saúde mental.

O maior de todos, talvez, seja a diminuição do sentimento de ansiedade, bem como o combate a doenças que causam crises na vida amorosa e que também são atenuadas por elas, como depressão, transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, TOC, dentre muitas outras.

Além disso, a meditação atua diminuindo o estresse e a irritabilidade, ajudando-nos a evitar debates, discussões e brigas, bem como a evitar atitudes impulsivas e imprudentes. Outros benefícios da meditação dizem respeito ao sono: ela melhora a qualidade dele e combate a insônia.

Mulher deitada na cama dormindo tranquilamente
Ketut Subiyanto / Pexels

Quando passamos por crises na vida amorosa, é comum que fiquemos sem foco e sem concentração, e a meditação ajuda bastante no controle da concentração, da memória e do raciocínio, evitando esses sintomas que tanto incomodam em momentos de crise e tristeza.

Por fim, a meditação ajuda no controle das nossas emoções e também aumenta a autoestima, que é grande causadora de problemas entre casais, como crises de ciúme e sentimentos de insegurança.

Como fazer meditação?

Muitas pessoas pensam que a única maneira de meditar é se sentar com as pernas cruzadas, fechar os olhos e falar “om”, mas há muito mais que podemos fazer quando o assunto é meditar. Confira abaixo 4 técnicas de meditação que você pode usar para aliviar as crises nas suas relações amorosas.

Atenção plena

Chamada também pelo seu nome em inglês (mindfulness) é o tipo de meditação mais comum, no qual nos sentamos ou nos deitamos em uma posição confortável e concentramos nossa mente no momento presente, tentando evitar pensamentos a respeito do passado, do futuro ou mesmo sobre os problemas atuais.

Jovem fazendo ioga no chão em casa.
vakhitovalyubov / 123RF

É uma meditação que tem foco na respiração e em outros sentidos. Controlando sua respiração e prestando atenção nela, você evita que sua mente vague. Você também pode estimular outros sentidos, como tato, passando pés e mãos em texturas, ou olfato, com o uso de incensos, por exemplo.

Se você tiver dificuldade de manter o foco ou de se acostumar a esse tipo de meditação, procure meditação guiada no YouTube ou nas lojas de aplicativos. Usando essas meditações narradas, você vai conseguindo se acostumar à meditação.

Tai chi chuan

O tai chi chuan é uma técnica milenar chinesa que é chamada de arte marcial, mas que não tem movimentos agressivos nem a intenção de ensinar autodefesa ou algo assim. No tai chi chuan, os movimentos realizados são lentos e em silêncio, o que estimula a conexão com o próprio corpo, a concentração e a tranquilidade.

Mulher de kimono praticando Tai chi chuan
sonelly / 123RF

É uma boa técnica para quem se sente ainda mais relaxado quando exercita o corpo, além da mente. É ótima também para quem, quando passa por crises, tem dores e tensões musculares, porque o tai chi chuan ajuda no relaxamento dos músculos e do corpo como um todo.

Yoga

Outra opção para quem gosta de exercitar o corpo para aliviar o estresse ou precisa relaxar um pouco a tensão muscular é o yoga, que é quase que uma união entre a meditação da mente e a “meditação do corpo”.

Trabalhando, ao mesmo tempo, a parte física e a parte mental, de forma interligada, o yoga ajuda a aumentar os níveis de concentração, enquanto diminui a ansiedade e trabalha aspectos físicos como a flexibilidade, a respiração e a sensação de bem-estar com o próprio corpo.

Você também pode gostar

Meditação transcendental

Esse tipo de meditação é o que mais exige dos praticantes, mas é aquele que mais traz sensação de relaxamento, foco e diminuição da ansiedade. Para começar a praticá-la, procure um instrutor, porque há algumas especificidades a respeito dela que é muito difícil aprender sem receber instrução.

Além de reduzir a ansiedade, o nível de estresse e os sintomas da depressão, por exemplo, esse tipo de meditação aumenta o nível de conexão consigo mesmo e, consequentemente, aumenta a autoestima do praticante.

Essas são apenas algumas técnicas de meditação, entre tantas e tantas disponíveis, que podem ajudá-lo a lidar com momentos de crise na vida amorosa, que causam ansiedade, estresse, depressão, entre outros sentimentos que são os mais combatidos pela prática da meditação.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br