Autoconhecimento

O que podemos aprender com a crise?

Escrito por Giselli Duarte

São inúmeras as mudanças bruscas que todos nós temos vivenciado. Crises, desemprego, cidade cheia, pessoas cada vez mais estressadas, ansiosas e em depressão. Procuramos por alternativas para lidar com todo caos e instauração da loucura coletiva quando não vemos saída para tudo o que acontece.

Enquanto lidarmos com as mudanças como situações meramente desastrosas, não conseguiremos aceitar os aprendizados constantes inseridos em cada contexto de uma situação do cotidiano.

Toda crise gera uma não aceitação, e essa não aceitação pode ser encarada de forma positiva. O que fazer quando se tem a ciência de que as coisas não estão como gostaríamos? Como lidar com toda informação recebida?

As crises pelas quais passamos não precisam ser encaradas como situações negativas, tampouco como castigos. A crise representa uma oportunidade de transformação, pois é a própria energia da crise que promove mudanças reais em nossas vidas.

Sem o caos da transformação, nossa tendência é a estagnação. Bloqueio para qualquer processo evolutivo. Somos um complexo sistema de energias físicas, psíquicas, mentais e espirituais. A própria física nos ensina que todo sistema energético tende a entrar em colapso quando se deixa cair em uma situação de inércia.

Quando entramos em uma situação de inércia existencial, nos acomodamos sem perceber que caminhamos seguramente para a estagnação e a degeneração.

Você também pode gostar

Que toda crise seja canalizada em prol da mudança. Aquilo que nos aflige é justamente o maior impulsionador de transformação. Silenciar a mente e o espírito nos ajuda a encontrar maior clareza para prosseguirmos mais leves.

Encare as fases mais complexas da vida como forma de aprendizado, como lições valiosas que o Universo está te dando como desafios para lidar no presente. Aceite o desafio e siga com o coração mais leve.

Sobre o autor

Giselli Duarte

Sempre fui movida pela curiosidade e pela busca constante por aprendizado. Minha trajetória percorreu diferentes áreas, da carreira corporativa a experiências menos convencionais, como um curso de DJ. Esse caminho diverso ampliou meu repertório e me trouxe a compreensão de que cada fase contribui de forma concreta para o trabalho que realizo hoje.

Com espírito empreendedor desde cedo, iniciei minha vida profissional aos 14 anos como jovem aprendiz e, aos 21, legalizei meu primeiro negócio. Desde então, criei, conduzi e participei de projetos diversos, sempre unindo visão estratégica, organização e consistência na execução.

Atuo na interseção entre marketing, negócios e comportamento humano, apoiando profissionais e empresas na construção de estratégias claras, posicionamento consistente e processos de crescimento bem estruturados. Ao longo da minha trajetória, trabalhei como profissional PJ em projetos para empresas de diferentes segmentos, como engenharia, startups, agências de comunicação e administração de condomínios. Essa vivência trouxe uma visão prática sobre modelos de negócio, tomada de decisão, estrutura e posicionamento em contextos variados.

Sou formada em Marketing, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pós-graduação em Design Gráfico e Inteligência Artificial aplicada a Growth Marketing. Em paralelo, aprofundei meus estudos em comportamento humano, autoconhecimento e processos de autorregulação, com formações e pós-graduações em Psicanálise Clínica, Constelação Familiar Sistêmica e Inteligência Emocional.

A experiência com o burnout foi um ponto de inflexão na forma como conduzo minha vida e minha atuação profissional. A partir desse momento, o Yoga e a Meditação passaram a fazer parte do meu caminho, levando à formação em Hatha Yoga, à Especialização em Atenção Plena e Educação Emocional, à Formação de Instrutores de Yoga para Crianças, Jovens e Yoga na Educação e Terapias Integrativas. Esse percurso ampliou minha compreensão sobre saúde emocional, atenção e desenvolvimento humano em diferentes fases da vida.

Compartilho esse conhecimento como colunista aqui no Eu Sem Fronteiras. Também atuo como instrutora de meditação nas plataformas Insight Timer e Aura Health, onde desenvolvo práticas e conteúdos em áudio e formato de podcast, voltados ao cultivo de presença, clareza e equilíbrio.

Como autora, publiquei os livros No Caminho do Autoconhecimento, Lado B e Histórias de Jardim e Café, reunindo reflexões e vivências ligadas ao comportamento humano e à forma como nos relacionamos com a vida e o trabalho.

Atualmente, estou à frente da Terapeutas Digitais, uma agência de marketing especializada em profissionais da área terapêutica. Desenvolvo planejamento de marketing, mentoria, estratégia digital, gestão de redes sociais premium e estruturação de posicionamento, comunicação e processos que conectam marca, público e objetivos de negócio.

Minha atuação como mentora de negócios integra marketing, estratégia e autoconhecimento. Parto do princípio de que empreender exige clareza interna, postura e decisões conscientes, e que, muitas vezes, os desafios do negócio estão diretamente ligados à forma como a profissional se posiciona, escolhe e se relaciona com o próprio trabalho.

Também realizo trabalho voluntário como mentora na RME, Rede Mulher Empreendedora, idealizada por Ana Fontes, participando de mentorias pontuais voltadas ao apoio estratégico de mulheres empreendedoras.

Acredito que negócios alinhados com quem somos ganham mais sentido, direção e impacto. É assim que escolho atuar e é esse caminho que sigo construindo.

Curso
Meditação para quem não sabe meditar

Contatos
Email: [email protected]
Site: giselliduarte.com
Site dos livros: No Caminho do Autoconhecimento e Lado B
Facebook:: @giselli.d
Instagram: @giselliduarte_
Twitter: @gisellidu
Linkedin: Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento
YouTube: No Caminho do Autoconhecimento
Medium: @giselliduarte

Aura Health: www.aurahealth.io/coaches/giselli-duarte

Insight Timer: insighttimer.com/br/professores/giselli