Saúde Integral

A babosa é uma grande aliada dos seus cabelos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A babosa, ou aloe vera, é facilmente encontrada no Brasil, na Índia, Ásia Central e nos países africanos. São aproximadamente 200 espécies, entretanto, somente quatro podem ser usadas; dessas, a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller reúnem maior concentração de nutrientes. A babosa é uma aliada dos cabelos, mas tem outras finalidades. Conheça aqui seus principais benefícios.

Babosa recupera a saúde dos cabelos

O gel da babosa tem as vitaminas A, E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Seus princípios ativos, aloeferon e antraquinona, agem, respectivamente na multiplicação celular e como antisséptico. As substâncias impedem a proliferação de bactérias no bulbo capilar, o que causa excesso de sebo e queda dos fios. Saiba como usar a babosa para hidratar os cabelos:

  • Corte as folhas na base e colha o gel. Aplique-o nos fios, com cuidado para não tocar a raiz, e deixe por 15 minutos. Enxágue e lave os cabelos como de costume;
  • Lavar os cabelos com xampu. Misture o gel da babosa com seu creme de hidratação favorito. Enluve bem os fios, coloque touca plástica e deixe agir por 30 minutos. Enxágue, aplique o condicionador, retire e finalize como desejar.

Dica: você pode acrescentar mel, gema de ovo ou óleos vegetais (abacate, amêndoas ou argan) junto com o gel.

Melhora a aparência da pele

Sabia que a babosa é um poderoso cicatrizante? Quem responde por isso são os taninos, substâncias que renovam a pele. Aprenda a utilizá-la:

  • Aplique uma colher de sopa do gel nas cicatrizes. Espere 30 minutos e retire com água morna. Faça o procedimento no máximo duas vezes por semana.
  • Misture o gel da babosa com bicarbonato e tenha um esfoliante para espinhas. Com o rosto molhado, passe apenas no local das manchas e cicatrizes e deixe por menos de 1 minuto. Faça o procedimento uma vez por semana.
Babosa ajuda a emagrecer

Embora existam poucos estudos sobre a influência da aloe vera na perda de peso, sabe-se que ela faz os alimentos ficarem menos tempo no intestino, acelera o metabolismo e ajuda a reduzir o índice de massa corporal (IMC). O famoso suco de babosa tem efeito detox e seu consumo deve ser aliado à ingestão de água, ao consumo de fibras, legumes/verduras e exercícios. A dose recomendada é meio copo americano de 2 a 3 vezes por dia. Confira a receita:

  • 1 copo de água;
  • 2 colheres de sobremesa do gel da babosa;
  • 3 fatias de abacaxi;
  • Se julgar necessário, adoce com açúcar demerara, mascavo ou mel.

Contraindicações: gestantes, mulheres amamentando, mulheres com fluxo menstrual intenso, pessoas com problemas intestinais, doença de Crohn e crianças.

Efeitos colaterais: dores estomacais, diarreia, desidratação e afetar ação de alguns remédios.

Ajuda a reduzir o diabetes

O glucomanano, a lectina e as antraquinonas são fibras que diminuem o açúcar no sangue. A planta também atua na remoção de toxinas comuns nos diabéticos. Preparar o suco de babosa para diabetes é fácil: bata no liquidificador o gel da babosa com um copo de água, não adoce e beba na hora.

Dica: se quiser, pode trocar a água por suco de laranja, kiwi ou uva.

Sabia que a babosa purifica o ar? Confira aqui mais informações sobre ela e como plantar.


Escrito por Sumaia Santana da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]