Convivendo

4 cuidados de beleza para colocar em prática

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
quem não gosta de se sentir bonito? Estar de bem com o espelho nos deixa mais animados. Só tem um probleminha: os tratamentos e os produtos cosméticos são caros. E quem não tem dinheiro sobrando, como faz? Tire um tempinho para conhecer esses cuidados de beleza que você pode colocar em prática ainda hoje. Vamos lá?

Água e protetor solar

Ela elimina toxinas, ele evita o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Beba de 1,5 a 2 litros diariamente. Para o protetor, o ideal para o rosto é o FPS (fator de proteção solar) acima de 50. Mas o fator de proteção não é a única preocupação. Sua pele é oleosa? Use produtos específicos para esta característica. Usa maquiagem? Tem protetor solar com base. Antes de escolher o seu, converse com o dermatologista.

Máscaras faciais

Tem para controlar a oleosidade, para tirar manchas, esfoliar, hidratar… É uma dica de beleza que não consome seu tempo (elas agem em 15 minutos!) e dá para fazer com produtos que você tem em casa. Veja duas receitas caseiras:

Para pele oleosa
  • Coloque uma colher de sopa de mel, uma de azeite de oliva, meia xícara de aveia e uma gema de ovo em um recipiente e misture bem.
  • Passe no rosto e espere 15 minutos.
  • Tire com água morna e use um hidratante apropriado para sua pele.
Para todos os tipos de pele
  • Misture a metade de uma banana, uma colher de sopa de suco de laranja e uma de mel em um recipiente.
  • Passe no rosto e espere 15 minutos.
  • Tire com água morna e use um hidratante apropriado para sua pele.

Cosméticos noturnos

Eles viraram mania! A renovação celular e a produção de colágeno acontecem durante a noite. Com os poros dilatados é mais fácil a pele absorver os nutrientes desses cosméticos. O mercado está cheio deles. Além dos produtos faciais, tem para os lábios, mãos, pés e cabelos.

Detox facial

Ele elimina toxinas, reduz oleosidade e seca as espinhas. O detox facial é super indicado para peles oleosas, cansadas e para quem fuma. O procedimento é feito em três etapas, sempre seguindo essa rotina:

  • Lavar o rosto com sabonete adequado para o tipo de pele.
  • Tomar banho quente para abrir os poros.
  • Tonificar o rosto. Use este tonificante caseiro: metade de um copo de soro fisiológico e 3 centímetros de pepino batidos no liquidificador. Aplique com um chumaço de algodão e não enxágue.
Como fazer o detox facial?

Primeiro dia

Use o hidratante que você está acostumada, de acordo com seu tipo de pele.

Segundo dia

Tem até 30 anos? Use um creme para problemas específicos: controlar oleosidade, ressecamento, secar espinhas. Passou dos 30? É tempo de cremes antienvelhecimento.

Terceiro dia

Cremes ácidos. Sua indicação é para peles manchadas, acneicas e fotoenvelhecidas. Os cremes abaixo são vendidos nas farmácias sem receita médica. Suspenda o uso em caso de manchas e irritação. Os produtos são contraindicados para gestantes.

Ácidos de frutas: próprios para adolescentes.

Ácido glicólico: vem do leite, promove reestruturação celular e estimula a produção de colágeno.

Ácido salicílico ou retinoico: ambos fazem o mesmo efeito do glicólico. É indicado para peles maduras.

Com esses rituais de beleza você fica bonita gastando pouco. E a gente tem mais uma ótima dica para cuidar da sua pele, confira!


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]