O equilíbrio básico da vida
A alimentação alcalina, ou do pH, vem sendo estudada há décadas e de uma maneira holística e preventiva, pode guiar você no caminho do bem, a fim de achar o balance entre corpo e mente saudáveis.
O pH do nosso organismo afeta, e muito, a nossa saúde e a chave para mantê-lo longe de complicações e de bem com a vida seria criar um equilíbrio entre o ácido e o básico.
Simplificando essa teoria do pH, escala numérica que indica se o meio é ácido, básico ou neutro, o pH dos alimentos varia de 0 – 14, sendo que de 0 a 6 os alimentos são considerados ácidos, no 7 são considerados como neutros e entre 8 e 14 são considerados básicos ou alcalinos. Nosso organismo funciona melhor quando o pH está entre 7,3 – 7,4.
Muitos estudos demonstram que equilibrar o pH do seu corpo ajuda você a perder peso mais fácil, ficar mais disposto, bem-humorado, melhorar a saúde do cabelo e da pele, melhorar o sistema imune, prevenir o aparecimento de doenças e outras complicações.
Em contrapartida, um organismo (ou pH) muito ácido é tudo o que a gente não deseja: falta de energia, obesidade, refluxo, gastrite, problemas de pele, envelhecimento precoce e até o desenvolvimento de câncer, doenças cardíacas, entre outras.
E aí que entra a (santa) Nutrição…
Os alimentos que consumimos impactam, e muito, diretamente na acidez do seu corpo, então separei algumas dicas simples para vocês:
Procure EVITAR fast-foods, refrigerantes, comidas industrializadas, carne vermelha, álcool em excesso, frituras, muita cafeína, muito açúcar e farinha branca. O estresse também impacta diretamente nos níveis de pH. Mesmo que pareça uma missão impossível nos dias de hoje, tente incluir 5 minutos de meditação ao dia na sua rotina. Faz um bem danado.
INCLUA mais frutas e verduras na sua rotina. Especialmente e diariamente a água morna com limão em jejum ao acordar, isso ajudará você a “alcalinizar” seu corpo imediatamente logo pela manhã. Organize-se para consumir no mínimo 3 ou 4 porções de frutas e verduras durante o seu dia. Algumas sugestões: melancia, laranja, morango, maçã, banana, couve, aipo, escarola, cenoura, beterraba, entre outras. Comer com calma em ambientes tranquilos, sem mexer no celular ou assistir TV são hábitos “mágicos” que vão mudar a maneira como seu corpo recebe aquele alimento. Sua digestão e seu corpo agradecem!
Sei que alertas e dicas de hábitos saudáveis como esses não são nenhuma novidade, porém quero ressaltar que “novo” mesmo é como você vai se sentir quando realmente colocá-los em prática no seu dia a dia. Segundo o Dr. Stephan Domenig, autor do livro: “The Alkaline Cure, The Remarkable 14-Day Diet and Anti-Ageing Plan”, essa dieta é muito poderosa e pode retardar o envelhecimento, pois atua na transformação de dentro para fora.
Você também pode gostar:
Mas então eu só preciso consumir alimentos básicos? Não! Você precisa aprender a “balancear” o consumo de todos os alimentos. Digamos que uma deita 70% alcalina e 30% ácida vai permitir que o seu corpo trabalhe de uma maneira bacana e evitará o aparecimento de surpresas indesejáveis, como doenças e outras complicações.
Suas escolhas transformam sua vida, escolha consciente!
Vale lembrar que é fundamental e sempre indicado o acompanhamento de um(a) nutricionista, adequando e respeitando todas as necessidades individuais de cada indivíduo.
Fontes:
ALKALINE WATER: THE KEY QUESTION – Autor: Vanessa De Alcântara Mallol Moraes;
The Alkaline Diet: Is There Evidence That an Alkaline pH Diet Benefits Health? – Autor: Gerry K. Schwalfenberg;
Book: Alkaline Cure, The remarkable 14-day diet and anti-ageing plan – Autor: Dr. Stephan Domening;