Nutrição Nutrição Holística Saúde Integral

A cura alcalina

Camila Ferraz
Escrito por Camila Ferraz

O equilíbrio básico da vida 

A alimentação alcalina, ou do pH, vem sendo estudada há décadas e de uma maneira holística e preventiva, pode guiar você no caminho do bem, a fim de achar o balance entre corpo e mente saudáveis.

O pH do nosso organismo afeta, e muito, a nossa saúde e a chave para mantê-lo longe de complicações e de bem com a vida seria criar um equilíbrio entre o ácido e o básico.

Simplificando essa teoria do pH, escala numérica que indica se o meio é ácido, básico ou neutro, o pH dos alimentos varia de 0 – 14, sendo que de 0 a 6 os alimentos são considerados ácidos, no 7 são considerados como neutros e entre 8 e 14 são considerados básicos ou alcalinos. Nosso organismo funciona melhor quando o pH está entre 7,3 – 7,4.

Muitos estudos demonstram que equilibrar o pH do seu corpo ajuda você a perder peso mais fácil, ficar mais disposto, bem-humorado, melhorar a saúde do cabelo e da pele, melhorar o sistema imune, prevenir o aparecimento de doenças e outras complicações.

Em contrapartida, um organismo (ou pH) muito ácido é tudo o que a gente não deseja: falta de energia, obesidade, refluxo, gastrite, problemas de pele, envelhecimento precoce e até o desenvolvimento de câncer, doenças cardíacas, entre outras.

E aí que entra a (santa) Nutrição& #8230; 

Os alimentos que consumimos impactam, e muito, diretamente na acidez do seu corpo, então separei algumas dicas simples para vocês:

Procure EVITAR fast-foods, refrigerantes, comidas industrializadas, carne vermelha, álcool em excesso, frituras, muita cafeína, muito açúcar e farinha branca. O estresse também impacta diretamente nos níveis de pH. Mesmo que pareça uma missão impossível nos dias de hoje, tente incluir 5 minutos de meditação ao dia na sua rotina. Faz um bem danado.

INCLUA mais frutas e verduras na sua rotina. Especialmente e diariamente a água morna com limão em jejum ao acordar, isso ajudará você a “alcalinizar” seu corpo imediatamente logo pela manhã. Organize-se para consumir no mínimo 3 ou 4 porções de frutas e verduras durante o seu dia. Algumas sugestões: melancia, laranja, morango, maçã, banana, couve, aipo, escarola, cenoura, beterraba, entre outras. Comer com calma em ambientes tranquilos, sem mexer no celular ou assistir TV são hábitos “mágicos” que vão mudar a maneira como seu corpo recebe aquele alimento. Sua digestão e seu corpo agradecem!

Sei que alertas e dicas de hábitos saudáveis como esses não são nenhuma novidade, porém quero ressaltar que “novo” mesmo é como você vai se sentir quando realmente colocá-los em prática no seu dia a dia. Segundo o Dr. Stephan Domenig, autor do livro: “The Alkaline Cure, The Remarkable 14-Day Diet and Anti-Ageing Plan”, essa dieta é muito poderosa e pode retardar o envelhecimento, pois atua na transformação de dentro para fora.

Mas então eu só preciso consumir alimentos básicos? Não! Você precisa aprender a “balancear” o consumo de todos os alimentos. Digamos que uma deita 70% alcalina e 30% ácida vai permitir que o seu corpo trabalhe de uma maneira bacana e evitará o aparecimento de surpresas indesejáveis, como doenças e outras complicações.

Suas escolhas transformam sua vida, escolha consciente!

Vale lembrar que é fundamental e sempre indicado o acompanhamento de um(a) nutricionista, adequando e respeitando todas as necessidades individuais de cada indivíduo. 


Fontes: 

ALKALINE WATER: THE KEY QUESTION – Autor: Vanessa De Alcântara Mallol Moraes;

The Alkaline Diet: Is There Evidence That an Alkaline pH Diet Benefits Health? – Autor: Gerry K. Schwalfenberg;

Book: Alkaline Cure, The remarkable 14-day diet and anti-ageing plan – Autor: Dr. Stephan Domening;

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Camila Ferraz

Camila Ferraz

Nutricionista holística e vegana, apaixonada por livros, nutrição e pessoas, Camila Ferraz vem desde os 19 anos, explorando o mundo e a si mesma. Hoje seu porto-seguro (ou lar) é na Austrália, mas seu barco - e sua imaginação - não possuem âncora ou cais, o que a deixa bem livre para continuar navegando, vivendo sonhos e escrevendo seus poemas.

Sua transformação teve início em 2012, quando, ao finalizar sua pós graduação, descobriu que sua missão no mundo ia muito além de apenas tratar pessoas em hospitais, mas sim “evitar” que elas ali chegassem. Então, seguindo a teoria do pai da Medicina, Hipócrates - “que seu alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento”, há 6 anos vem se aprofundando e especializando na cura do ser humano de uma maneira integral, de dentro para fora.

Estudou em diferentes países do mundo, temas como Yoga, Ayurveda, Nutrição Esportiva, Culinária Vegana e Reiki e hoje como nutricionista, busca ajudar as pessoas a (re)descobrirem seu balance entre o corpo&alma.

Seu lema: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, Mahatma Gandhi

Dados de contato:

Email: [email protected]
Instagram: @cammyfe