Nutrição

10 temperos que você precisa ter em casa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Poucas coisas na vida são melhores do que aqueles momentos em que você degusta algumas refeições feitas de pratos absolutamente deliciosos, que de fato dão gosto de comer. Mas, afinal, o que faz a comida ser tão prazerosa?

A resposta é simples: o sabor. Porém, apesar de a resposta à pergunta ser simples, colocá-la em prática pode ser um pouco difícil para muita gente, principalmente para as pessoas que ainda são muito apegadas apenas aos temperos mais tradicionais, como o sal e a pimenta.

É claro que são temperos bons – principalmente se o sal escolhido for o sal rosa do Himalaia ou o sal marinho, que são mais saudáveis do que o sal branco, que passa por diversos processos de refinamento.

O sal e a pimenta dão muito sabor à comida, mas existem diversos outros temperos (assim como diversos tipos de pimentas diferentes) que trazem sabores diferentes, interessantes e deliciosos.

Mas, quais são esses temperos? Abaixo, separamos uma lista de 10 temperos deliciosos e que não podem faltar na sua cozinha. Acredite, assim que você se acostumar a usá-los, as suas preparações nunca mais serão as mesmas e você não conseguirá mais usar apenas sal e pimenta em praticamente nada. Tudo vai pedir um temperinho a mais!

E o melhor é que a grande maioria desses temperos são fáceis de serem encontrados e o preço é realmente em conta. Outra vantagem é que usando mais temperos, você consegue diminuir a quantidade de sal, o que com certeza tornará a sua alimentação mais saudável. Então, aproveite!

Açafrão

O açafrão traz não só sabor, como também traz muito aroma e uma coloração que invade todo o prato. É um tempero lindo e completo. É muito usado em receitas da culinária mediterrânea, mas é também perfeito para ser colocado em risotos, carnes brancas e massas. Alguns doces também podem levar o açafrão em suas preparações.

Noz-Moscada

A noz-moscada é a semente da fruta de uma árvore da Índia. O sabor desse tempero é adocicado e possui um aroma muito presente, por isso é importante saber dosar bem a quantidade – não exagere. Ela é muito usada em molhos e receitas derivadas de leite. Fica muito bom na preparação de mostarda caseira, risotos, molhos para carnes, molho branco para massas, pratos da culinária indiana e, inclusive, em algumas bebidas.

Orégano

O orégano é um tempero muito famoso – talvez o mais famoso logo depois do sal e da pimenta –, por isso também é muito usado. Mas, poucas pessoas conhecem a sua versatilidade. O orégano está sempre presente em pizzas, sanduíches e diversas (diria milhares) outras preparações. Em praticamente todas as receitas salgadas é possível colocar orégano, como em proteínas, massas, saladas, molhos… A lista é infinita! O sabor e o aroma dessa pequena folha são indescritíveis.

Gengibre

O Gengibre é uma raiz que possui gosto e aroma muito acentuados, realmente fortes. Por isso, é muito importante tomar cuidado em relação à quantidade usada. Quando colocado na medida certa, dá um toque muito especial à preparação. É muito usada em doces, para trazer um toque picante, como em bolos, cupcakes, brownies e brigadeiros. Também é usado em saladas, pães, sopas, carnes e em saladas de frutas. Também fica ótimo nos famosos sucos verdes, pois o gengibre é antioxidante e acelera o metabolismo.

Salsinha

A salsinha também é bastante famosa e indispensável na cozinha. Esse tempero fica bom em praticamente todos os pratos da culinária salgada, porém é importante lembrar que, na grande maioria das vezes, ela deve ser usada fresca e apenas na finalização da preparação. Utilize a salsinha em carnes, omeletes, arroz, molhos de ervas, molho de tomate, mostarda, maionese e tantas outras preparações.

Manjericão

O sabor do manjericão é extremamente agradável e não rouba a cena de nenhum outro tempero ou ingrediente, ele apenas complementa o prato de forma bastante sutil. Fica perfeito em receitas com tomate, como o próprio molho, o pesto, que é impossível de se fazer sem o manjericão e em alguns frutos do mar. Também é delicioso em saladas e na preparação de legumes.

Alecrim

Algumas ervas são confundíveis umas com as outras, como a salsinha e a cebolinha, por exemplo. Porém, existem outras que são tão únicas em seus sabores que até os menos acostumados conseguem identificá-las e este é o caso do alecrim. Por isso, é importante prestar atenção na quantidade de alecrim colocada no prato, para não roubar totalmente o sabor dos outros temperos. Mas, mesmo em pequena quantidade, saiba que ele será um dos protagonistas. Fica perfeito em todas as carnes e em legumes. Inclusive, é muito comum (e muito gostoso) utilizar o alecrim na preparação de batatas assadas e gratinadas.

Alho

Fácil de ser encontrado e com o preço bastante acessível, o alho é indispensável na cozinha de qualquer pessoa. Ele pode ser utilizado de muitas formas diferentes. A mais famosa é no refogado, misturado com a cebola, para a preparação de grãos (como o arroz e o feijão) e de diversas carnes. Mas, sua versatilidade é muito maior. Você pode picar o alho em pequenos quadrados para fritá-lo rapidamente. Quando pronto, vira um ótimo crocante para finalizar saladas, o arroz, macarrão, carnes, entre outros pratos.

Coentro

O coentro é outro tempero que, assim como o alecrim, irá se destacar muito em sua preparação. Seu gosto é delicioso, porém muito forte. Por isso, saiba dosar a quantidade ideal. Sua coloração também é linda, então será mais um toque de cor em sua receita. Utilize o coentro em peixes e todos os outros frutos do mar e saladas, fica delicioso e refrescante!

Louro

O louro é aquela famosa folha que sempre está na panela de feijão da sua mãe, sabe? Pois é, e apesar de você talvez não acreditar, essa folha realmente faz toda a diferença no sabor (olha o segredinho de mãe aí!). Mas, não use esse tempero maravilhoso apenas no feijão, não! Transforme o louro em uma constante em suas preparações, principalmente em sopas, caldos, legumes, molhos de tomate e tantas outras possibilidades. A única diferença do louro para os outros temperos desta lista é que ele é ótimo para temperar, mas não é bom quando mastigado, então deixe apenas na panela, OK!?


  • Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]