Convivendo

A simplicidade do amor

Fabio Ono Tavoloni
Escrito por Fabio Ono Tavoloni


Amor…

Palavra tão simples, mas com um significado tão profundo. De tempos em tempos, essa pequena palavra vem à tona com força total, em especial no Dia dos Namorados. Corações voando, cupidos alados, casais apaixonados… Mas qual o significado verdadeiro do amor?

O termo “amor” vem do latim “amore”, que significa “afeição”, “paixão”, “grande desejo”. Há inúmeras outras atribuições a essa palavra, como “devoção”, “dedicação”, “zelo”. Uma definição poética de amor encontramos no poema de Camões (imortalizado no nosso país com a voz de Renato Russo):

Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se e contente;
É um cuidar que ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís Vaz de Camões, in “Sonetos”

Mas onde está o amor nos dias de hoje?

Esta é uma pergunta muito feita por nós. Atualmente, no dia a dia corrido da sociedade, onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com suas tarefas cotidianas, com a entrega do serviço, o horário do metrô, o comentário da piada, a foto da rede social, aparentemente ficamos mais distantes do conceito de amor.

Ao contrário do que podemos pensar, o amor existe sim em abundância ao nosso redor. Mesmo com todos os problemas que enfrentamos na sociedade, são diversas as manifestações de amor ao nosso redor. Temos o amor de seu parceiro/parceira, de seus pais, amigos. Só que o amor é muito mais que isso: ele encontra-se nas pequenas ações, nos pequenos gestos. Darei alguns exemplos:

Family holding hands together closeup

1) Quando você chega em casa e encontra seu bichinho de estimação todo feliz ao te ver. Aquele amor incondicional é incomparável;

2) Ao ver uma criança sorrindo para você na rua, você pode compreender o que significa o amor sem preconceitos, vindo de um ser humano no início de sua vida. É o amor puro, simples, verdadeiro;

3) Em um simples agradecimento que alguém faz, por alguma gentileza realizada;

4) Ao receber um elogio da sua professora na escola;
Lendo as palavras de apoio das pessoas que você estima;

5) Ao efetuar um ato de doação para alguém (seja um presente para alguma criança carente, ou uma visita a um asilo para conversar um pouco com os velhinhos).

Abaixo, temos dois exemplos da força do amor, presente nas simples ações:

Madre Teresa de Calcutá, que demonstra o poder da fé e da doação:

Abaixo um pouco sobre o grande Mahatma Gandhi, símbolo da não-violência e amor:

Reflita sobre esta frase de Joice Colli:

“Amor não é aquilo que queremos sentir, e sim, aquilo que sentimos sem querer”.

O amor, mais do que irradiado em forma de gestos de ternura, de boas ações, deve ser reavivado todos os dias dentro de nós. Podemos fazê-lo em diversos momentos:

Yoga Meditation Concept, Woman Silhouette Meditating In Healthy

1) Em um momento de oração/meditação, independente qual seja a sua religião, você sente aquele sentimento de paz, tranquilidade. É o amor fluindo por seu corpo nesse momento de concentração;

2) Quando você sente a brisa da manhã atingindo seu corpo. Apenas fecha os olhos, com o sentimento de tranquilidade, de felicidade… isso é o amor fluindo.

3) Quando você faz algo que gosta muito. Por exemplo, quando você ouve uma música que lhe faz sentir muito bem, levanta-se do sofá, sai dançando pela casa, sente-se livre;

São sentimentos que partem de você e são para você. Quando promovemos o amor dentro de nós mesmos, conseguimos expor para as pessoas a nossa volta. Cultive o amor dentro de você. Depois exale pelo mundo afora. Colha, assim, os resultados: um mundo melhor para todos.

PS: Ontem foi o meu aniversário, e posso dizer com todas as palavras que o amor está presente nos grandes e pequenos gestos. Desde o abraço da minha esposa, até uma ligação da minha mãe, passando pelos posts em redes sociais de amigos, alguns há muitos anos que não via. Cada post remetia ao passado, o amor presente nas palavras de feliz aniversário, presentes, contagiando, dando força. Esse é o simples e puro amor.

Sobre o autor

Fabio Ono Tavoloni

Fabio Ono Tavoloni

Sou Analista Desenvolvedor de Sistemas, com mais de uma década de experiência na área de desenvolvimento de aplicações. Em 2013, passei por um grave problema na coluna, com a necessidade de efetuar uma cirurgia de urgência.

Eu e minha esposa descobrimos formas de efetuar tratamentos com medicina tradicional chinesa e mudança de comportamento de vida. O resultado foi a não necessidade de intervenção cirúrgica.

De lá para cá, nossa vida tem se baseado em uma busca constante por mais qualidade de vida. Queremos fazer algo pelas pessoas, provendo informação de alta qualidade.

Acreditamos que é possível unir alta performance com qualidade de vida, podemos utilizar a simplicidade, prover conteúdo para nossas mentes, auxiliando nossas vidas como um todo.

Contatos:

Blog: simplesmentevidablog.com.br/
Celular: (019) 98806-0560 (Whatsapp)
Skype: fabioono25
E-mail: [email protected]