Convivendo ONGs

ActionAid: Agroecologia mudando vidas

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Por agroecologia se entende o plantio de alimentos mais ecológicos bem como a sua comercialização, desde o cuidado e preparo do solo até a sua nutrição adequada. A agroecologia vai na contra mão dos alimentos que têm fertilizantes e ainda busca o ideal para servir como uma fonte de renda para as famílias. Se isso é possível? Sim. Existem muitos projetos voltados para a agroecologia e a ActionAid é uma delas.

Quando se fala em agroecologia se fala também em diversidade e união. Todos juntos conseguimos modificar a realidade!

A ActionAid é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1972, e que no Brasil está desde 1999 e que já envolveu 25 organizações parceiras em 13 estados, beneficiando mais de 300 mil pessoas em cerca de 1.300 comunidades. Fazendo o que? Ajudando a plantar e consumir uma variedade de alimentos livre de agrotóxicos e ainda beneficiando a vida de muitas pessoas.

O trabalho conjunto da ActionAid

Um trabalho que merece respeito e serve de exemplo para tantos outros projetos nesta área. Assim é a ActionAid que apoia soluções locais para ajudar os moradores a resolver os problemas da comunidade.

A equipe da ActionAid acredita na força de vontade de cada pessoa para melhorar e superar as dificuldades de sua realidade. Alguns dos trabalhos desenvolvidos pela organização são: Segurança alimentar, educação e juventude, direitos das mulheres e participação democrática.

Para conhecer um pouco mais do trabalho desta organização acesse o site e se você quiser se tornar um doador também, colabore. Lembrando que a organização atua em diversos países com projetos que ajudam  a eliminar a pobreza e ainda oferecendo e ensinando formas sustentáveis de viver e assim produzindo um alimento vivo e nutritivo.

Agroecologia: no que consiste?

Se você tiver terra que deseja deixar mais viva e livre de fertilizantes, pode usufruir da agroecologia. Quando se fala em agroecologia se diz diversidade e união. Todos juntos são capazes de modificar a realidade e transformar uma terra pobre em uma terra rica capaz de fornecer alimentos e assim ajudar a comunidade.

dsc_5524A agroecologia é conhecimento transdisciplinar  que corresponde desde o manejo ecológico dos recursos naturais até uma crítica ao modelo político e de desenvolvimento atual, ou seja, ela é manual como também uma teoria que busca solucionar problemas de forma mais sustentável sem prejudicar o meio ambiente.

Neste sentindo se faz uma interlocução com todos moradores de uma comunidade. Para que um seja responsável por certo tipo de plantação,e normalmente as plantações sao diferenciadas para que possam também enriquecer o solo.

Exemplos de agroecologia

Este campo pode ser explorado de diversas formas, entre as quais destacamos: adubação verde, adubação orgânica, adubação mineral, não utilização de agrotóxicos bem como químicos solúveis, e a utilização de ações mais sustentáveis no manejo como: água de verme composto, capim, cinzas, soro de leite, enxofre.


  • Texto escrito por Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

*Créditos de imagem para ActionAid

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]