Ervas e Chás Nutrição

Água de berinjela: benefícios e como preparar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Não sei se você sabe, mas a berinjela é um legume que traz muitos benefícios à saúde. Ganhou a fama de “a planta que cura” após o século 20, por seu consumo estar associado ao controle de diversas doenças, como o colesterol alto e diabetes. Além disso, este legume é rico em água e antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças do coração.

Por possuir grande quantidade de fibras, ajuda também o funcionamento do intestino. É também grande fonte de vitaminas como C, K, B e A, e é rico em minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio. Seu consumo diário tem grandes poderes, mas consumi-lo diariamente não precisa acontecer necessariamente da forma mais habitual, isto é, grelhado, assado ou em refogados. Pode-se também fazer a famosa “água de berinjela”. Você já ouviu falar?

O incrível é que a berinjela pode ser encontrada com facilidade durante todo o ano e possui um valor calórico extremamente baixo: aproximadamente 30 calorias a cada 100 gramas, podendo, desta forma, estar presente em diversos cardápios e receitas, como saladas, lasanhas e pizzas, além de auxiliar até mesmo em muitas dietas.

Várias berinjelas dispostas sobre uma bancada. Elas ainda estão cruas.

Atente-se a alguns benefícios que ela pode trazer à sua saúde:

Prevenir o câncer

A presença de oxidantes como flavonoides e proantocianidinas faz com que a berinjela possua a cor da casca roxa, como você certamente conhece. Estes antioxidantes auxiliam na diminuição de radicais livres que possam vir a atacar as células sadias e, desta forma, protege o organismo contra o câncer.

Digestão

Para aqueles que têm prisão de ventre, a água de berinjela é uma boa pedida, pois a grande quantidade de fibras que possui age como um regulador do intestino e auxilia na digestão. É válido enfatizar que ela também ajuda no alívio da retenção de líquidos, então é uma boa opção para quem deseja emagrecer, mas lembre-se: beber muita água de berinjela não fará com que você emagreça! Ela poderá ser um auxílio que promove benfeitorias ao seu corpo!

Proteção cardíaca

A casca roxa, da qual falamos anteriormente, possui antocianina, que é um antioxidante que age na redução do colesterol prejudicial que existe no seu sangue, evitando uma inflamação que faz com que placas se criem nos vasos do coração, chamada aterosclerose (consequentemente melhora a circulação sanguínea e dá boa saúde aos vasos).

Duas berinjelas inteiras e outra cortada em rodelas. Elas estão dispostas sobre uma mesa de madeira. Ao lado uma folhagem verde complementa a decoração.

Hmm… eu ouvi celulite?

Sim! Os alimentos gordurosos que ingerimos são os causadores dos furinhos que tanto incomodam muitas pessoas. A notícia boa é que a água de berinjela pode também agir como anti-inflamatório para diminuir as celulites!

Depois de ler sobre tantos benefícios que a berinjela pode trazer ao nosso organismo, vamos à receita da água de berinjela?

Você vai precisar de:

1 berinjela grande;

1 litro de água;

1 jarra ou garrafa para fazer a receita.

Para higienizar a berinjela:

1 saquinho de bicarbonato de sódio;

1 litro de vinagre de maçã.

Berinjelas que acabaram de serem colhidas. Estão dentro de um balde de ferro antigo. Ao fundo uma plantação do legume.

Modo de preparo:

Antes de tudo, lave a berinjela com o bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã. Você pode pegar um recipiente fundo, acrescentar 3 colheres de sopa de bicarbonato, uma xícara de chá de vinagre e duas de água corrente e lavá-la bem para que o máximo de impurezas seja removido. Em seguida lave-a com água em abundância para que saia todo o gosto dos ingredientes usados para a limpeza. Após isso, corte a berinjela – pode ser em rodelas nem muito grossas e nem muito finas, entre 1cm e 2cm. De forma alguma retire a casca, pois nela estão muitos dos nutrientes importantes que vão beneficiar o seu organismo. Adicione as rodelas cortadas à garrafa ou à jarra que você escolheu e, em seguida, o litro de água. Por fim, deixe a jarra com a água e a berinjela descansando por, no mínimo, 10 horas. Você pode fazer durante a noite antes de ir dormir. Quando acordar, a água já estará curtida e pronta para consumo.

Você também pode gostar
Três berinjelas com cascas e inteiras, estão sobre uma folhagem verde com flores roxas.

Obs.: Se você quiser acrescentar limão, saiba que pode ser uma ótima escolha! O limão potencializa os efeitos da berinjela. Juntos, eles aceleram o metabolismo, atuando na desintoxicação do fígado e no “alívio” da fome.

Dica: Tomar um copo de água de berinjela antes das refeições acelerará o seu metabolismo e melhorará a sua digestão, promovendo todos os benefícios listados acima e sendo um fator que contribuirá para o seu emagrecimento. Mas nunca esqueça: emagrecer requer educação alimentar e exercícios físicos! Cuide da sua saúde e faça esta receita para que o seu organismo fique mais saudável!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]