Crudivorismo (comida viva) Nutrição

Bebida crudívora: águas flavorizadas

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
É uma regra quase que universal: devemos tomar dois litros de água por dia, todos os dias. Porém o que vemos não é bem isso, as pessoas muitas vezes esquecem de se hidratarem com a frequência que deveriam. Algumas alegam que não gostam do hábito, por se tratar de um líquido “tedioso”. Sabemos desde pequenos que a água é insípida, inodora e incolor, mas a boa notícia é que podemos mudar isso!

Uma hidratação adequada do corpo é de suma importância para o transporte de sais minerais e vitaminas, regular a temperatura corpórea, matar a sede e manter a atividade cerebral funcionando a todo vapor. Para aumentar o prazer em se hidratar – e também ingerir diversos outros nutrientes –  existem as águas flavorizadas.

É uma técnica que consiste em adicionar frutas, legumes, ervas e sementes à sua água, trazendo sabor e aroma para o líquido. É uma maneira divertida e inovadora de se hidratar, além de trazer muitos outros benefícios, pois os fitoquímicos e os compostos ativos desses alimentos permanecem na água, sem sofrer alteração.
Melhora a digestão, dá energia, contém menos toxinas, combate os radicais livres, mantendo a juventude das células e hidrata! O segredo é combinar os itens levando em conta seu sabor, aroma e propriedades benéficas para o corpo. É importante escolher sempre frutas e ervas frescas. É um adicional se você der preferência aos orgânicos.
Para fazer com que sua água se torne aromática e saborosa, recomenda-se não exagerar na dose de frutas e ervas adicionadas. Quatro fatias ou pedaços das suas frutas favoritas são o suficiente.

shutterstock_184474706-2Sugestões de ervas para colocar em sua água são alecrim, erva-doce e hortelã. Já as frutas, você pode acrescentar abacaxi, limão, melancia, morango, mirtilo, pêssego e pepino. Algumas sementes e especiarias indicadas são cardamomo, canela, gengibre e pimenta vermelha. Contudo, você pode deixar a criatividade fluir e inventar suas próprias receitas de águas flavorizadas de acordo com aquilo que mais gosta!

Como preparar águas flavorizadas?

Escolha as frutas, sementes e ervas de sua preferência e, com a ajuda de um pilão, amasse as sementes e ervas para que liberem seu aroma.

Corte sua fruta escolhida em fatias ou cubinhos, junte-a com as sementes e ervas amassadas e coloque-as em sua jarra de água e deixe descansando na geladeira por, no mínimo, três horas.

Prontinho! Sua água já vai estar saborosa e cheirosa. Caso ache necessário, coe com uma peneira e acrescente gelo.

Sugestões de água flavorizada
Morango e Manjericão (antioxidante e estimulante)

Ingredientes:
– 6 morangos cortados;
– 10 folhas de manjericão fresco;
– 1 litro de água filtrada.

Abacaxi, Hortelã e Cardamomo (digestiva e estimulante)

Ingredientes:
– 5 folhas de hortelã;
– 3 cardamomos inteiros;
– ½ abacaxi pérola picado;
– 1 litro de água filtrada;

Laranja, Limão e Pepino (diurético e antioxidante)

Ingredientes:
– 1 limão com casca cortado em rodelas finas;
– 1 laranja-lima com casca cortada em rodelas finas;
– 1 laranja-pêra com casca cortada em rodelas finas;
– 1 pepino com casca cortado em rodelas finas;
– 1 litro de água filtrada.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]