Nutrição

Alimentos que você compra sem saber que está sendo enganado

Healthy green smoothie with spinach and kiwi in a jar mug on wood downward view
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando você vai ao supermercado fazer compras costuma ler, antes de comprar algum produto, a embalagem dele? E as letras pequenas no rótulo? Não? Pois saiba que esse deveria ser um hábito durante as suas compras. Isso porque alguns alimentos que você compra pode conter detalhes e informações importantes escondidas neles.

Confira aqui cinco produtos que listamos para que você entenda de uma vez por todas a importância de adotar este hábito em sua vida. Cuidado, você pode estar sendo enganado:

1. Mussarela de búfala

Buffalo Mozzarella appetizer into the pot on white background

Algumas marcas de mussarela de búfala afirmam em seus rótulos que possuem até 80% de leite de vaca em sua composição. Mas é claro que essa informação é apresentada em meio às letrinhas miúdas.

2. Néctar misto ou néctar?

Você já deve ter percebido que a maioria dos sucos de caixinha tem perdido um pouco da sua qualidade. Isso acontece porque a maioria dos fabricantes dessa bebida tem colocado maçã em seus néctares, a fim de tornar o processo de produção mais barato. Por isso, é bom ficar atento na embalagem. Quando no rótulo estiver escrito ‘néctar misto’, certamente o produto apresenta em sua composição, maçã.

3. Mostarda – molho

molho-de-mostarda-caseiro

Em embalagens, os ingredientes que estão presentes em maiores quantidades são aqueles que estão escritos em primeiro plano. Por isso, se no rótulo apresentar em seus ingredientes: vinagre, amido, água, açúcar e semente de mostarda, pode ter a absoluta certeza de que este produto está bem longe de ser molho de mostarda.

4. Requeijão

O requeijão deveria ser composto apenas pelos derivados do leite. No entanto, na maioria das marcas são adicionados derivados de vegetais como, por exemplo, o amido. Verifique antes de sua compra, na parte do rótulo com letrinhas miúdas, a composição deste produto.

5. Cerveja de milho

Segundo os alemães, as cervejas devem ser produzidas utilizando-se apenas cevada, água e lúpula. Mas, por aqui, os fabricantes andam pensando bem diferente, segundo o Ministério da Agricultura, já alguns ingredientes estão sendo utilizados na composição da cerveja. Isso é permitido, desde que o que foi adicionado não ultrapasse 45% da composição do produto. A grande maioria das cervejas do Brasil são confeccionadas com até 50% de milho. Verifique a embalagem.


Artigo escrito por Flávia Faria Santos da Equipe Eu Sem Fronteiras. 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]