Autoconhecimento

Aprenda a automassagem e relaxe sempre que quiser

concept shot of woman doing self shoulder massage
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem não gosta de receber uma massagem relaxante, daquelas que faz até a gente dormir de tão gostosa? É realmente maravilhoso, mas nem sempre temos a oportunidade de usufruir desse serviço, seja por falta de tempo, de dinheiro, ou por qualquer outro motivo.

E não é porque não conseguimos pagar por esse serviço que devemos deixar de aproveitar todos os benefícios que uma boa massagem traz para o corpo e para a mente, não é mesmo?

A massagem reduz os níveis de cortisol, hormônio liberado pelo nosso organismo quando ficamos muito estressados, além de aumentar os níveis de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

Ou seja, a massagem diminui o estresse e aumenta o prazer, por isso nos sentimos tão relaxados e em paz depois de uma boa massagem.

Porém estes não são os únicos benefícios que essa técnica proporciona ao corpo. A massagem ajuda a reduzir a ansiedade, melhora a circulação sanguínea, diminui a retenção de líquido que causa inchaços e dores, reduz a tensão muscular – e, consequentemente, a dor muscular –, além de eliminar toxinas que fazem mal ao nosso organismo. Como se já não bastassem tantos benefícios, a massagem facial também ajuda a diminuir as linhas de expressão do rosto.  

Por tantos motivos, a massagem deve fazer parte da rotina de cada um de nós. E não pense que é difícil praticá-la! É claro que massagens feitas por profissionais capacitados são muito diferentes, uma vez que há técnicas e movimentos impossíveis de serem realizados por conta própria, bem como a utilização de possíveis acessórios.

Entretanto há sim como introduzir a massagem no nosso dia a dia sem precisar da ajuda de outras pessoas. Abaixo, o Eu Sem Fronteiras separou para você várias formas de como fazer a automassagem de forma fácil e muito prazerosa, em diversas áreas do corpo. Aproveite!

Automassagem na cabeça e no rosto

Encoste a ponta dos dedos em sua testa e vá gentilmente deslizando-os até o topo da cabeça. Coloque a quantidade de força necessária nos dedos para proporcionar ainda mais relaxamento para você. Faça o movimento de vai e vem com os dedos – da testa ao topo da cabeça – entre três e quatro vezes.

Depois, posicione dois dedos entre as sobrancelhas e as têmporas. Faça movimentos circulares e, novamente, deposite a força necessária para que relaxe – a intensidade de força varia de acordo com cada um. Realize os movimentos circulares por cerca de um minuto.

Posicione os indicadores atrás das orelhas e, coma a força necessária, escorregue-os até a garganta, pressionando toda a região. Faça esse movimento de três a quatro vezes. Enquanto realiza todos os movimentos, é indicado fechar os olhos e respirar lentamente.

Pescoço

O pescoço é uma das áreas do corpo humano em que as pessoas mais acumulam tensões, por isso vale a pena se preocupar com esse pedaço do corpo e praticar a automassagem, não só para proporcionar à região mais relaxamento, mas também para se sentir melhor como um todo.

Para essa área, posicione seus indicadores na nuca, próximo à raiz dos cabelos. Faça movimentos circulares da raiz dos cabelos até os ombros, em toda a região, inclusive próximo às orelhas.

Depois, volte novamente os dedos para a proximidade da raiz dos cabelos – só que, dessa vez, todos os dedos menos os polegares. Pressione-os contra a sua pele – utilizando-se da força necessária para relaxar – e deslize-os lateralmente até suas mãos se encontrarem na frente do seu corpo.

Abdômen

Há várias formas de se massagear o abdômen, mas com diferentes finalidades. Em relação ao relaxamento, uma sugestão é realizar círculos ao redor do umbigo com seus dedos, no sentido horário.

Mãos

Você já reparou que as mãos trabalham o dia todo? Até mesmo quando estamos relaxando e praticando a automassagem no resto do corpo! Por isso, elas também merecem um descanso. Para relaxá-las, posicione seu polegar direito no centro da palma da mão esquerda e faça movimentos circulares. Faça o mesmo com a outra mão.

Pés

Massagear os pés é uma tarefa simples, que você pode realizar enquanto trabalha, sem precisar interromper nenhuma atividade. Basta colocar uma bolinha de tênis embaixo de um dos seus pés e fazer movimentos circulares, de vai e vem, enquanto pressiona bolinha. Repita isso quantas vezes quiser.

Não tem uma bolinha de tênis? Uma garrafa de água gelada é uma ótima solução! A água gelada irá, inclusive, ajudar a melhorar a circulação sanguínea em seus pés. Recomendamos apenas que realize a massagem em um pé de cada vez, para se concentrar nos movimentos e para que a sensação de prazer se torne ainda maior.

Gostou? Então, não perca tempo e coloque em prática! Lembre-se de que você pode praticar a automassagem sempre que desejar, principalmente nos momentos de muito estresse e dores de cabeça, por exemplo. Com certeza essa técnica irá te ajudar a suportar essas situações de forma menos dolorosa.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

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