Autoconhecimento

Aprenda a automassagem e relaxe sempre que quiser

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem não gosta de receber uma massagem relaxante, daquelas que faz até a gente dormir de tão gostosa? É realmente maravilhoso, mas nem sempre temos a oportunidade de usufruir desse serviço, seja por falta de tempo, de dinheiro, ou por qualquer outro motivo.

E não é porque não conseguimos pagar por esse serviço que devemos deixar de aproveitar todos os benefícios que uma boa massagem traz para o corpo e para a mente, não é mesmo?

A massagem reduz os níveis de cortisol, hormônio liberado pelo nosso organismo quando ficamos muito estressados, além de aumentar os níveis de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

Ou seja, a massagem diminui o estresse e aumenta o prazer, por isso nos sentimos tão relaxados e em paz depois de uma boa massagem.

Porém estes não são os únicos benefícios que essa técnica proporciona ao corpo. A massagem ajuda a reduzir a ansiedade, melhora a circulação sanguínea, diminui a retenção de líquido que causa inchaços e dores, reduz a tensão muscular – e, consequentemente, a dor muscular –, além de eliminar toxinas que fazem mal ao nosso organismo. Como se já não bastassem tantos benefícios, a massagem facial também ajuda a diminuir as linhas de expressão do rosto.  

Por tantos motivos, a massagem deve fazer parte da rotina de cada um de nós. E não pense que é difícil praticá-la! É claro que massagens feitas por profissionais capacitados são muito diferentes, uma vez que há técnicas e movimentos impossíveis de serem realizados por conta própria, bem como a utilização de possíveis acessórios.

Entretanto há sim como introduzir a massagem no nosso dia a dia sem precisar da ajuda de outras pessoas. Abaixo, o Eu Sem Fronteiras separou para você várias formas de como fazer a automassagem de forma fácil e muito prazerosa, em diversas áreas do corpo. Aproveite!

Automassagem na cabeça e no rosto

Encoste a ponta dos dedos em sua testa e vá gentilmente deslizando-os até o topo da cabeça. Coloque a quantidade de força necessária nos dedos para proporcionar ainda mais relaxamento para você. Faça o movimento de vai e vem com os dedos – da testa ao topo da cabeça – entre três e quatro vezes.

Depois, posicione dois dedos entre as sobrancelhas e as têmporas. Faça movimentos circulares e, novamente, deposite a força necessária para que relaxe – a intensidade de força varia de acordo com cada um. Realize os movimentos circulares por cerca de um minuto.

Posicione os indicadores atrás das orelhas e, coma a força necessária, escorregue-os até a garganta, pressionando toda a região. Faça esse movimento de três a quatro vezes. Enquanto realiza todos os movimentos, é indicado fechar os olhos e respirar lentamente.

Pescoço

O pescoço é uma das áreas do corpo humano em que as pessoas mais acumulam tensões, por isso vale a pena se preocupar com esse pedaço do corpo e praticar a automassagem, não só para proporcionar à região mais relaxamento, mas também para se sentir melhor como um todo.

Para essa área, posicione seus indicadores na nuca, próximo à raiz dos cabelos. Faça movimentos circulares da raiz dos cabelos até os ombros, em toda a região, inclusive próximo às orelhas.

Depois, volte novamente os dedos para a proximidade da raiz dos cabelos – só que, dessa vez, todos os dedos menos os polegares. Pressione-os contra a sua pele – utilizando-se da força necessária para relaxar – e deslize-os lateralmente até suas mãos se encontrarem na frente do seu corpo.

Abdômen

Há várias formas de se massagear o abdômen, mas com diferentes finalidades. Em relação ao relaxamento, uma sugestão é realizar círculos ao redor do umbigo com seus dedos, no sentido horário.

Mãos

Você já reparou que as mãos trabalham o dia todo? Até mesmo quando estamos relaxando e praticando a automassagem no resto do corpo! Por isso, elas também merecem um descanso. Para relaxá-las, posicione seu polegar direito no centro da palma da mão esquerda e faça movimentos circulares. Faça o mesmo com a outra mão.

Pés

Massagear os pés é uma tarefa simples, que você pode realizar enquanto trabalha, sem precisar interromper nenhuma atividade. Basta colocar uma bolinha de tênis embaixo de um dos seus pés e fazer movimentos circulares, de vai e vem, enquanto pressiona bolinha. Repita isso quantas vezes quiser.

Não tem uma bolinha de tênis? Uma garrafa de água gelada é uma ótima solução! A água gelada irá, inclusive, ajudar a melhorar a circulação sanguínea em seus pés. Recomendamos apenas que realize a massagem em um pé de cada vez, para se concentrar nos movimentos e para que a sensação de prazer se torne ainda maior.

Gostou? Então, não perca tempo e coloque em prática! Lembre-se de que você pode praticar a automassagem sempre que desejar, principalmente nos momentos de muito estresse e dores de cabeça, por exemplo. Com certeza essa técnica irá te ajudar a suportar essas situações de forma menos dolorosa.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]