Saúde Integral

Como fazer automassagem

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nosso corpo é o responsável por tudo que fazemos ao longo dos dias, é quem nos sustenta e nos dá força para fazer as atividades mais banais e as mais elaboradas. É também quem mais se cansa, mais sofre em situações adversas e a quem mais precisamos dar atenção e cuidados se quisermos ter uma vida plena e com saúde. Nada faz um corpo mais feliz do que uma boa massagem ao final do dia, mas a maioria acha que simplesmente não tem tempo, dinheiro ou profissionais por perto e por isso deixa a ideia da massagem em suspenso para “um dia quem sabe”.

A automassagem é totalmente possível e tão eficaz quanto se fosse feita por um profissional da área.

No entanto, saiba que não é preciso dinheiro nem profissionais para dar este presente de carinho, bem-estar e relaxamento para seu corpo. O tempo também não precisa ser muito; em poucos minutos, você garante a si mesmo uma espécie de cura de todos os males do dia.

Nosso corpo é ávido por toque e estímulos sensoriais. Cada músculo se sente favorecido ao estímulo certo com a intensidade correta e se relaxa instantaneamente. É um ciclo vicioso no qual em poucos minutos todo o corpo estará calmo, renovado energeticamente e pronto para uma boa noite de sono ou para novos desafios. Não há hora certa para se massagear, apenas um pequeno ritual que deve ser seguido para garantir o sucesso.

Sugiro que, antes da massagem, tome um banho quente e demorado no tempo suficiente para que se sinta limpo. A automassagem pode inclusive ter uma prévia durante o banho enquanto ensaboa cada parte de seu corpo e em seguida enquanto o seca com uma toalha felpuda e cheirosa.

Saia do banho e use um punhado de óleo essencial e natural; se possível, esquente um pouco para aumentar ainda mais a saciedade de seus toques. Comece sempre pelos pés e suba para as pernas e o restante do corpo gradativamente. De acordo com o tempo que dispor, demore o suficiente para que sinta cada músculo do seu corpo se relaxando, massageie cada parte e coloque a intensidade que seu corpo pedir. Aliás, esta é uma das grandes vantagens da automassagem, pois sabemos exatamente qual força colocar nos movimentos.

Termine a massagem em seu rosto fazendo movimentos suaves e circulares nas têmporas, na testa, nas bochechas e, principalmente, na nuca e no pescoço, os grandes responsáveis por aguentar toda a tensão do dia a dia. Faça todo este ritual com uma música que te agrade, em um ambiente tranquilo e em perfeita conexão consigo mesmo.

Durante o dia, se sentir que precisa de um pouco de relaxamento instantâneo, se refugie no cantinho mais calmo que encontrar – vale o banheiro do escritório, por exemplo – e massageie as partes do corpo que sentir mais tensas, como braços, ombros e nuca. Mesmo que seja por pouco tempo, garanto que os benefícios serão instantâneos.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]