Autoconhecimento Comportamento

Arcanjo Miguel – Tudo sobre o poderoso anjo!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Arcanjo Miguel é um dos anjos mais comuns para os católicos, mas são poucas as pessoas que sabem a sua verdadeira história, origem e por que esse anjo é tão importante dentro do catolicismo. Quer descobrir tudo sobre ele? Atente-se ao artigo e saiba tudo sobre o Arcanjo Miguel!

Quem é o Arcanjo Miguel?

O Arcanjo Miguel é um anjo que está presente em diversas doutrinas religiosas e que representa proteção e cura. A imagem desse anjo está em praticamente todas as igrejas católicas, seja em barro ou em quadros, e também na casa de muitos seguidores. A sua principal representação é de proteção – todos os fiéis o veem como um anjo protetor, que defende todas as pessoas dos perigos que a vida apresenta e que também as livra das armadilhas do inimigo.

Arcanjo de muitos milagres, possui uma ênfase no contexto religioso e é grande alvo das orações e dos pedidos dos seus devotos. Nas antigas escrituras, Miguel esteve presente em relatos de diversos milagres, por isso é visto como um grande anjo que possui ordem dos Céus.

Comumente as pessoas relacionam os santos somente à igreja católica, mas o Arcanjo Miguel está presente em diversas doutrinas. Esse anjo aparece em religiões cristãs, judaicas e islâmicas – por causa do sincretismo, o seu nome pode variar de acordo com a doutrina, mas o seu simbolismo permanece o mesmo. Em alguns casos, o anjo é chamado de Santo Miguel ou Anjo Miguel.

Imagem do Arcanjo Miguel.
Imagem de Günther Simmermacher por Pixabay

Origem e história do nome Arcanjo Miguel

Muitas pessoas dizem que o nome Miguel significa “sempre presente”, mas essa informação é controversa. Do hebraico “Mikhael”, a tradução deste nome mais bem-vista por alguns historiadores é “aquele que é similar a Deus” – intitulação que o coloca em uma posição de destaque, mais próximo à divindade. Esse nome é mencionado como um arcanjo cinco vezes, na Bíblia, e é visto como uma grande representação de humildade perante Deus.

Com essa imagem de grande proximidade de Deus, o Arcanjo Miguel é uma figura que se destaca diante dos outros anjos e arcanjos, pelo fato também de que, no decorrer do século IV, ele foi conhecido como o grande líder do exército dos Céus – ou seja, estava somente abaixo de Deus contra as potestades.

Na igreja católica, esse anjo tem um papel muito mais forte do que nas outras religiões. Ele é o mais reverenciado e comentado, depois de Deus e de Jesus Cristo. Os fiéis o veem como um anjo que guia os mortos no caminho até o Céu, que protege a igreja das forças malignas e que também é um mensageiro do Deus altíssimo.

Imagem de uma linda estátua do anjo.
Direitos autorais : Matthew Benoit

Sua aparição na Bíblia

Como já dito anteriormente, o Arcanjo Miguel é citado por cinco vezes na Bíblia Sagrada. Confira:

– Daniel 10:13: “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia”;

– Daniel 10:20-21: “Então ele me disse: “Você sabe por que vim? Tenho que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia; mas antes revelarei a você o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês”;

– Daniel 12:1: “Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto”;

– Judas 1:9: “Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: ‘O Senhor o repreenda!’”;

– Apocalipse 12:7: “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos”.

Como o Arcanjo Miguel atua sobre as nossas vidas?

Para os que têm espiritualidade e fé, esse anjo é um provedor de proteção durante toda a vida, tanto nas coisas materiais quanto espirituais. Ele afasta os maus espíritos e cerca as pessoas com escudos protetores celestiais. Para ser beneficiado e protegido por ele, é preciso acreditar e orar.

Existem algumas orações específicas para chamar a atenção desse arcanjo, dentre elas se destaca a oração de 21 dias de Arcanjo Miguel.

Imagem do anjo na catedral de Notre Dame.
Direitos autorais : Jose Marie Hernandez

O que é a oração de 21 dias de Arcanjo Miguel?

Essa oração é destinada ao Arcanjo Miguel e deve ser realizada por 21 dias consecutivos, no horário de sua preferência. Essa reza foi psicografada por uma médium chamada Greg Mize e tem o intuito de promover uma limpeza espiritual e afastar qualquer tipo de limitação de uma pessoa, proporcionando também proteção e cura.

Você também pode gostar

Muitas pessoas que fizeram essa repetição da oração relataram sonhos estranhos durante as duas primeiras semanas, enquanto outras ressaltaram que apenas refletiram profundamente sobre questões de sofrimento. É preciso entender que todas as coisas são um processo e que, por mais que você tenha alguma experiência negativa, isso é um sinal de que você está passando por uma limpeza interna.

Conheça a Oração do Arcando Miguel

Curiosidades: na Bíblia, após a morte de Moisés, é descrita a vitória de Deus diante de uma batalha contra satanás, em que a presença do Arcanjo Miguel foi fundamental – o arcanjo nessa situação atuou como um grande guerreiro que lutou contra o mal. Por isso, as imagens de Miguel geralmente o apresentam com uma linda armadura e uma espada de guerra.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]