Espiritualidade Receitas

Atraia prosperidade com a tradição do nhoque da fortuna

Prato de nhoque com molho, em cima de um pano quadriculado vermelho, com uma colher dentro e um garfo ao lado - acompanhado de um copo de bebida e um ramekin.
Kiian Oksana / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já ouviu falar no Nhoque da Fortuna? Esse nome um pouquinho curioso consiste em uma tradição muito famosa no Brasil, em que no dia 29 de cada mês, faz-se um ritual específico que garante prosperidade financeira! Esse ritual é extremamente simples: basta servir um prato de nhoque, colocar uma quantia escolhida de dinheiro embaixo do prato servido e comer as sete primeiras unidades de nhoque com um pensamento positivo. Algumas pessoas acreditam que guardar o dinheiro utilizado nesse ritual até o dia 29 do mês seguinte promete ainda mais dinheiro no bolso! Mas de onde surgiu essa tradição? Confira o artigo, entenda mais sobre esse ritual e conheça receitas de nhoque para todos os gostos!

História do Nhoque da Fortuna

A lenda conta que no dia 29 de um mês qualquer, lá no século lV, um homem chamado São Pantaleão fingiu que era um andarilho em um dos vilarejos mais famosos da Itália e começou a bater de porta em porta dizendo que estava com fome e pedindo por um simples prato de comida. Em uma das casas que ele bateu, uma família bastante humilde permitiu que ele entrasse em sua residência e dividiu com o ele a pouca comida que ali havia. Nessa divisão, cada pessoa que ali se alimentava recebeu sete bolinhas de nhoque. Ao finalizar a refeição, São Pantaleão se retirou da casa, agradecendo por tudo o que ali fizeram por eles. Mas quando a família retirou os pratos da mesa, se surpreendeu ao encontrar diversas moedas de ouro que estavam embaixo de cada prato.

Prato branco com nhoque, molho vermelho, uma folha verde e queijo ralado.
Flomo001 / Pixabay

A partir dessa história, a tradição do Nhoque da Fortuna se firmou e é praticada em inúmeros países, mas é extremamente conhecida no Brasil.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a origem e o significado do Nhoque da Fortuna, veja algumas dicas de receitas de nhoque e de molhos para praticar esse ritual de prosperidade no dia 29 de algum mês:

Receitas de nhoque

Nhoque tradicional

Ingredientes

  • 1 kg de batata cozida e totalmente amassada
  • 2 gemas de ovo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a batata, a manteiga e as duas gemas. Misture os ingredientes até obter uma massa homogênea. Adicione a farinha aos poucos, até que a massa desgrude das suas mãos (se for necessário, pode acrescentar um pouco mais de farinha). Separe a massa em algumas partes e faça rolinhos fininhos e compridos. Corte-os em pedaços pequenos como se fossem bolinhas, utilizando uma faca. Coloque água para ferver em uma panela, acrescente o sal e vá colocando os nhoques aos pouquinhos. Assim que eles subirem à superfície, eles estarão prontos. Retire-os e reserve-os em um refratário.

Nhoque vegetariano

Bolinhas de nhoque no meio de diversas batatas.
Congerdesign / Pixabay

Ingredientes

  • 2 kg de batata cozida e totalmente amassada
  • 1,2 kg de farinha de trigo
  • 100 ml de creme de leite
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a batata amassada já fria, o sal, o creme de leite, e vá acrescentando a farinha aos poucos, até desgrudar das mãos. Em seguida, modele rolinhos de espessura fina e corte-os. Coloque-os para cozinhar em uma panela com água fervente e um pouquinho de sal. Quando os nhoques boiarem na água, já estarão cozidos e prontos. Retire-os da panela e coloque-os em um refratário.

Nhoque vegano

Ingredientes

  • 1 kg de batata cozida e totalmente amassada;
  • 500 g de farinha de trigo
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Coloque a batata amassada e o sal em um recipiente e acrescente a farinha aos poucos, até que a massa desgrude das suas mãos. Em seguida, faça rolinhos finos e corte bolinhas da massa com a faca. Cozinhe-as em uma panela com água fervente e um pouco de sal. Quando as bolinhas subirem à superfície, elas estarão prontas. Retire-as e coloque-as em um refratário.

Receitas de molhos

Carne moída com tomate

Prato servido com molho de carne moída com talheres apoiados ao lado, decorado com folhas verdes.
RitaE / Pixabay

Ingredientes

  • 6 tomates cozidos e sem pele
  • 400 g de carne moída
  • 1 cebola grande picada
  • 1 dente de alho
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Amasse ou bata os tomates em um liquidificador, acrescentando um pouquinho de água se achar necessário. Em uma panela, frite a cebola e o alho picadinhos, adicionando a carne moída em seguida. Depois, coloque na panela, juntamente à carne, o molho de tomate feito. Acrescente o sal e a pimenta e deixe cozinhar por 10 minutos todos os ingredientes juntos. Desligue o fogo e está pronto para servir!

Molho de tomate com laranja e manjericão

Ingredientes

  • 4 tomates cozidos e sem pele
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho
  • Raspas de meia laranja
  • 1 ramo de manjericão fresco
  • 1 folha de louro
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Corte os tomates e bata-os no liquidificador com uma xícara de água morna, até que fiquem em consistência de molho. Em seguida, acrescente metade da cebola e bata novamente. Em uma panela, frite a outra metade da cebola e os dois dentes de alho. Adicione o molho de tomate, as raspas da laranja, oito folhas de manjericão fresco, o sal, a folha de louro e a pimenta do reino. Deixe ferver por 10 minutos, retire a folha de louro e está pronto para servir!

Molho branco

Ramekin com molho branco dentro e uma colher com um pouco de molho escorrendo.
Innes Linder / Pixabay

Ingredientes

  • 500 ml de leite (pode ser animal ou vegetal)
  • 200 g de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Aqueça a manteiga em uma panela, de preferência em fogo baixo. Quando a manteiga estiver derretida, acrescente a farinha e mexa sem parar, até que fique dourada. Assim que a mistura ficar com consistência de massa, acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para que não se criem grumos. Coloque o creme de leite e o sal, e continue misturando. Não deixe ferver, mantenha sempre o fogo baixo! Assim que a mistura ficar homogênea, retire do fogo e sirva!

Você também pode gostar

Como montar meu prato de nhoque?

Em um refratário, coloque as bolinhas de nhoque, o molho e queijo ralado se você gostar (nessa ordem). Leve ao forno por poucos minutos, até que o queijo derreta, e está pronto para servir! Se você não quiser o queijo, não precisa colocar no forno! Basta misturar o molho ao nhoque, ou servi-los separadamente.

Você não quer comer o nhoque com molho?

Se o seu intuito for comer sem nenhum tipo de molho, para que o nhoque fique mais saboroso, ao invés de cozinhá-lo em água fervente, você pode tostá-lo em uma frigideira antiaderente com apenas um fio de azeite ou uma colher de chá de manteiga. Assim, as bolinhas criarão uma casquinha que as deixarão ainda mais saborosas! E para complementar o seu prato, coma o nhoque tostadinho com uma salada leve ou com ervas de sua preferência!

Muitas bolinhas de nhoque em cima de uma tábua com farinha.
Oleg Magni / Pexels

Hoje você aprendeu a história do Nhoque da Fortuna, já sabe como atrair prosperidade para a sua vida e ainda conheceu receitas super simples de nhoque e de molhos deliciosos! Que tal fazer esse ritual no próximo dia 29 e nos contar como foi? Compartilhe este artigo com os seus amigos e conte-lhes sobre esse rito que pode atrair muito dinheiro para o bolso!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]