Fitoterapia Saúde Integral

Benefícios da Fitoterapia

Érica Galli
Escrito por Érica Galli

Vamos falar de prevenção e tratamento de doenças através das plantas medicinais. Como “plantas medicinais”, entenda: plantas as folhas, raízes, flores, frutos e sementes. O uso de substâncias isoladas obtidas da planta não está no âmbito da fitoterapia, pois as plantas devem ser usadas “inteiras” nessa modalidade (segundo o Ministério da Saúde Alemã).

Porém, Dr. Rudolf Fritz Weiss (falecido em 1991 e formada em Medicina pela Universidade de Berlim) considerava esse tipo de preparo pertencente sim à fitoterapia. Ele chamava os remédios de “fortefitomedicamentos”.

Quanto maior o número de substâncias ativas num fitoterápico, maior seu espectro de indicações.

A fitoterapia é apenas uma parte dos estudos que englobam as plantas medicinais, mas o assunto engloba outros estudos, como a fitoquímica, a fitofarmácia e a fitofarmacologia. A fitoterapia é uma ciência natural e suas indicações remontam a milênios. 

É importante atentar para o fato de que os fitoterápicos também têm efeitos colaterais. Devemos levar em consideração que, por mais personalizada que seja a abordagem, não dá para prever a reação de cada indivíduo (assim como nos medicamentos sintéticos).

A Glass Tea Pot With Flower Chinese Tea Top Close Up View

Porém, os fitoterápicos diferenciam-se dos sintéticos em relação aos efeitos colaterais em frequência e intensidade. Geralmente, os fitoterápicos são melhores aceitos pelo organismo. Sempre que necessário e conveniente se tratar com fitoterapia, procure um terapeuta habilitado!

Sobre o autor

Érica Galli

Érica Galli

Natural de Amparo-SP, mora em Pedreira SP.

Graduada em Enfermagem (Trabalhou por quatro anos em um Posto de Saúde da Família na cidade de Pedreira).

Terapeuta Holística há cerca de seis anos, trabalha com diversas modalidades presenciais ou via Skype, entre elas:

- Psicoterapia Holística, Terapia de Vidas Passadas, Homeopatia, Florais de Bach e St. Germain, Ayurveda, Reiki Usui e Xamânico, Fitoterapia, Cromoterapia.

Estudiosa dos assuntos relativos a Espiritualidade, Metafísica, Poder da mente, entre outros há mais de dez anos.

Mantém o projeto “Terapia Solidária”, o qual visa levar atendimento terapêutico de qualidade a pessoas que precisam ou tem vontade de conhecer os métodos, porém não possuem condições financeiras para o custeio das sessões. O projeto dá nome a página do Facebook, que contem matérias sobre diversos assuntos relacionados a saúde e espiritualidade.

Telefone: (19) 9.9184-7564 via Whatsapp (para agendar atendimento e para tirar dúvidas relativos ao mesmo)
E-mail: [email protected]
Facebook: Terapia Solidária