Receitas Saúde Integral

Banho de assento com vinagre de maçã

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O vinagre de maçã é extremamente benéfico à saúde. Geralmente é utilizado para a reconstrução capilar ou para o emagrecimento, mas você sabia que ele também é um aliado na proteção e no alívio de problemas íntimos? Por acaso você já pensou em sentar em uma solução e curar infecções íntimas? É, este método existe e é extremamente eficaz. Seu nome? Banho de assento caseiro! O banho de assento com vinagre de maçã age com eficácia no equilíbrio do pH da região íntima e na prevenção da proliferação de bactérias e fungos que causam doenças.

Este tipo de tratamento serve para tratar ou complementar o tratamento de algumas doenças íntimas, sejam da região íntima do homem ou da mulher, como candidíase, cistite, herpes genital, corrimentos, hemorroidas ou ardência vaginal. O vinagre de maçã entra como um ingrediente que alivia as anormalidades da região, segundo o ginecologista Élvio Floresti.

Vinagre de maça dentro de um recipiente de vidro. Ele está sobre a mesa. Ao lado do recipiente um cesto com maças vermelhas.

Mas atenção: antes de fazer um banho de assento, é preciso saber com clareza qual substância deverá ser diluída na água, porque varia para cada doença íntima. Por exemplo: a candidíase é causada por um fungo que não gosta de acidez e não sobrevive a ambientes de fundo básico, então a melhor opção é usar o vinagre de maçã, pois, como já explicado anteriormente, ele equilibra a acidez da vagina e impede o desenvolvimento do fungo causador da doença.

Você também pode gostar

Veja a seguir duas receitas em que o banho de assento com vinagre de maçã beneficia a saúde íntima:

1. Para o tratamento de candidíase

Ingredientes:

1 litro de água morna;

6 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Modo de preparo: Lave com água corrente a região íntima. Misture os dois ingredientes, colocando-os em uma bacia limpa (esterilizada com álcool, de preferência). Em seguida, sente na solução e volte a lavar a região com a mistura. Permaneça sentada dentro da bacia por 20 minutos. Este banho de assento pode ser feito até 3 vezes por dia para aliviar os sintomas.

Vinagre de maçã amarelo em uma tigela de vidro. Ele está sobre uma mesa entre maçãs e ervas.

2. Para a cistite e para corrimentos vaginais

Ingredientes:

3 litros de água morna;

3 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Modo de preparo: coloque três litros de água morna em uma bacia e adicione as duas colheres de vinagre. Misture bem e sente-se dentro da bacia por no mínimo 15 minutos. Faça a lavagem vaginal com a mistura.

Este banho de assento é excelente para a cistite, pois o vinagre altera o pH da região, diminuindo a aderência das bactérias que causam a doença na uretra e, consequentemente, na bexiga.

É válido enfatizar que procurar a orientação de um médico é de extrema importância. Mantenha um acompanhamento e informe ao seu médico sobre os seus tratamentos caseiros.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]