Receitas Saúde Integral

Banho de assento com vinagre de maçã

Vinagre de maçã em frasco. Sobre a mesa também há maçãs.
yelenayemchuk / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já deve ter percebido que alguns ingredientes usados na cozinha também podem ser utilizados de outras maneiras. Esse é o caso do vinagre de maçã, que também é o elemento principal de um banho de assento. Ele tem propriedades antissépticas, que são úteis na hora de equilibrar o pH vaginal.

Se esse assunto é novidade para você, mantenha a calma. Com o conteúdo que preparamos, você vai conhecer os benefícios do vinagre de maçã e saberá qual é a melhor forma de aproveitá-lo na sua saúde. Leia cada informação atentamente para garantir que tudo será feito corretamente!

Por que usar o vinagre de maçã?

Antigamente, o vinagre de maçã era utilizado nos banhos de assento para tratar sintomas de infecções na região íntima, como a candidíase. A explicação por trás desse método é que o vinagre de maçã tem uma ação antisséptica, como defendeu a ginecologista Fabiana Nakano. Então, ele seria eficiente para controlar a disseminação descontrolada de fungos e bactérias.

Entretanto, esta não é a única visão sobre o tema. A professora de microbiologia da UFMG, Viviane Alves, afirmou que “não existe nenhum trabalho científico mostrando a eficácia do vinagre de maçã para eliminar infecções fúngicas nos tecidos humanos”. Em alguns casos, inclusive, a acidez do vinagre poderia piorar as infecções, para os fungos que se desenvolvem em um pH mais ácido.

Portanto, existem controvérsias sobre o uso do vinagre de maçã em banhos de assento. É por isso que você sempre deve consultar um(a) profissional da saúde antes de aplicar qualquer tipo de tratamento no seu corpo. Se, depois de fazer isso, o vinagre de maçã for indicado para o seu caso, há benefícios que ele pode trazer.

Três maçãs vermelhas dispostas sobre mesa.
Suzy Hazelwood / Pexels

No caso da candidíase, por exemplo, o banho de assento com vinagre de maçã alivia a coceira na região íntima. Essa mesma ação também é percebida no tratamento da hemorroida, em que o vinagre pode aliviar a dor decorrente dessa condição. Apesar disso, é importante lembrar que não há evidências científicas desses benefícios.

Como fazer o banho de assento com vinagre de maçã?

Caso o banho de assento com vinagre de maçã tenha sido indicado a você colocar um profissional da saúde, está na hora de aprender a preparar esse tratamento de forma segura. Confira:

Banho de assento com vinagre para candidíase

Ingredientes:

  • Uma bacia limpa, sobre a qual você consiga se sentar;
  • 3 litros de água fervida;
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã.

Preparo:

Coloque a água fervida ainda morna na bacia limpa. Depois, dissolva o vinagre de maçã no líquido. Tire a sua roupa íntima e sente-se sobre a bacia, por cerca de 20 minutos, deixando a água encostar no seu corpo. É possível realizar o procedimento duas ou três vezes por dia, de acordo com a indicação médica.

Vinagre de maçã ao lado de maçãs sobre mesa.
alicjane / Canva

Banho de assento com vinagre para hemorroida

Ingredientes:

  • Banheira ou bacia limpa sobre a qual você consiga se sentar;
  • Água fervida suficiente para cobrir toda a região anal ao se sentar na bacia ou na banheira;
  • 2 xícaras de vinagre de maçã.

Preparo:

Misture a água fervida com o vinagre de maçã na bacia limpa ou na banheira. A temperatura da água varia para cada caso, por isso é fundamental o acompanhamento médico. Após esse processo, sente-se no líquido por cerca de 20 minutos. O processo pode ser repetido até três vezes por dia.

Cuidados a serem tomados

Como apresentamos anteriormente, o banho de assento com vinagre de maçã não é indicado para todos os casos de problemas na região íntima. Isso porque o ingrediente pode aumentar a proliferação de fungos, irritar a pele (se não estiver diluído) ou agravar o problema que está tentando combater.

Mesmo nos casos em que o banho de assento com vinagre de maçã é indicado, ele não substitui outras formas de tratamento. Afinal, o preparo funciona como um alívio dos sintomas, e não como um método de cura. Por isso é de suma importância que você sempre consulte profissionais da saúde ao sentir qualquer alteração ou incômodo no seu corpo.

Você também pode gostar

A partir das informações apresentadas, concluímos que o banho de assento com vinagre de maçã é um aliado importante para equilibrar o pH vaginal. É preciso, porém, seguir os procedimentos corretos para aproveitar os benefícios do vinagre. Se você ainda estiver sentindo incômodo na região íntima, procure auxílio médico para um tratamento mais direcionado. Cuide-se!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br