Ervas e Chás Nutrição

Chá de canela de velho: para que serve, como fazer e benefícios

Uma pequena caneca contendo chá quente.
PDPics de pixabay / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O chá de canela é uma bebida conhecida pela maioria da população, mas você já ouviu falar no chá de canela-de-velho? Esse líquido é produzido a partir de uma planta comum da região Nordeste do Brasil, que surge na natureza na forma de folhas.

Além de ser utilizada em chás, a canela-de-velho aparece em outros produtos, por trazer ótimos benefícios para a saúde. Com o conteúdo que preparamos, desvende os principais usos dessa planta. A partir disso, prepare o seu chá de cura!

O que é canela-de-velho e onde encontrá-la?

A canela-de-velho é uma planta medicinal que recebe o nome científico de Miconia albicans. Desenvolvendo-se em regiões tropicais de todo o mundo, ela pode atingir até três metros de altura, com folhas verdes e resistentes.

A planta Miconia Albicans, da qual extrai-se os recursos necessários à produção do chá de canela de velho.
Oscar Yoshinori Toyofuku de Getty Images / Canva

Em geral, a canela-de-velho é vendida em farmácias na forma de cápsulas, de pomadas e de géis. Entretanto ela também está disponível em lojas de ervas, na versão seca para fazer chás e banhos de assento. Mas em quê exatamente o chá de canela-de-velho pode te ajudar? Saiba mais, a seguir.

Benefícios do chá de canela-de-velho

Como uma planta medicinal, a canela-de-velho oferece alguns benefícios para a sua saúde, sobretudo quando transformada em um chá. Identifique como a erva atua no seu corpo físico:

1) Alívio de dores nas articulações

As inflamações nas articulações, que causam dor e incômodo em certas partes do corpo, podem ser aliviadas com o chá de canela-de-velho. Isso porque ele auxilia na regeneração das cartilagens ao redor dos ossos, reduzindo o atrito entre eles. Então, com recomendação médica, a bebida pode ser um tratamento complementar para esse tipo de problema.

2) Estímulo da digestão

Outro benefício do chá de canela-de-velho é o estímulo da digestão. Nesse caso, a bebida previne a azia, as náuseas, a sensação de inchaço e outros desconfortos no estômago. Além disso, a planta é conhecida por remover as toxinas do organismo, melhorando a saúde do fígado.

3) Ação rejuvenescedora

Por ser rico em agentes antioxidantes, o chá de canela-de-velho neutraliza a ação dos radicais livres da pele, que provocam o envelhecimento. Como consequência disso, observa-se um rejuvenescimento do maior órgão do corpo e um fortalecimento das unhas e dos cabelos.

4) Auxílio no tratamento da candidíase

Em um banho de assento com chá de canela-de-velho, é possível combater o desenvolvimento de fungos e de bactérias na região íntima de homens e de mulheres. Por esse motivo, diz-se que a planta pode auxiliar no tratamento da candidíase. Apesar disso, sempre procure auxílio médico para tratar essa doença.

Apesar dos benefícios, o chá de canela-de-velho tem um limite de consumo diário: 500ml. Portanto tome cuidado para não consumir mais do que deve, deixando de aproveitar as vantagens da bebida para o seu corpo.

Como fazer o chá de canela-de-velho

Uma xícara de chá sendo preenchida com chá.
FabrikaCr de Getty Images / Canva

Para aproveitar os benefícios da canela-de-velho no seu organismo, você pode consumi-lo na forma de uma bebida quente, obrigatoriamente. Abaixo, descubra como o chá de canela-de-velho é feito, para reproduzi-lo na sua casa:

Ingredientes

  • 10 a 15 gramas de folhas secas de canela-de-velho
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Depois de ferver a água, desligue o fogo. Então acrescente as folhas de canela-de-velho, deixando-as repousar por 10 minutos. Finalmente, coe a preparação e beba ainda quente, duas vezes ao dia, no café da manhã e antes de adormecer.

Quem não pode tomar chá de canela-de-velho

Embora o chá de canela-de-velho apresente benefícios e seja fácil de preparar, ainda precisamos tomar cuidado. Afinal existem contraindicações ao chá de canela-de-velho que podem prejudicar a sua saúde, em vez de te ajudar. Sendo assim, você não deve ingerir o líquido se:

1) Quem tiver alergia à canela-de-velho

Nesse caso, o seu organismo apresenta resistência a algum dos componentes da planta. Logo, o chá não vai agir no seu corpo positivamente.

2) Quem for gestante ou lactante

Para uma pessoa gestante, o chá de canela-de-velho pode trazer complicações ao feto e à gravidez em si. No caso das lactantes, não é recomendado que a criança consuma esse tipo de bebida, mesmo que indiretamente.

Além disso, algumas pessoas questionam: “Quem tem pressão alta pode tomar chá de canela-de-velho?”. Ainda que essa substância seja estimulante, a desregulação dos batimentos cardíacos não está entre os malefícios do chá de canela-de-velho. Respeitando o limite de consumo diário (500 ml), não há problemas.

Chá de canela-de-velho emagrece?

Uma mulher medindo sua região abdominal com uma fita métrica e, ao mesmo tempo, vestindo uma calça folgada.
jpfotograaf de Getty Images Pro / Canva

Também é comum que muitas pessoas se perguntem se o chá de canela-de-velho emagrece. Porém o emagrecimento é o resultado de uma mudança de hábitos de vida e de uma reeducação alimentar. Logo, ingerir uma bebida não trará perda de peso. Mesmo que o chá auxilie na digestão, ele não ajuda a emagrecer.

Chá de canela-de-velho tem efeitos colaterais?

Como tudo em excesso faz mal, não é diferente com o chá de canela-de-velho. Caso você consuma a bebida além da quantidade diária recomendada, talvez sinta mal-estar, por causa da aceleração dos batimentos cardíacos, ou apresente desconfortos estomacais. Por isso é melhor não exagerar.

Você também pode gostar

Levando em consideração cada informação apresentada, aprendemos que o chá de canela-de-velho é uma bebida poderosa, repleta de benefícios para o organismo de uma pessoa. Além de aliviar dores e melhorar a digestão, o líquido favorece o rejuvenescimento. Então beba o seu chá quentinho para aproveitar tudo isso, mas na quantidade diária indicada.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br