Autoconhecimento Coaching

Choque de mundos: os diferentes pontos de vista em um relacionamento

Alessandra França
Escrito por Alessandra França
Relacionamento amoroso talvez seja o tema mais repetido e mais procurado hoje em dia, não só por ser o anseio de todas as pessoas ter alguém com quem partilhar, mas porque os desafios são grandes até que se encontre o par ideal.

Porque tantos jogos e labirintos desde a paquera até o altar e até depois dele?

O que talvez ninguém reflita é que ao se unir com alguém ocorre um verdadeiro choque de mundos. Por mais que surjam inúmeras afinidades, por mais que o fogo da paixão exerça uma força magnética entre os corpos, ao amainar da chama os mundos diferentes se apresentam e é exatamente neste ponto que muitos conflitos surgem e a principal pergunta que fica é: por que ele não age do jeito que imaginei? Ou por que ela não é do jeito que achei que fosse?

E assim se inicia o conflito oculto dentro de cada um na relação.

Para entender melhor as razões por que isso acontece é preciso entender o que precede essa postura.

Meninos e meninas têm capacidade imaginativa e sonhadora. Porém, meninos são conduzidos a sonhar com aventuras, objetos que continuam desejando quando adultos. Até aí tudo normal dentro do desenvolvimento dos meninos.

Já as meninas são conduzidas a sonhar com o príncipe encantado, com o príncipe que vai salvá-la e deixá-la em segurança, além de amá-la incondicionalmente, vai lhe entregar flores, vai lhe encher de presentes, vai levá-la ao baile e etc. E ali começa o problema. Pois, este sonho estimulado na infância vai se mantendo na vida adulta e toda mulher, consciente ou inconscientemente, continua esperando um príncipe em sua vida.

Só que príncipes dos contos de fadas não existem, mas algo dentro das mulheres mantém essa fantasia viva. E, junto com ela todo o sofrimento de um sonho não alcançado.

O maior de todos os problemas nas relações durante namoros, noivados e casamentos é que a insatisfação da mulher gera verdadeiros conflitos, muitas vezes desnecessários. Pois, os maiores conflitos na relação surgem por causa da fantasia feminina não atendida. “Ele nunca me mandou flores”, “Ele nem sequer lembra do nosso aniversário de namoro”, “Ele nunca disse o quanto sou importante na vida dele”. Essas podem parecer exigências importantes para uma mulher, mas não para os homens.

O que faz uma relação? Flores que murcham, datas que se repetem a cada ano? Palavras sem consistência empregadas apenas por clichês? Não. O que faz uma relação duradoura e feliz é o cuidado mútuo, o desejo de permanência e construção de uma vida e a capacidade de vencer os desafios do cotidiano. Um colaborando e contribuindo com o crescimento do outro.

Certa vez, ouvi uma mulher reclamar muito que ela acreditava que o marido não a amava e queria terminar a relação e desistir de tudo. Entre diversas queixas, a que mais lhe machucava era: “Ele nunca me deu flores”. Quando lhe perguntei como era o dia a dia deles, ela começou a me relatar sobre a rotina dele. Ele tinha uma mania que era cuidar do jardim. Desde que eles se casaram e se mudaram para aquela casa, ele se dedicou a cuidar do jardim, plantou diversas flores e o jardim sempre era muito elogiado pelos visitantes. Ela até sentia ciúmes do jardim tamanha a dedicação que ele tinha por aquele lugar. Quando lhe perguntei se ela gostava do jardim, ela disse que realmente o jardim era lindo! Então, perguntei: “Para quem você acha que ele cuida desse jardim com tanta dedicação?”. Ela parou, refletiu e disse com uma voz envergonhada: “Não sei. Será que é para mim?”. Tornei a perguntar se ele tinha essa “mania” antes, ela me respondeu que não. Então eu perguntei: “Você já elogiou o jardim que ele cuida?”. Ela respondeu que nunca havia elogiado. Pedi a ela que o perguntasse para quê ou para quem ele fez aquele jardim. Ela hesitou, mas se comprometeu a perguntar. Uma semana depois veio me contar muito emocionada, pois havia feito a pergunta ao marido e ele prontamente respondeu: “Claro que fiz e cuido desse jardim para você!”. Ela se emocionou com a resposta, agradeceu a ele e me confessou depois que ficou muito envergonhada.

Ela que sofria por nunca ter recebido flores do seu marido (desejo da sua fantasia e sonho), não havia percebido que ele tinha feito e lhe entregue um lindo jardim inteiro só para ela!

shutterstock_155802323-2

É dessa forma que a maioria das mulheres vivem à espera de que suas fantasias sejam atendidas e, não percebem que o amor está acontecendo no cotidiano delas em diversas formas diferentes.

Quanto aos homens, por mais que tenham sido educados a “pegar muitas meninas” ou se aventurar pela vida, no fundo de seus corações não há nada mais aterrador do que viver solitário sem ter uma família. Em algum momento a presença de uma mulher em suas vidas lhes traz cor e sentido de direção. Tirando o caso de homens com problemas psicológicos graves, como aqueles que agridem, subjugam e abusam das mulheres, todo os homens anseiam por uma companheira, sonham com alguém ao seu lado que se comporte algumas vezes como mãe, para serem cuidados, acolhidos e abraçados. O choque para eles é o fato de ter que dividir tarefas domésticas, pois a mulher hoje também trabalha fora e essas tarefas devem ser divididas.

Imaginem a situação do mundo inteiro de cada um: ela sonha e espera o comportamento de um príncipe e ele espera o tratamento e comportamento de uma mãe cuidadora, eis a origem dos conflitos.

Se homens e mulheres conseguissem enxergar a beleza e a pureza da construção de uma relação sem tanta influência desses sonhos construídos na infância, as relações seriam menos conflituosas e muito mais construtivas, felizes e duradouras.

Sobre o autor

Alessandra França

Alessandra França

Life Coach, Especialista em Inteligência Emocional para Relacionamentos Afetivos, Metafísica Aplicada, Ativista Quântica. Terapeuta Integrativa (Master Reiki, Florais,Toque Quântico), Leitora de Registros Akashicos, Idealizadora do Coaching+ e das Metodologias: Lei da Atração para Relacionamentos, O Poder do Coração e a Lei da Atração. Co­criadora do Acalma Minha Alma Coaching. Escritora, Fundadora do Auditório da Alma.

Participe da Medite no Amor: https://auditoriodalma.com.br/medite-no-amor/

Site: alessandrasfranca.com.br
leidatracaoparaoamor.com.br
Facebook: /auditoriodalma | /alessandrafranca.fanpage/
Twitter: @Auditoriodalma
Skype: alessandrafcoach
Youtube: Auditório da Alma | Alessandra França
Instagram: @alessandrafrançaoficial
Telegram:Junte-se ao grupo

Eventos: Participe da Reprogramação Quântica Emocional em grupo,
solicite informações para o próximo grupo.

Envie e-mail para [email protected]