Espiritualidade

Cinco coisas que podemos aprender com a série Good Witch

Mulher segurando um oração e ao seu lado um homem e uma mulher.
Escrito por Giselli Duarte

Você provavelmente já se deparou com a série na estante da Netflix, mas talvez ainda não tenha visto.
Se você gosta de séries repletas de boas histórias, romance, mistérios e magia não pode deixar de assistir. Ainda mais se você é adepto das terapias holísticas!


Um dia desses a minha irmã me indicou a série e afirmou que eu iria gostar. Não sei se ela estava dando uma de Cassie Nightingale, mas ela acertou!
A série contém cinco temporadas, e já tem data para lançar a sexta. Se você ainda não assistiu, cuidado: Os tópicos a seguir podem conter spoiler.

Tudo acontece na pequena e charmosa Cidade de Middleton, Estados Unidos. Cada personagem tem a sua peculiaridade e as histórias em sua maioria, são bem interessantes. Nos passam lições valiosas, de forma sutil e sempre em tom amoroso, como veremos a seguir.

A sensibilidade de compreender o que está nas entrelinhas

Duas mulheres na sala, uma ao lado da outra, segurando uma carta e lendo.


Nem sempre é fácil analisar e entender de primeira às situações que nos acontecem dia após dia. Talvez seja essa forma automática que desenvolvemos ao longo do tempo para viver, ou sobreviver, e por isso muitas vezes atropelamos tudo o que nos foi dado como um desafio a ser desvendado. Na série, Cassie Nightingale uma empata e também uma terapeuta holística, sempre leva luz aos questionamentos alheios. Quando tudo parece perdido para as pessoas normais, Cassie faz um convite individual para que cada um possa compreender o que extrair daquele momento em si. As soluções nunca são prontas, levando cada um a achar o seu próprio tesouro como recompensa de um desafio complexo.

“Será que tudo está perdido ou tudo é uma questão de perspectiva?”

O Poder do altruísmo

Se colocar em primeiro lugar é bom, mas quantas vezes passamos dos limites pensando apenas no que é bom para a gente, se esquecendo do próximo? Até que ponto uma competição é saudável? Good Witch mostra de forma bem clara, que a colaboração e a solidariedade sempre ganham quando são substituídas nos lugares de competições bobas. E cá pra nós, depois de ver os episódios, a gente percebe que tem coisas que não fazem o menor sentido competir. Ajudar e colaborar sempre serão as formas mais bonitas de viver e farão muito mais diferença na vida das pessoas. Com altruísmo a gente chega mais longe e as coisas começam a dar certo.

As Terapias Holísticas são complementares à medicina

Na loja Bell, Book & Candle (Sino, Livro e Vela), é fácil de encontrar produtos ou indicações para acabar com vários sintomas, desde dores de cabeça até a ansiedade. Cassie sempre sugere algo natural. Uma mistura de ervas para um chá, óleos essenciais, incensos ou velas, cremes naturais e até conselhos sobre fazer meditação e yoga. Mas se os problemas persistirem, o médico deverá ser consultado. Conforme as temporadas vão passando, a gente vai sentindo a sinergia entre Cassie e o Dr. Radford, o médico da cidade mais conhecido como Sam. Ambos acabam trabalhando em conjunto, complementando e equilibrando a saúde dos habitantes e visitantes de Middleton.

Duas mulheres com os ombros encostados e com as mãos apoiadas no braço com uma luz saindo e homem atrás olhando para elas.

Tudo é uma questão de tempo para que as coisas aconteçam

A gente curte um imediatismo e isso também é retratado na série. E quem está com pressa come cru. Então, senta e relaxa. Se você está agindo para que as coisas aconteçam, confie no processo. Ficar tirando a semente do vaso para ver se já brotou não vai adiantar de nada, muito pelo contrário. E nisso as Merriwicks tem muito a nos ensinar!

O poder da colaboração

Quantas vezes a gente já não tentou tomar conta de tudo até pifar, ou deixou para alguém fazer sozinho? Existem diversos episódios que mostram nitidamente que a força de uma equipe é essencial para concluir e construir algo.

Você também pode gostar


Tudo o que a cidade vai planejar dá certo quando há colaboração. Seja uma festa, comemoração, inauguração. O enredo fala por si só, você vai ver.Na realidade existem diversos aprendizados para extrair de uma série tão good vibes. Com certeza a mais pacífica que eu já assisti.

Curiosidade final: anterior à série, existem sete filmes que fazem parte da franquia. Tudo tem uma sequência dos acontecimentos.
Você já conhecia Good Witch? Quais mais aprendizados você acha que podem entrar na lista?

Caso contrário, assista e volta aqui para me contar o que achou. ☺

Sobre o autor

Giselli Duarte

Eu sempre fui uma pessoa curiosa. Já me aventurei em diversas áreas, desde uma carreira corporativa até um curso de DJ. Sempre gostei de aprender, independentemente de o curso estar relacionado ao meu mercado de trabalho ou não. Afinal, é assim que os melhores insights são gerados, não é mesmo?

Sempre tive uma veia empreendedora, graças aos meus pais. Iniciei no mercado de trabalho como jovem aprendiz aos 14 anos e nunca mais parei de aprender e trabalhar. A partir dos 18 anos, comecei a empreender de fato, legalizando meu primeiro negócio com um CNPJ, e desde sempre trabalhei em projetos empreendedores, sejam eles tradicionais ou com uma intenção em virar uma startup, em paralelo ao meu emprego ou a trabalhos em forma de projetos.

Sempre trabalhei arduamente e nunca hesitei em colocar a mão na massa, além de desenvolver estratégias. Na verdade, foi exatamente por isso que gradualmente direcionei meu foco para a saúde mental e para compartilhar esse conhecimento com as pessoas. Já enfrentei o burnout duas vezes e, a partir da primeira experiência, busquei tratamentos complementares, como o Yoga e a meditação, aliados à medicina tradicional.

Essa busca pelo autoconhecimento me levou a uma formação em Hatha Yoga. Essa experiência não apenas aprimorou minha compreensão sobre equilíbrio e bem-estar, mas também me permitiu explorar terapias naturais, culminando em uma especialização em outras terapias.

Atualmente, como professora de meditação e podcaster no Insight Timer e Aura Health, encontrei plataformas para compartilhar técnicas que promovem paz interior e equilíbrio diante das demandas diárias.

O ápice de minha jornada foi a publicação do livro "No Caminho do Autoconhecimento", onde compartilho insights e aprendizados acumulados ao longo do caminho. Além disso, contribuí como co-autora em antologias poéticas.

Minha missão é inspirar outros a trilharem o caminho do autoconhecimento e crescimento pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para uma vida mais plena e significativa.

Curso
Meditação para quem não sabe meditar

Contatos
Email: giselli.du@outlook.com
Site: giselliduarte.com
Site do livro: Loja Uiclap/No Caminho do Autoconhecimento
Facebook:: @giselli.d
Instagram: @giselliduarte_
Twitter: @gisellidu
Linkedin: Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento
YouTube: No Caminho do Autoconhecimento