Alimentação consciente Nutrição

Cinco motivos para incluir cogumelos no seu cardápio

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os cogumelos ganharam nos últimos tempos mais espaço na nossa culinária. Desde os primórdios da humanidade, são cultivados pelas civilizações chinesa, egípcia, romana e grega. Isso aconteceu porque, além de saborosos, podem ser utilizados em diversos tipos de receitas.

Existem pouco mais de 30 tipos de cogumelos catalogados próprios para consumo. Por aqui, os tipos mais consumidos são o shiitake, o champignon de Paris e o shimeji. Um dos grandes benefícios dos cogumelos é que ajudam na redução do colesterol, combatem o envelhecimento precoce, promovem uma estimulação da memória e ajudam no fortalecimento dos ossos e do sistema de imunidade. Além disso, por serem ricos em fibras, promovem o bom funcionamento do intestino e a sensação de saciedade.

Para quem quer perder alguns dos quilinhos que ganhou durante este inverno, a boa notícia é que este alimento tem grande quantidade de proteína, tornando-se assim um substituto excelente para quem não quer consumir carne. O ideal é consumir, por dia, uma xícara de chá de cogumelo, seja ele grelhado ou assado, por pelo menos três vezes na semana.

Mas, cuidado, se o cogumelo tiver manchinhas pretas ou marrons, fuja! Ele pode estar vencido ou impróprio para consumo.

  • Redução de peso

Shimeji e shiitake são ótimos aliados na eliminação de gordurinhas. Além de serem fontes de fibras e de proteínas que, como já dissemos aqui, promovem a sensação de saciedade, os cogumelos apresentam baixo índice de calorias e lipídios. Em menos de 100 g, existem menos de 40 calorias e 1 g de gordura.

  • Prevenção de câncer

Cientistas descobriram que as pessoas que consomem mais este tipo de alimento apresentam menor incidência e risco de desenvolverem tumores. Uma das explicações para isso é que as substâncias que fazem parte da composição do cogumelo ajudam no fortalecimento do nosso sistema imunológico, reduzindo assim a quantidade de células que possam vir a causar cânceres ou, ainda, a sua proliferação.

  • Evita desgaste do coração

O consumo direto de cogumelo se associa diretamente à diminuição do colesterol do tipo ruim, reduzindo assim o risco de ocorrerem derrames e infartos.

  • Melhora do sistema intestinal

Para quem tem problema de prisão de ventre, vale a pena incluir no cardápio os cogumelos. Isso porque as fibras presentes em sua composição ajudam na melhora do funcionamento do intestino.

Vale ressaltar que o consumo de cogumelo deve levar em conta uma diversidade de fatores como, por exemplo, a idade, a quantidade de atividade física e o biotipo de cada indivíduo. Por isso, antes de incluir este poderoso alimento no seu cardápio, procure um especialista.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]