Nutrição Saúde Integral

Propriedades dos cogumelos comestíveis

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você com certeza já se enganou e achou que os cogumelos são vegetais, não é? Na verdade, eles são fungos! Nem todas as espécies são comestíveis e muitas podem ser venenosas para o consumo humano. No entanto, muitas outras têm inúmeros benefícios, como o cogumelo paris, champignon, funghi, shimeji e shitake, muito usados na culinária diária, principalmente dos vegetarianos.

De acordo com muitos nutricionistas, os cogumelos podem ajudar a emagrecer e também são um bom suplemento para quem pratica atividades físicas, já que apresentam uma quantidade considerável de proteínas e fibras, além de um baixo teor de gordura.

Ou seja, enriquecem a alimentação e também ajudar na recuperação dos músculos. Por conter fibras solúveis, os cogumelos também auxiliam na redução do colesterol, controlando os níveis de açúcar, prolongando, também, a sensação de saciedade, o que atua diretamente no controle do peso corporal.

No quesito vitaminas, os cogumelos contêm vitaminas do complexo B, que trabalham na saúde mental, e vitaminas A e C, além de minerais antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres.

Mas calma! Os brasileiros são acostumadas a consumir cogumelos preparados com muito shoyu (molho japonês de soja), que tem um alto teor de sódio, anulando diversos potenciais deste alimento.

Uma opção mais saudável é fazer o preparo acompanhado de um refogado de legumes, já que os cogumelos absorvem os sabores das preparações. Opte sempre por utilizar temperos e molhos mais naturais e fuja dos industrializados. Para dar mais sabor, vá de sal rosa do himalaia, ervas frescas e pimenta-do-reino.

Qual a sua dica para o preparo dos cogumelos?


Texto escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]