Saúde Integral

Você é Vata, Pitta, ou Kapha?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos e praticado no Brasil principalmente por psicólogos e terapeutas, o estudo médico chamado Ayurveda elucida que o corpo, assim como o universo, trabalha com base em três bioenergias (humores) denominadas Vata, Pitta e Kapha.

Vamos entender cada uma delas?

O humor Vata: é o elemento governante de todo movimento físico do corpo bem como do sistema nervoso no organismo. É responsável pela propulsão e ação dos impulsos (descarga de energia) e é a força que move as outras duas. As ações do corpo e da mente, bem como a sensibilidade diante dos efeitos das causas, são movidas pela Vata.

O humor Pitta: responsável por todos os efeitos corporais desde seu local primário, encontrado no intestino delgado. É responsável por todas as reações químicas do corpo, como o calor e o brilho no corpo físico, e também é responsável pela percepção e pelo julgamento perante as causas externas dos seres vivos.

O humor Kapha: controla toda a parte substancial do corpo, bem como sua forma de seu local primário, os pulmões e o estômago. É responsável pelo peso do corpo, permitindo as lubrificações e facilitando as secreções.

Acúmulos e desequilíbrios

Cada humor tem também um espaço físico no corpo que pode acumular-se em excesso devido a desequilíbrios emocionais e físicos, causando doenças.

O humor Vata: a acumulação é na região do cólon, local onde encontram-se os gases tóxicos espalhados pelo corpo, desequilibrando as funções nervosas de várias regiões. Artrites e paralisias são as mais conhecidas provenientes dessa acumulação.

O humor Pitta: pode-se acumular no intestino delgado, local esse em que podem ocorrer desordens inflamatórias e infecciosas, pois estará entrando no intestino delgado a hiperacidez e o excesso de bílis.

O humor Kapha: acumula-se nos pulmões e no estômago, podendo causar o muco e criar doenças como excesso de água, muco e gordura. Bem como asmas e bronquites.

Elementos Vata, Pitta e Kapha

Ayurveda vector illustration. Ayurveda doshas in watercolor texture. Vata, pitta, kapha doshas in different colors. Ayurvedic body types. Ayurvedic infographic. Healthy lifestyle. Harmony with nature.

O elemento Ar rege as pessoas de humor Vata. Fisicamente, são, em sua maioria, pessoas de estatura alta ou baixa, dificilmente de estatura mediana.

As pessoas com o humor Vata são geralmente enérgicas e ativas, gostam de aventura e de conhecer novos lugares e pessoas, uma vez que seu elemento corresponde a essas características. Seu lado psíquico normalmente é ágil e rápido, bem como seu raciocínio. Tendem, porém, a ser pessoas indecisas.

Os indivíduos regidos por esse elemento são ótimos professores, têm paciência para ensinar e também empatia. São ótimos comunicadores e defendem suas ideias com força total.

O diferencial de como tratar as pessoas regidas pelo Ar é que devem ser lidadas com carinho e sensibilidade. E o tratamento será recíproco.

As pessoas de humor Pitta são regidas pelo elemento FOGO. Fisicamente, são de altura padrão — entre 1,68 m e 1,75 m.

São pessoas intensas e propensas a viver grandes paixões, bem como sentir raiva. São impulsivas: agem e só depois pensam em suas atitudes. Têm a tendência de influenciar as pessoas, tornando-se líderes natos. Profissionalmente, a área artística chama muito a atenção das pessoas regidas por esse elemento e podem ser artistas, escritores, atores, músicos etc.

São muito perceptivas, conseguindo entender entrelinhas e mensagens subliminares, o que a maioria das pessoas não consegue. Devem ser tratadas com paciência e respeito. Não gostam de ser comandadas de forma negligente, muito menos cobradas se da outra parte não existir exemplo. São ótimas para trabalhar em equipe.

O elemento Água rege as pessoas de humor Kapha, de estatura normalmente baixa e corpulenta. Essas pessoas tendem à obesidade ou ao sobrepeso. São pessoas com amor ao próximo acima da média, pois se sentem no dever de contribuir para um local melhor. São pessoas românticas, podendo emocionar-se facilmente com filmes, músicas ou até mesmo algum fato cotidiano. Tendem a ser gananciosas e egoístas em alguns casos.

Têm dificuldades de se relacionar com pessoas que a princípio não conhecem ou que não tenham afinidade desde o início, tendendo até a serem antipáticas com essas pessoas e insensíveis a suas necessidades.

São indivíduos mais práticos que gostam de executar as tarefas e não planejar muito. Têm também um perfil “acabativo” e finalizam as ideias iniciadas por outras pessoas. Profissionalmente, são excelentes profissionais de produção, como cozinheiros, chefes de cozinha, assistentes de produção e até líderes desse setor.

São muito bons em acumular dinheiro e posses, podendo tornar-se pessoas de posição social elevada.

E você? É Vata, Pitta, ou Kapha?


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]