Espiritualidade

Como anda seu Estado de Espírito?

Claudia Regina Pinto
Pare 5 minutos, reflita por mais 5 minutos, respire por mais 5 minutos… Pronto!

Agora, já estaria pronto para dar a primeira tentativa de resposta para esta simples pergunta? Qual é sua resposta? Compartilhe nos comentários abaixo, o que te veio inicialmente a mente, antes de dar sequência na leitura a seguir.

Imagino que primeiramente, falaria sobre seu senso de humor neste exato momento, ou talvez diria em como se sente espiritualmente, ou emocionalmente, se está com bons ou maus pensamentos, cansado ou cheio de vitalidade. Talvez você responderia qualquer coisa de qualquer jeito, apenas para sair da situação de ter que responder a algo que nunca parou para pensar, exatamente, no seu sentido mais amplo.

Bem, fique tranquilo, relaxe, pois nem sempre encontramos este tipo de pergunta que nos leva a uma reflexão mais profunda. Mas, por outro lado, comece a refletir sobre sua importância, pois entrar em contato com esta questão significa começar uma busca mais introspectiva e terapêutica de si mesmo, em um processo de autoconhecimento, de perguntas e respostas com seus próprios devaneios da alma, do espírito e da matéria física diante das suas realizações e seus feitos.

Se há mais ou menos 3 anos me fizessem esta pergunta, acreditem, na ocasião, também não saberia responder. Após alguns, não foram suficientes para me levar a tal questionamento e sem a busca ter sido persistente, talvez hoje também viesse um grande vazio diante desta reflexão ou uma resposta mecânica como a que sempre damos superficialmente para o mundo externo. Mas, a vida nos leva a buscar respostas e na ânsia que sempre tive de saber mais, buscar mais e compreender mais, quero compartilhar com vocês como entendo hoje esta questão na minha vida e na dinâmica também aprendida através do conhecimento oracular do Tarot que aprendi e o quanto entender a Carta do VERBO me alimenta diariamente e me fortalece nos passos do amanhã seguinte e me ajuda a responder de forma mais intuitiva o como anda meu Estado de Espírito.

Primeiramente, vamos entender quem é a CARTA do VERBO pelo Oráculo Alquímico.

A CARTA do VERBO pelo Oráculo é o maior símbolo de poder espiritual, repousa sobre a casa do Signo de Peixes, de maior conexão espiritual onde em sua cabeça tem a coroa, ou seja, daquele que tem a consciência de que a vida é eterna. Ela vem revestida na casa repleta de água, casa de Peixes, como ao útero que nos proporciona segurança e amor e que embala o espírito para que se sinta protegido.

O Verbo aqui representa a própria natureza humana, dentro dos reinos formados também pelo animal (pavão), vegetal e mineral com a ametista ao lado. Esta carta traz em si segredos milenares e que ficam no mais profundo inconsciente emocional do ser, por isso, carrega segredos da vida e da morte, ou seja, abertura e fechamentos de caminhos. Sempre levando o espírito ao caminho da sua verdadeira missão. O alerta, sempre quando cai esta carta no Oráculo Alquímico é que de alguma forma deve acontecer o despertar da consciência, ou seja, aconselha a pessoa a entrar em contato com seu verdadeiro EU, com sua verdadeira missão a qual seu Espírito encarnou, levando esta missão para a vida terrena, para o seu cotidiano, buscando elevar-se na matéria e não ficar preso tanto nas coisas terrenas e que prendem o seu espírito de evoluir.

Assim como está passagem, o Verbo se fez carne: (João 1:14): “No princípio era o verbo e o verbo era Deus. E o verbo se fez carne e entre nós ele habitou…”. Sem entrar em detalhes bíblicos ou de cunho religioso, mas sim falando de espiritualidade, nós também estamos aqui por um propósito maior, além dos prazeres da carne. O VERBO é palavra que faz acontecer, é ação, como na criação onde segundo Genesis 1:3, é a Palavra de Deus, o VERBO, que tudo cria: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”. Por isso, independentemente da sua crença, existe a presença de uma Energia Viva, desde o princípio de tudo, cheia de sabedoria e de possibilidade eterna da renovação.

Assim sendo, fazendo este breve relato, sobre a carta do VERBO, falar em estado de Espírito é algo que nos remete além da forma racional de entender os sentimentos puramente da forma convencional, como olhos veem, assim, não significa falar do estado meramente emocional, por exemplo “estou triste, ou alegre, com raiva, medo”, ou ainda do Estado Físico, “com dor no coração, com palpitação, dor nos músculos” e coisas deste tipo.

Mas, buscar maior compreensão sobre como anda a sua FÉ, colocar o Deus Vivo que habita em cada um de nós em ação, pois Deus está do lado de dentro de nós e não fora, fazer-se o VERBO significa entender que seu espírito tem algo a cumprir e que este precisa caminhar neste sentido, caminhando junto com as coisas práticas do dia a dia, pois da mesma forma que não dá para separar razão da emoção, não se separa matéria do espírito, fazem parte do mesmo corpo e dentro deste entendimento, a evolução do Humano em Terra está em sermos melhores dia a dia, vibrando amor e luz primeiramente a nós mesmos e depois aos nossos “irmãos” em vida.

A vida nos leva a buscar respostas!

Nesse ponto, a energia “Deus”, chame-o como você assim o conceber, está graciosa e generosamente voltando-se para o homem. Luz é um termo para homens, é vida, e contrasta com trevas, a morte eterna. Luz é algo novo, que contrasta com a ideia de antiguidade expressa por “no princípio” e no princípio Deus fez a Carne (nossa matéria) para que o espírito humano evolua.

Observar então como está seu estado de espírito, significa também atentar-se para as necessidades do mesmo, dando maior forma a tudo o que você faz e realiza com o olhar mais espiritualizado do que materializado (bens, consumos, ter, obter). E, cabe também nesta esfera, não apenas um olhar rígido, de severo doutrinamento religioso, pois religião e espiritualidade são conceitualmente bem diferentes, já que a Religião foi concebida pelos Homens. E onde tem o poder humano, também tem aprisionamento, a espiritualidade liberta, religião defende causas, prega certo e errado e um certo moralismo com conceitos paradigmáticos, e a espiritualidade conduz o homem para a aceitação da pluralidade e diversidade, leva-o a compreender que mesmo vivendo o universo espiritual, que este pode ser conduzido com alegria, respeito ao próximo, com pensamentos positivos, em uma vida mais pautada em SER do que TER, na crença por si mesmo, do seu potencial transformar tudo pela FÉ, porque está impresso em ti desde o princípio o AMOR divino, no seu espírito, para que sua encarnação seja vivida em plenitude pela presença sempre da força maior, que vem do Criador, da Criação Humana. Basta reconhecer isto em você, enxergar esta Luz acesa, nesta chama de energia produtiva, realizadora, sempre para o BEM, e despertá-la sendo Luz, levando Luz e sendo o VERBO em ação, Deus vivo em ação.

Sendo assim, como anda seu estado de espírito?

Questões para responder a si mesmo:

Tem levado com espiritualidade sua ousadia, seu futuro, sua maneira de manipular a vida, seus relacionamentos, sua saúde, sua disciplina, seu trabalho, seu ego e sua personalidade, sua comunicação, seus conhecimentos, suas conquistas matérias, suas guerras, seus recomeços…

Tem sido o VERBO em Ação e encaminhado seu estado de espírito a um nível mais elevado?

Aqueles que não conhecem o propósito da sua vida, vivem uma rotina sem saber que existe algo maior do que apenas as coisas naturais. Enquanto você não descobrir o propósito do seu espírito em sua vida, você apenas existirá no mundo.

Se você ter FÉ em si, sabendo que também é uma centelha divina, vai aprender a selecionar o que ouve, não vai aceitar aquilo que as pessoas diziam sobre quem és e saber que não nasceu para ser um fracasso. A verdade mora dentro de você e não deixe que outros a conduzam. OUÇA seu espírito, é a voz de dentro falando dentro de Ti, mas não deixe que a mente o engane com falsas verdades. Para viver seu espírito, precisa despertar o SENTIR. E quem faz isso por nós é o CORAÇÃO, por isso ele é o impulso, o pulso, o sangue, a representação do AMOR, aquele que te faz estar vivo todos os dias!

Descubra sua missão e avance!

Só o autoconhecimento te guia para a evolução da consciência, para o despertar de tudo que ainda está adormecido dentro de ti… Deixe o espírito falar.

Sobre o autor

Claudia Regina Pinto

Claudia Regina Pinto

Formada em Psicologia, com Pós-Graduação em Psicodrama, MBA Gestão Pessoas. Formação como Terapeuta Holística com ênfase na Alquimia (florais Sistema Joel Aleixo), Cromoterapia, Reflexologia, Argila terapia, Mestre em Reiki, Taróloga. Atendimento Clínico, Educacional e Organizacional com desenvolvimento de Lideranças e Palestras.

Contato:

Telefones: (11) 32972597 | (11) 982089358
E-mail: [email protected] | [email protected]

Facebook:

Claudia Regina
Integração Ser