Autoconhecimento Comportamento Yoga

10 dicas de hobbies para relaxar e se autoconhecer

Em meio à correria e às exigências da vida profissional e das outras responsabilidades da vida, muitas vezes ter tempo livre é raro. E pior do que isso é ter tempo livre e simplesmente não saber o que fazer com ele… Por isso é importante que tenhamos hobbies e atividades que nos empolguem em nossa vida pessoal.

Quando resumimos nossas vidas às obrigações e responsabilidades, o estresse, a ansiedade e as cobranças tomam conta. Por isso é essencial encontrar atividades que mexam com a sua paixão, empolguem você e — mais importante de tudo — ajudem-no a relaxar e descansar no seu tempo livre.

Se você está em busca de um hobby para descansar, relaxar e se aprofundar em alguma coisa, preparamos esta lista com sugestões de 10 hobbies que você pode começar a praticar agora mesmo para cuidar de si! Confira:

1. Esporte

Qual foi a última vez que você testou os limites do seu corpo e colocou ele em prol de um objetivo que definiu? Começar a praticar um novo esporte é muito bom porque nos coloca em contato direto com o nosso corpo, com os limites dele, os prazeres e as dores de cada uma de suas partes.

Você pode começar a praticar só para brincar e se divertir, especialmente se for um esporte coletivo, como futebol, vôlei, handebol, basquete etc. Ou pode começar a praticar sério, com objetivos, metas de superação e tudo mais. Tudo depende do quanto você gostar do esporte!

Mulher arremessando uma bola para dois homens enquanto jogam vôlei de praia
Wavebreakmedia / Getty Images / Canva

2. Gastronomia

Fazer comida todo dia pode ser uma coisa bastante chata e desgastante que afasta qualquer pessoa da cozinha, não é mesmo? Por isso é que se envolver com gastronomia pode ser uma grande oportunidade para ressignificar a sua relação com as panelas, as facas e os ingredientes.

A gastronomia, quando feita no tempo livre, para relaxar, é uma atividade muito gostosa, porque envolve o tato, o paladar, o olfato e pode ser bastante imersiva, fazendo com que nos desliguemos do mundo para focar em cada detalhe minucioso da receita para que dê tudo certo.

3. Leitura

Você já conversou com leitores? Não pessoas que leem um ou dois livros no ano, mas aquelas que devoram um livro atrás do outro. Se puder, converse com alguém assim. Falando com essa pessoa, você vai entender quanta paixão um hobby como esse pode despertar em alguém.

A pessoa que é apaixonada por leitura, além de relaxar e descansar nas páginas de um livro, enriquece seu vocabulário, conhece novas culturas e histórias de vida, além de exercitar sua empatia e sua capacidade de dialogar com o próximo. Criar listas de leitura, participar de clubes de leitura… Esse é um universo à parte!

Mulher segurando um livro com as duas mãos enquanto o lê
Rahul Shah / Pexels / Canva

4. Pintura

Talvez você ache que não tem a menor aptidão para fazer uma pintura ou um desenho, talvez nunca tenha tentado ou talvez até conseguia fazer, mas esse hábito foi sendo deixado de lado… Não importa qual seja o seu caso, a pintura pode ser uma grande oportunidade para relaxar e se desenvolver.

Além de promover relaxamento e de fazer com que o seu foco fique bastante atento ao que está sendo pintado, você ainda tem a oportunidade de expressar o que pensa e sente por meio de uma arte. Além de pintar, você pode começar a apreciar artes visuais, visitar museus e exposições e por aí vai.

5. Instrumentos musicais

Muita gente desanima na hora de começar a tocar um instrumento musical porque muitos deles exigem algum tempo para que você comece a ver (ou melhor, ouvir) resultado. Quando feito no tempo livre, porém, sem pressa nem objetivos malucos, pode ser uma prática completamente imersiva e relaxante.

Se você não curte a ideia porque não se imagina tocando violão, guitarra, baixo, teclado… Que tal arriscar um instrumento diferente e singular? Imagina aprender a tocar harpa, gaita de foles, trombone e tantos outros que vão fazer você se sentir único e especial!

6. Escolha um curso

Não quer se envolver com instrumentos musicais ou pintura, esportes não são para você, muito menos gastronomia? Sem problemas! Por que você não abre o site de alguma instituição que ofereça cursos e simplesmente resolve se arriscar em algo que você nunca imaginou que faria?

Quem sabe não nasce aí em você um ceramista, um massagista, um fotógrafo, um locutor, um escritor… Enfim, as opções são infinitas, na mesma proporção que as ofertas de cursos — e olha que hoje, com a internet, você pode experimentar tudo isso do conforto da sua casa!

7. Novo idioma

Aprender um novo idioma pode ser uma experiência estressante para muita gente, especialmente se esse aprendizado é feito mais por necessidade e obrigação do que por vontade. Mas pode ser uma atividade muito enriquecedora e relaxante para muitos, e vai saber se esse não é o seu caso!

Se a ideia de aprender idiomas mais comuns, como inglês, espanhol, francês e italiano, não atrai você, que tal “chutar o balde” e começar umas aulas de romeno, de norueguês ou de árabe? Às vezes, fazer algo simplesmente porque quer, não porque precisa, é bastante libertador!

Mulher sentada no tapete com as pernas cruzadas segurando seu notebook com vários livros ao seu redor
Christina Morillo / Pexels / Canva

8. Pesca

Este é um hobby clássico para quem está precisando relaxar! Sentar com a sua vara de pescar diante de um lago e pacientemente esperar que os peixes se manifestem pode soar tedioso para muita gente, mas pode ser bem relaxante e um combate à ansiedade para outros.

Se o que você precisa é de um hobby que não exija pressa e que o permita ao mesmo tempo relaxar e trocar dois dedos de prosa com um amigo ou familiar, a pesca pode ser o passatempo que estava faltando na sua rotina. Então dê os primeiros passos nessa atividade!

9. Yoga

A yoga é uma ótima maneira de relaxar e, de quebra, conhecer mais sobre si e sobre o seu próprio corpo. Como envolve técnicas de meditação e de controle da respiração, você certamente vai sair mais relaxado de uma prática de yoga. Além disso, as exigências físicas das posturas vão ajudar a melhorar sua flexibilidade, por exemplo.

O yoga é o hobby perfeito para quem está buscando um passatempo que una o relaxamento do corpo e da mente. E para aqueles que se empolgarem mesmo, é possível avançar do nível simples de iniciante e começar a explorar posturas mais complexas e que exigirão mais foco, dedicação e concentração do praticante.

Mulher praticando Yoga em cima de uma pedra com vista para o oceano enquanto o sol está poente
Nathan Cowley / Pexels / Canva

10. Coleção

Que tal começar uma coleção? Não importa sobre o que seja essa coleção; desde que ela faça sentido para você, pode ser uma grande maneira de ocupar o seu tempo livre, definir metas, pesquisar e realmente investir um bom tempo da sua vida para construir algo e entender sobre o assunto.

Não importa se você decide colecionar selos, carros, discos de vinil, livros, souvenirs de viagem ou qualquer outra coisa, o importante é quanto essa atividade vai ser relaxante e envolvente para você. Só se lembre de não gastar mais dinheiro do que pode para cuidar da sua coleção e acabar se complicando…

Você também pode gostar

Encontrar um novo hobby pode ser bastante desafiador, mas é extremamente necessário para que possamos descansar e cuidar da nossa vida pessoal em nosso tempo livre. Por isso encontre um passatempo que faça sentido para você e vá em busca de se envolver!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br