Autoconhecimento Yoga

Como tirar o Yoga do tapetinho?

yoga
Mudra Yoga
Escrito por Mudra Yoga
Muito se fala por aí sobre Yoga e os seus inúmeros benefícios. Porém a maioria das pessoas que pratica Yoga não tem a menor ideia do que realmente é o Yoga, de como essa prática milenar pode fazer parte de suas vidas em todos os momentos e não apenas naquela uma ou duas horas por semana que elas passam sobre o seu tapetinho de Yoga, seja na escola ou em suas casas.

Quando contam para alguém que estão praticando Yoga, estão querendo dizer somente que estão indo a uma escola duas ou três vezes por semana, para fazer exercícios que vão lhes proporcionar uma melhor postura física, um pouco mais de saúde, talvez dormirem melhor, ficarem mais alongadas e flexíveis, reduzir a ansiedade, tomar mais consciência das partes do seu corpo, se sentirem mais relaxadas e descansadas no final de um dia de trabalho. Tudo isso é verdade e é maravilhoso, mas o verdadeiro Yoga é muito mais do que apenas isso!

yoga

Quando definimos Yoga como uma filosofia de vida, estamos querendo dizer que o verdadeiro Yoga vai muito além de posturas físicas que proporcionam saúde e bem-estar. Ou se definirmos Yoga como união entre corpo mente e espírito, precisamos entender o que isso realmente representa. Afinal, como podemos sentir que isso é verdadeiro dentro de nós? Não temos como permanecer vinte e quatro horas por dia lembrando que temos um corpo, uma mente e um espírito e que os três precisam se manter juntos, presentes no aqui e agora, unidos e vibrando em perfeita sintonia. A correria da vida não nos dá esse tempo. São tantos estímulos externos que recebemos o tempo todo, tantos desejos e sonhos a realizar, tantos objetivos e metas a conquistar, tantas questões complexas para resolver, que se torna inviável manter um estado de Yoga o tempo todo.

Mal a aula acaba e cada um ali presente já se apressa a olhar o celular, responder as mensagens no whatsapp, no messenger, no telefone, olhar a agenda de compromissos, trocar de roupa correndo e sair a mil para cumprir os compromissos da vida diária. E não tem nada de errado com isso, pois a vida é assim.

Então, vem a pergunta: como tornar o Yoga uma verdadeira filosofia de vida presente em todos os momentos? Nas horas em que nos deparamos com as questões práticas da vida, sejam elas boas ou ruins, não vamos parar tudo e fazer um Asana, cantar um Mantra e executar um Pranayama, mesmo que fizéssemos isso, não resolveria os problemas. Então, o que fazer para tirar o Yoga de cima do tapetinho ou do seu tecido (no caso do Aerial Yoga) e levar essa prática para o seu dia a dia? Como levar essa prática para fora do tapetinho, para nos auxiliar nas questões práticas da vida?

yoga

Para responder essa pergunta, primeiro precisamos entender o que é Yoga em sua essência. Asanas, Pranayamas, Mudras, Mantras e Meditação são apenas algumas das ferramentas utilizadas para alcançarmos o verdadeiro objetivo.

O verdadeiro estado de Yoga só será alcançado quando conseguirmos nos reconectar com a nossa essência, com a nossa felicidade plena, que está além de coisas e pessoas. Pois a verdadeira felicidade é a nossa natureza primordial, ela já é nossa desde o momento em que respiramos pela primeira vez, desde o momento em que choramos pela primeira vez, desde o instante do nosso nascimento. Só precisamos remover o véu que a encobre e nos faz pensar que temos que procurar a felicidade no lado de fora, quando ela já está dentro de nós.

 

E para que isso aconteça, é necessário basearmos as nossas vidas e todas as nossas ações em um conjunto de valores éticos e morais, que no Yoga são conhecidos como Yamas e Nyamas, onde os Yamas se referem à nossa conduta ética e moral com relação aos outros e os Nyamas se referem aos cuidados e postura que devemos manter com relação a nós mesmos.

Os Asanas servem para fortalecer o nosso corpo e nos tornar mais resistentes diante das dores e adversidades. Os Pranayamas ensinam o controle da respiração nos permitindo manter também um maior controle sobre as nossas emoções. Os Mantras nos ajudam a manter o foco e a concentração. A Meditação nos conduz aos estados de paz, serenidade e conexão com a nossa essência.

yogaPortanto tudo o que conhecemos como sendo o Yoga, na verdade, são braços do Yoga, são ferramentas valiosas para construirmos um caminho seguro para a nossa evolução espiritual. Porém convém ter sempre em mente que sem valores éticos e morais todos os demais atos de nada valem.

Concluindo, para tirar o Yoga do tapetinho e aplicar na vida diária precisamos, mais do que tudo, embasar as nossas ações, as nossas atitudes, os nossos pensamentos, em códigos de conduta com valores éticos e morais e agirmos sempre de acordo com eles. Do contrário, todas as outras práticas se mostrarão frágeis nos momentos em que mais precisarmos delas.


Você também pode gostar de outros artigos desse autor: Yoga e o pote de ouro no final do arco-íris

Sobre o autor

Mudra Yoga

Mudra Yoga

Descrição da Escola
Localizada no Coração de Porto Alegre, a escola Mudrá Yoga foi fundada em 2007 e está preparada para receber o aluno que deseja se desenvolver através da prática regular.
Temos também cursos de Formação para quem deseja fazer do Yoga sua Profissão.
Nossas Redes de Aerial Yoga são instaladas dentro dos padrões de segurança para suportar o peso do aluno que pode executar os exercícios com tranquilidade.
Com várias Professoras em nossa Equipe temos aulas em diversos horários com diferentes tipos de Yoga, tais como: Aerial Yoga, Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Nidra Yoga e Meditação.
Escolha o tipo de Yoga com o qual você mais se identifica e venha experimentar.
PS.: Temos também Aulas Regulares e Cursos de Formação em Dança Indiana.
--------
Descrição da Principal Escritora nesta Coluna
Maria Helena Lakshmi é a Escritora Responsável por esta coluna. (Outras professoras da nossa equipe também enviarão artigos para esta coluna.)
Praticante de Yoga há mais de três décadas e proprietária da Mudrá Yoga.
Formação acadêmica em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda, tendo atuado em várias agências de publicidade e propaganda em Porto Alegre. Ministrou aulas de Pesquisa Mercadológica na UNISINOS como assistente de ensino.
Escritora, com dois livros publicados, e Instrutora de Yoga com formação em várias modalidades:
- Hatha Yoga, com certificação de Cosmelli Yoga Centre e Satyananda Yoga Brasil.
- Vinyasa Flow Yoga, com certificação by Padma Hare, reconhecida pela Aliança Internacional de Yoga.
- Aerial Yoga, com certificação by Sarah Clotworthy de Aerial Yoga Brasil.
- Cursos de Meditação e Mantras, por Sivananda Yoga de Porto Alegre.
- Terapêuta Floral pelo Sistema Florais de Saint Germaim.
- Cursos de Tarot dos Deuses Hindus e Tarot das Flores.
- Viajou à Índia onde fez curso de Concentração Tântrica e experienciou vida de Ashram seguindo suas rotinas.

Contatos
Endereço da Escola
Av. Borges de Medeiros, 343 - Conj. 46
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Fone (51) 3024-0401
WhatsApp (51) 98114-4420
Contato por e-mail [email protected]
Site: www.mudrayoga.com.br
Facebook: /MudraYogaPortoAlegre
Instagram: @/mhlakshmi