Saúde Integral

Receita de suco de melão para seu autocuidado

Cada vez mais as pessoas estão ampliando o autocuidado, que está intimamente ligado à autoestima. Se antes ele se referia ao trato dos cabelos, da pele, das unhas e de outros itens relacionados à aparência, atualmente ele tem um significado muito maior e representa a atenção tanto com os aspectos físicos quanto com os psíquicos, relacionais e espirituais, fortalecendo o foco na saúde integral.

Dessa forma, é fundamental saber quais alimentos ingerir para buscar fontes de vitaminas, sais minerais, proteínas e todos os nutrientes que o organismo necessita para obter energia e disposição, prevenir-se contra doenças, manter o bem-estar, preservar a beleza e promover longevidade, aproveitando o autocuidado nesse sentido ampliado.

E para auxiliar nesse objetivo, há sucos que, além de serem muito agradáveis ao paladar, são fáceis de serem preparados, com ingredientes conhecidos e acessíveis, e se mostram verdadeiros recursos para conquistar a saúde desejada. Conheça um deles, o suco de melão. Descubra as propriedades desse fruto e como ele age no organismo. Prepare as receitas sugeridas e aprecie esse jeito refrescante de cuidar de você!

Benefícios do melão para o organismo

No dia a dia, chamamos o melão de fruta; mas, para a botânica, trata-se de uma hortaliça da família Cucurbitácea, tal qual a melancia, a abobrinha e o pepino. Com origem controversa entre pesquisadores, há registro de seu cultivo no Irã e no Egito, desde cerca de 2.500 anos antes de Cristo, embora alguns acreditem que tenha surgido na Índia e em outros locais na África. Com grande variedade cultivada em regiões semiáridas do mundo todo, esse fruto é mais ou menos esférico, com casca espessa, polpa carnosa e suculenta, sementes achatadas no centro e muita água (cerca de 80% da unidade), além de nutrientes que trazem muitos benefícios à saúde. Veja:

Um melão aberto. Ao lado, duas fatias dele. Todos dispostos sobre uma tábua de madeira.
congerdesign / Pixabay

Produz efeito diurético, pois possui bastante água. Ainda auxilia no trânsito intestinal pelo mesmo motivo e por possuir fibras e magnésio. Além disso, por conta do potássio, tem ação antiespasmódica, neutralizando contrações e dores do trato digestivo. É um hidratante natural!

Apoia a saúde do coração, equilibrando a pressão arterial e atuando contra a arritmia, principalmente graças à presença de potássio.

Ajuda no controle do peso corporal, pois apesar de fornecer uma quantidade moderada de carboidratos (açúcares), tem baixa quantidade de calorias, gordura e sódio; dá a sensação de saciedade e pode ser inserido em dietas de restrição calórica, combinado com outros alimentos e a prática de exercícios físicos frequentes. Aliás, os carboidratos são excelentes fontes de energia para começar bem o dia.

Estimula o sistema imunológico e tem ação antioxidante por possuir betacaroteno e vitamina C. Assim, ajuda a retardar o envelhecimento. Além disso, esses nutrientes contribuem para a saúde da pele e dos olhos e participam da formação de colágeno e dos ossos. Ainda facilita a formação de glóbulos vermelhos e a absorção de ferro pelo organismo.

Auxilia na prevenção de câncer e no combate à depressão, pois possui cucurbitacina B, lítio e zinco. Também ajuda a combater caspas e úlceras em função dos mesmos componentes. Além de ser benéfico para o corpo, ajuda a manter a saúde mental em dia.

Tem ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica por ser um fruto rico em flavonoides. Além disso, eles apoiam os processos reguladores do metabolismo.

Então, de um jeito simples, o consumo de melão deve ser frequente no autocuidado. Inclusive, há em torno de 60 tipos do fruto, sendo uns mais perfumados, doces e disponíveis no mercado do que outros. Além de compor saladas de frutas, saladas mistas com alimentos salgados e compotas, ele pode ser consumido ao natural. E há várias preparações rápidas de suco de melão, excelente para hidratar o organismo nos dias mais quentes. Veja as receitas a seguir.

Suco de melão com gengibre e hortelã

Aliados aos benefícios do melão, ainda se conseguem, com esse suco, aqueles relativos ao gengibre, à hortelã e à água de coco. No caso do gengibre, os gingeróis, substâncias típicas dessa raiz, possuem propriedades digestivas e ajudam no controle do diabetes tipo II.

Folhas de hortelã.
Magdalena79 / Pixabay

Quanto à hortelã, ela neutraliza o mau hálito e combate bactérias que causam cáries, pois possui propriedades antibacterianas. Além disso, um estudo (Cognitive Enhancement through Stimulation of the Chemical Senses) publicado em 2005 no “North American Journal of Psychology” identificou que o cheiro e o sabor da hortelã têm profundos efeitos nas funções cognitivas, como raciocínio, solução de problemas, julgamentos e atenção.

Em relação à água de coco, entre muitos benefícios, ela contém magnésio e potássio, que ajudam a reduzir o cansaço e o estresse e, por reidratar o organismo, diminui a fadiga e o mal-estar. Logo, potencialize seu autocuidado com esse suco.

Ingredientes: uma xícara (250 mL) de melão gelado em cubos sem casca, uma colher (chá) de gengibre ralado, cinco a sete folhas de hortelã lavadas e 150 mL de água de coco.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser acrescente açúcar, mel ou adoçante a gosto; porém, dependendo do tipo de melão, não há necessidade. Não é necessário coar ou passar por peneira. Saboreie imediatamente!

Suco de melão com amora

Ao juntar a amora no suco de melão, obtém-se resveratrol, um flavonoide antioxidante que reduz a ação do hormônio angiotensina, responsável pelo aumento da pressão arterial, e potencializa a produção do óxido nítrico, hormônio que induz a vasodilatação. Essa fruta é rica em ferro (incomum nas frutas), importante na circulação sanguínea. Além disso possui vitaminas A e E, importantes nos cuidados com a pele seca. Também possui carotenoides, que ajudam a equilibrar a síntese de melanina, que é uma defesa natural da pele contra a ação solar e, ainda, retarda o branqueamento dos cabelos. Vale lembrar que o melão, apesar de muito rico, possui pouca vitamina E, ácido fólico, ferro e cálcio. Logo, o suco tem uma complementaridade de nutrientes. Experimente para um autocuidado abrangente!

Amoras suspensas pelos seus talos.
S. Hermann & F. Richter / Pixabay / Eu Sem Fronteiras

Ingredientes: duas xícaras (250 ml) de melão gelado sem casca em cubos, a mesma medida de água filtrada ou mineral sem gás e sete amoras.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva num copo alto. Não é necessário coar ou passar por peneira. E pelo fato de as amoras também serem doces, tanto açúcar quanto mel ou adoçante podem ser dispensados. Se preferir, pode incluir um cubo de gelo. Aproveite essa delícia!

Suco de melão com kiwi e maçã verde

Quando se inclui kiwi no suco de melão, entre muitos benefícios, consegue-se uma rica fonte de ácido fólico que atua na formação de glóbulos vermelhos e reduz os teores da toxina homocisteína, ajudando a prevenir doenças cardíacas. Ainda, obtêm-se altos níveis de zeaxantina e luteína, que contribuem para proteger a degeneração macular (visão) causada pela exposição excessiva à luz azul.

Maçãs verdes empilhadas.
Jenö Szabó / Pixabay / Eu Sem Fronteiras

Em relação à maçã verde, essa fruta possui minerais como cobre, ferro, potássio e manganês, que aceleram o metabolismo. Também contém vitamina K, que atua como anti-hemorrágico, favorece a cura de feridas e ajuda a evitar sangramentos na gengiva. Assim, ao agrupar essas três frutas, o suco potencializa o autocuidado com o organismo.

Ingredientes: uma xícara (250 ml) de cubos gelados de melão sem casca, a polpa de três kiwis maduros, meia maçã verde picada em cubos com casca, uma xícara (250 ml) de água filtrada ou mineral sem gás, açúcar, mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Não precisa coar ou passar por peneira. Sirva num copo alto ou em duas taças de vinho com cubos de gelo. Aproveite essa preparação refrescante, que além de significar autocuidado com sua saúde é um carinho para o seu paladar.

Você também pode gostar

Concluindo, percebemos que o melão é um fruto importante no autocuidado, pois, além de pouco calórico, é rico em água, sendo um hidratante natural. Além do mais, possui nutrientes com impacto positivo em diversas partes do organismo, como pele, sangue e ossos. Inclusive tem vários tipos que podem ser inseridos na dieta diária in natura ou em preparações variadas, como sucos, e ainda com a facilidade de combinar com outros frutos e folhas, trazendo não só energia, boa disposição e bem-estar, como sabor agradável. Portanto aproveite tudo o que esse fruto milenar oferece e conquiste a saúde completa que você tanto deseja.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br