Energia em Equilíbrio

Conselhos orientais para a vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A cultura e as religiões orientais estão repletas de sabedorias que nós, aqui no ocidente, ainda não conseguimos aplicar na vida de maneira prática. Isso nos mostra o quanto ainda podemos aprender com essas culturas para tornar as nossas vidas cada vez mais harmônicas e equilibradas. Confira sete conselhos orientais que podem fazer a diferença no seu dia a dia:

Mundo mental – Tudo está conectado

Os cientistas ocidentais estão descobrindo com a física quântica o que os
orientais já falam a séculos: que a consciência, a mente e a matéria estão todas conectadas e fazem parte de um grande todo. Isso significa que a nossa mente e o nosso corpo é um só e uma influencia a outra diretamente. E, num nível de compreensão que vai ainda mais além, tudo no universo está interconectado.

Em outras palavras: a sua mente tem o poder de criar e influenciar tudo o que faz parte da sua realidade, incluindo todas as pessoas ao seu redor. Alguns livros de autoajuda chamam isso de poder da mente, mas para algumas culturas orientais esse já é um conceito comum há séculos. Portanto, aqui o conselho é para você observar bem os seus pensamentos e perceber como eles afetam diretamente a sua realidade. Aprenda a controlar sua mente, que sua vida mudará para melhor.

Meditação

Existem diversas técnicas e métodos de meditação espalhados pelo oriente. Seja para encontrar a paz interior, trazer a mente para focar no presente ou para aprender o controle dos pensamentos, a meditação é uma prática saudável e que pode ajudar a todos a terem uma vida mais saudável e bem vivida. Procure um tipo de meditação que combine com você e experimente essa prática oriental que faz a diferença na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Respiração

Principalmente na prática da yoga, a respiração tem uma importância essencial no bem-estar das pessoas. Aqui no ocidente, não temos o hábito de prestar atenção na respiração e acabamos respirando de forma mecânica e inconsciente. Mas no oriente, a respiração é uma prática que, quando feita com consciência e controle, afeta diretamente a saúde física. Procure saber mais sobre as práticas de respiração na yoga e veja como elas podem te ajudar a ter uma vida mais saudável.

Yoga

A prática da yoga é uma das que mais funcionam no combate ao estresse do dia a dia. Cada vez mais os ocidentais aderem a essa prática por sentirem a diferença que faz, tanto na saúde física, quanto na saúde mental e espiritual. O conselho aqui é procurar centros de yoga ou professores qualificados para fazer uma aula teste e poder sentir como os orientais encontram a paz envolvendo-se nessas práticas e estilo de vida. A yoga não se limita apenas a exercícios físicos e técnicas de respiração, mas também possui toda uma filosofia e ideais que podem ajudar a encarar a vida de forma muito mais positiva e equilibrada.

Massagem

Principalmente na Índia, a massagem tem uma importância grande na cultura deles. Além dos benefícios do corpo físico, ela também é uma forma de transmitir energia entre os envolvidos e, se feita com consciência e intenção, pode mudar totalmente o estado de espírito de uma pessoa. Experimente tipos diferentes de massagens, seja para receber, ou também para tentar aplicar em outras pessoas.

Alimentação natural

No oriente, os principais ingredientes da culinária são naturais e todos têm algum benefício para a saúde. Siga o exemplo dos orientais e utilize mais ingredientes naturais em seus pratos e menos produtos industrializados e cheios de conservantes. Dê valor para o que vem da natureza e veja como a sua saúde vai responder positivamente aos seus novos hábitos alimentares.

Reencarnação

Algumas religiões e crenças orientais defendem que existe a vida pós-morte e a reencarnação na Terra. O conselho aqui é para você refletir a respeito e perceber como a crença em reencarnação pode mudar a forma como você encara a vida. Muitos hábitos prejudiciais podem ser alterados simplesmente por acreditar em uma crença dessas. Reflita sobre esse assunto e veja como a sua vida pode ganhar uma postura muito mais espiritual daqui para frente. Namastê!


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]