Autoconhecimento Relacionamentos

Dar e Tomar – Lei Sistêmica

Paola Mingardo
Escrito por Paola Mingardo

Com certeza essa lei foi a mais desafiante de compreender, pois ela é absurdamente profunda e requer atenção e transformação.

Quando a ouvi pela primeira vez, ela me causou muita estranheza. De cara, lembrei daquela frase: “Amar é fazer o outro feliz”, que eu ouvi a minha infância e adolescência como católica.

Casal de beijando em frente ao pôr-do-sol no mar. Ambos estão carregando suas bicicletas,

Então pensei: como assim?

Até o dia que conheci a constelação familiar, o outro sempre foi mais importante e maior que eu, então, para compreender essa lei teria que mudar todos os meus conceitos de vida e de alma, isso ia trazer e trouxe um trabalhão.

Essa lei trata da verdadeira verdade em nossa alma, dos motivos que nos movem. Você pode pensar: como assim? Tá maluca?

Eu te explico.

Menina se equilibrando em uma pequena mureta com o sol no horizonte.

Muitas vezes o que fazemos pelo outro, é para:

  1. Nos mostrar como bonzinhos, para gerar sentimento de orgulho;
  2. Para nos mostrar maiores, tipo “olha como eu sou grande, fiz isso para ele…”. Orgulho de novo;
  3. Para manipular. “Eu faço tudo por você (se fazendo de vítima), você não consegue fazer isso por mim?
  4. Para controlar. “Eu faço o seu prato de comida e aí eu sei o que você está comendo, eu pago o seu Uber e sei para onde você está indo”.
  5. Desviar o foco dos nossos problemas. “Tenho tanta dor na minha alma que prefiro olhar para a dor do outro, me ocupar com isso do que olhar para dentro, olhar para a minha dor”.

Talvez tenha muitos outros motivos, mas o mais importante é perguntar para a sua Verdade: “o que eu quero fazendo isso para ele(a)?”

Nas relações, em que você e o outro têm o mesmo tamanho, como na amizade, no namoro ou casamento, a relação só gera verdadeiramente crescimento e parceria quando se dá 50% e recebe 50%. Eu ganho e o outro ganha, eu aprendo e o outro aprende.

O que me despertou o desejo de escrever esse texto foi uma dor absurda no calcanhar, fui estudar e recebi a seguinte informação: “Os seus pés estão te levando aonde realmente você quer ir?”

Quanto da minha alma não caminha com verdade?

Então eu decidi que meus pés só irão me levar aonde meu coração realmente quiser. Será trabalhoso, pois é algo novo, preciso apreender, ainda sei muito pouco dessa Paola de verdade, mas com certeza, a partir de hoje, em cada passo dado eu estarei indo para um lugar muito melhor.


Você pode gostar de outros artigos dessa autora. Confira também: A Segunda lei sistêmica.

Sobre o autor

Paola Mingardo

Paola Mingardo

Sempre tive o desejo de ajudar e fui aprendendo como melhorar a arte da ajuda, estudando, treinando, sendo mãe, empresaria, esposa, e hoje depois de conhecer as constelações familiares, me coloco disponível para o campo, acredito que a Energia Criativa do Universo aproxima quem está em sintonia então muitas vezes posso contribuir para mais um passo no crescimento.

Telefone: 11 99990-5147
E-mail: [email protected]
Facebook: Paola Mingardo
Instagram: @paolamingardo