Autoconhecimento Comportamento

Sol: fonte de energia vital

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Só há uma estrela no céu que brilha durante o dia e desaparece durante a noite: o Sol. O protagonista do sistema solar, que nomeia a parte do universo na qual vivemos, é essencial para a existência de vida no planeta Terra. Plantas, animais e seres humanos dependem do astro. Planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira cósmica giram ao redor dele. O Sol é o equilíbrio e a razão da vida.

Para a humanidade, o Sol é um objeto de adoração. O brilho e o calor que emanam do astro já foram características consideradas divinas, levando ao surgimento de deuses que seriam a própria representação do Sol. O povo egípcio acreditava que Rá era o deus Sol. Os gregos defendiam que Hélios era a divindade que representava o amanhecer dos dias. Na mitologia celta, Sol era o deus Lugh.

A adoração do Sol pelos primeiros povos do mundo baseava-se nos efeitos que o astro promove na Terra. Além de definir o início de um novo dia, o Sol também é essencial para o desenvolvimento de plantações, sendo essencial para a ocorrência de chuvas e para o fornecimento de energia para a flora. O Sol é essencial para o equilíbrio da fauna e da flora, mas também traz benefícios para os humanos. A seguir, você irá conhecer cada um deles.

Benefícios do Sol para as pessoas

Imagem de um casal homem e mulher de mãos dadas olhando para o por do sol. Eles estão em uma montanha.
Imagem de StockSnap por Pixabay

1) Fornecimento de vitamina D

A vitamina D é um componente essencial para o corpo humano. É a partir dela que o corpo absorve o cálcio nos ossos e nos músculos, sendo essencial no combate do raquitismo e da osteoporose. Alimentos como leite, manteiga e salmão fornecem 10% do total de vitamina D que uma pessoa precisa, enquanto o Sol é responsável por fornecer os outros 90%.

2) Regulação do sono

O corpo humano reconhece o período de permanecer acordado (vigília) e o período de dormir (sono) a partir da luz e da escuridão. Sendo assim, tomar sol é o que permite que seu corpo reconheça que está na hora de acordar e de recuperar as energias. Por outro lado, quando anoitece, seu corpo entende que está na hora de repousar.

3) Aumento dos níveis de serotonina

Serotonina é o nome de um hormônio que promove a sensação de bem-estar no corpo humano. Uma pessoa que sofre de depressão ou que está passando pelo período pré-menstrual produz menos serotonina do que uma pessoa que não vive essas condições. A exposição ao sol, no entanto, pode contornar esse problema, já que ele estimula a produção de serotonina pelo corpo.

Imagem de uma mãe segurando e levantando o seu filho no colo. Ao fundo a luz brilhante de um lindo por do sol.
Imagem de Vânia Raposo por Pixabay

Como aproveitar os benefícios do Sol

Os benefícios do Sol podem trazer muito bem-estar e uma melhor qualidade de vida para quem sabe como aproveitá-los. Agora, você vai aprender quais são as formas mais seguras de usar o Sol para o seu bem!

1) Banho de sol

O banho de sol é essencial para regular o ciclo de sono, aumentar os níveis de serotonina e a disposição, e absorver vitamina D. Porém, existe um momento certo do dia para essa atividade.

No mínimo três vezes na semana, você deve tomar um banho de sol de 15 a 20 minutos, antes das 10 horas da manhã. Nesse período, você não deve utilizar protetor solar, porque ele impede a absorção de vitamina D.

Em outros casos, se você estiver na praia e quiser tomar sol, o protetor solar não pode ser dispensado. Embora o Sol apresente muitos benefícios, a exposição exagerada e desprotegida aos raios solares pode causar queimaduras, manchas e no futuro, câncer de pele.

2) Meditação

Se você estiver passando por um momento de dificuldade, sem forças para enfrentar a rotina, uma meditação vai te ajudar a absorver a energia do Sol. Escolha um dia em que o Sol esteja aparecendo no céu!

Vá para um lugar aberto e de olhos fechados, direcione sua cabeça para o Sol. Inale todo o ar que conseguir, sentindo o calor do astro percorrer todo o seu corpo e o levando até o estômago. Exale com muita calma, esvaziando o ar do tronco. Repita o exercício três vezes, sem pensar nos problemas que estão te perturbando. Assim, você terá absorvido toda a positividade do Sol!

Imagem de um casal homem e mulher. Eles estão se beijando em frente ao mar em um lindo por do sol. Ao lado um banco de ferro compõe a imagem.
Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay

3) Água solarizada

Supondo que você gostou da técnica de meditação para absorver a energia do Sol, mas não tem como realizá-la, há outra opção. A água solarizada é capaz de te hidratar e de te energizar ao mesmo tempo!

Ao ingerir uma água potável que foi exposta aos raios solares, você irá levar a energia do Sol por todo o seu corpo, equilibrando todos os seus pontos energéticos. Se você quiser evocar um tipo específico de energia, deve recorrer a uma garrafa com cores diferenciadas. Aprenda todos esses detalhes!

Cada cor de garrafa evoca um tipo de energia: vermelho, sexualidade e energia; amarelo, criatividade e raciocínio; laranja, coragem e autoestima; verde, tranquilidade e equilíbrio; azul, paciência e serenidade; índigo, pureza e proteção; violeta, misticismo e conexão com o divino e rosa relaciona-se ao afeto e à união.

Você também pode gostar

Pense qual tipo de energia você quer na sua vida e escolha uma garrafa de vidro que tenha a cor associada a esse conceito, ou envolva uma garrafa de vidro transparente com um papel celofane que tenha esse tom. Encha a garrafa com água mineral e deixe exposta ao Sol por uma hora, no período das 8hs às 10hs ou às 15hs.

Ao consumir a água energizada por um período de um mês, você irá sentir a fluidez de energias pelo seu corpo. É importante pontuar que a validade da água energizada é de uma semana. Aproveite!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]