O estresse ou “stress” (em inglês), é uma expressão oriunda da física para definir a tensão e o desgaste que estão expostos os materiais. Segundo estudos, estima-se que esta expressão foi utilizada pela primeira vez pelo médico húngaro naturalizado canadense, Hans Selye em 1936, para definir o desgaste do ser humano diante das adversidades da vida.
Já a resiliência, na física, se refere à propriedade que são dotados alguns materiais, para acumular energia ou submetidos ao estresse sem ocorrer rompimento e voltar ao seu estado natural. Alguns exemplos: o elástico, materiais utilizados na construção de pontes, prédios construídos em locais que podem sofrer impactos de terremotos, ou até mesmo a vara de salto do atleta, entre outros.
Estar resiliente é ter planejamento de vida, enxergar e transformar as adversidades em oportunidades, para tudo existe um começo, um meio e um fim… E acima de tudo ter flexibilidade e sabedoria para poder lidar com as surpresas da vida.
O Coaching é um processo que pode auxiliar nesse caminho de construção e desenvolvimento da resiliência, assim como um planejamento para vida pessoal, profissional, de times e empresas.
Uma expressão que eu particularmente gosto muito e conclui bem esta experiência é a seguinte: “Calma! É aos poucos que a vida vai dando certo”.
Vamos em frente!