Autoconhecimento Coaching

Flexibilidade para a saúde e o bem estar

Sergio Giavoni
Escrito por Sergio Giavoni
Estes termos utilizados para explicar a condição moderna da saúde do homem, foram emprestados da física.

O estresse ou “stress (em inglês), é uma expressão oriunda da física para definir a tensão e o desgaste que estão expostos os materiais. Segundo estudos, estima-se que esta expressão foi utilizada pela primeira vez pelo médico húngaro naturalizado canadense, Hans Selye em 1936, para definir o desgaste do ser humano diante das adversidades da vida.

shutterstock_192037562-2O estresse é inerente e natural do organismo, como reação aos motivos estressores do dia a dia ao qual somos submetidos. Esses motivos podem ser positivos (um novo emprego, casamento, um novo lar, um projeto desafiador, uma tese de mestrado, etc.), ou seja, aquilo que nos dá prazer e exige uma dedicação extraordinária, ou motivos que podem ser negativos que nos causam surpresas desgastantes (uma perda, excesso de trabalho, duras rotinas, fazer o que não gosta por muito tempo, etc.).

Já a resiliência, na física, se refere à propriedade que são dotados alguns materiais, para acumular energia ou submetidos ao estresse sem ocorrer rompimento e voltar ao seu estado natural. Alguns exemplos: o elástico, materiais utilizados na construção de pontes, prédios construídos em locais que podem sofrer impactos de terremotos, ou até mesmo a vara de salto do atleta, entre outros.

A psicologia passou a utilizar o termo resiliência como a capacidade e habilidade de um indivíduo de voltar ao equilíbrio mais fortalecido, após momentos estressantes, traumas ou crises profundas. text
Todo ser humano tem seu grau de resiliência. Estudos apontam que a resiliência, hoje tão avaliada em processos de perfil comportamental, pode ser aprendida e aprimorada de uma forma cognitiva, pois estamos sempre no nosso limite e nas situações de adversidade temos condições de descobrir que o nosso potencial é ilimitado. Para o desenvolvimento da resiliência são necessárias mudanças efetivas nos comportamentos apoiadas em crenças como: otimismo, propósito, autocontrole, autoconhecimento, autoconfiança e relacionamento interpessoal.

Estar resiliente é ter planejamento de vida, enxergar e transformar as adversidades em oportunidades, para tudo existe um começo, um meio e um fim… E acima de tudo ter flexibilidade e sabedoria para poder lidar com as surpresas da vida.

O Coaching é um processo que pode auxiliar nesse caminho de construção e desenvolvimento da resiliência, assim como um planejamento para vida pessoal, profissional, de times e empresas.

Uma expressão que eu particularmente gosto muito e conclui bem esta experiência é a seguinte: “Calma! É aos poucos que a vida vai dando certo”.

Vamos em frente!

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
[email protected]
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni