Nutrição

Dicas para controlar a vontade de comer doce

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

É muito difícil encontrar uma pessoa que não goste de doce. Os doces fornecem energia ao organismo, estimulando assim a produção de hormônio ligado ao bem-estar, ou seja, vinculamos o doce a ideia de felicidade. O prazer é tão grande que queremos sempre mais e mais.

O problema é que essas bombas calóricas são cheias de gorduras e estão entre as piores vilãs de qualquer dieta.

Segundo a endocrinologista Cintia Cercato, o exercício físico é o maior aliado para reduzir o apetite por doces. Ao praticar a atividade física, as pessoas tendem a diminuir a vontade de comer alimentos gordurosos. Mas essa não é a única saída para controlar essa vontade excessiva por doces.

Aqui estão algumas dicas de como controlar esse vício:

Não pare tudo de uma vez

Quem gosta sabe muito bem o quanto é difícil parar de comer tudo de uma vez, por isso vá com calma. Comece comendo doces por cinco dias na primeira semana, depois diminua para três dias na semana seguinte, até atingir o objetivo de comer um por semana. Se você é viciado e possui problemas alimentares, é recomendado que pare com o açúcar de uma vez.

Beba pouco líquido

Durante as refeições, evite beber tanto líquido. A presença da comida no organismo faz com que nos sintamos satisfeitos e misturar água pode fazer com que a fome volte mais rápido. Procure comer devagar e mastigar bastante os alimentos, assim o seu organismo ficará satisfeito e sem vontade de comer qualquer tipo de doce.

Evite contato com os doces

Quanto mais você evitar ver um doce, melhor é. Sabe aquele ditado que diz, “o que os olhos não veem, o coração não sente?”, faça isso com os doces. Tire de vista e procure não tê-los em casa, isso vai ajudar muito.

Horário para as refeições

É muito importante que organismo continue funcionando para buscar fonte de energia, para isso, se alimente de três em três horas, com pequenas refeições.

Coma o chocolate meio amargo

O chocolate amargo tem menos calorias, a quantidade de açúcar é menor e ele também possui antioxidantes. Tome cuidado para não ultrapassar 10% do consumo de doces em uma dieta alimentar, tudo o que é em excesso não faz bem.

Faça exercícios físicos

Se você quer ser saudável, não adianta, vai ter que mexer o corpo e sair do sedentarismo. Procure fazer atividades físicas, o exercício diminui a abstinência por doces e alimentos gordurosos, pois serotonina é o hormônio responsável pela sensação do bem-estar.

Tomar café da manhã

shutterstock_259697936Uma das refeições mais importantes é o café da manhã. Logo de manhã o nosso organismo precisa de energia e deixá-lo de lado pode aumentar a vontade de comer doce.

Tente ficar calmo

Doces fazem com que você se sinta feliz, calmo e é por isso que procuramos comer tanto quando estamos ansiosos ou estressados. Por isso, tome cuidado com a ansiedade, procure praticar atividades de relaxamento e deixe o doce de lado.


  • Texto escrito por Letícia Espíndola da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]