Nutrição Saúde Integral

Você conhece a cenoura roxa? Confira os seus inúmeros benefícios

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Durante a Páscoa e nas fábulas com coelhos, uma leguminosa torna-se mais popular do que normalmente é. As cenouras laranjas são conhecidas por serem o alimento preferido dos coelhos, mas elas surgiram para homenagear o príncipe holandês Guilherme I de Orange, responsável por promover a independência do país. Isso significa que nem sempre as cenouras foram laranjas? Sim!

Até o final do século XVI, as cenouras eram roxas, podendo aparecer algumas amarelas ou brancas. O pigmento que prevalecia nas plantações de cenoura era a antocianina, que produz a cor roxa ou azul nas plantas. Sendo assim, qualquer cor diferente de roxo era uma mutação na genética da cenoura.

Quando as cenouras laranjas passaram a ser cultivadas, a partir de uma combinação de cenouras mutantes brancas e amarelas, a leguminosa tornou-se mais adocicada e com mais polpa. Nas cenouras roxas, a polpa alaranjada fica apenas no centro da leguminosa, como se a cor da casca invadisse as laterais internas do alimento.

A boa notícia é que as cenouras roxas ainda podem ser encontradas em alguns mercados. A má notícia é que não é possível fazer um bolo de cenoura roxo, já que a antocianina se torna marrom quando é aquecida.

Mas os benefícios da cenoura roxa vão muito além da cor do alimento. A seguir, descubra quais são as melhores vantagens que seu organismo irá aproveitar se as cenouras roxas fizerem parte da sua alimentação!

Imagem de cenouras de cores diferentes: amarela, laranja e roxa.
Direitos autorais : beats1

Benefícios da cenoura roxa

1) Ação antioxidante

Por ser uma fonte de betacaroteno, a cenoura roxa é um potente antioxidante para o organismo. As vantagens desse componente para o organismo são o fortalecimento da imunidade, o efeito anti-inflamatório e o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

2) Ação digestiva

Outra característica importante da cenoura roxa é a presença de fibras em sua composição. Elas são responsáveis por promover a sensação de saciedade para o organismo, impedindo que uma pessoa coma além do que ela é capaz de digerir. Com as vitaminas A e C, também presentes no tubérculo, é possível digerir gorduras com mais facilidade.

Imagem de uma bandeja redonda feita de cerâmica e dentro dela algumas cenouras roxas que foram colhidas recentemente,
Direitos autorais : Irina Kryvasheina

3) Rica em vitamina A

A vitamina A, além de auxiliar no processo de digestão, é uma fortalecedora para o organismo. A saúde da retina dos olhos, dos dentes, dos ossos e da pele é garantida com a ingestão regular de cenoura roxa.

4) Controle dos níveis de açúcar no sangue

Como a cenoura roxa não apresenta amido em sua composição, ela não irá se transformar em glicose quando for digerida pelo corpo. A ingestão desse alimento em detrimento de outros que apresentam amido, como a batata, será uma forma de controlar os níveis de açúcar no sangue.

5) Redução do colesterol ruim

Um vez que a cenoura roxa apresenta vitaminas responsáveis por digerir gorduras, esse alimento é essencial no combate ao colesterol ruim. É um auxílio essencial para as pessoas que precisam reduzir os níveis de LDL, mas não pode ser o único meio para controlar esses números.

Imagem de uma bandeja com cenouras roxas já cortadas. Ao lado um copo pequeno de com suco da cenoura roxa.
Direitos autorais : nakedking

Receita com cenoura roxa

Uma receita simples e nutritiva para fazer com cenoura roxa é a cenoura roxa com mel.

Ingredientes:

5 cenouras roxas;
1 colher de sopa de manteiga;
1 colher de sopa de mel;
½ xícara de água;
suco de ½ limão siciliano;
um punhado de folhas de salsinha.

Você também pode gostar

Modo de preparo:

Com um descascador de legumes, corte tiras de todas as cenouras roxas. Use uma frigideira para derreter a manteiga e acrescente as tiras. Tempere com sal e pimenta do reino para cozinhar durante dois minutos.

Coloque o mel, o limão e a água, cozinhando até que as cenouras estejam macias, sem perder a crocância. Quando o líquido da frigideira reduzir, você terá uma calda extra para as cenouras. Despeje as cenouras em um prato com as folhas de salsinha e derrame o molho por cima!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]