Alimentação consciente Nutrição

Açúcar: um doce perigo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O consumo de açúcar é cada vez mais estimulado em nossas vidas. São iguarias deliciosas, refrigerantes, doces e uma série de outros alimentos que são repletos de açúcares. Aliás, não seria absurdo afirmarmos que se tratam de “açúcares aromatizados de alimentos”, de tão doces que são. Mas sejamos francos: é uma delícia um suco bem docinho no final da tarde ou um café quente numa manhã gelada! O problema é que essas delícias têm seu custo – que vão muito além do bolso.

Na maioria dos casos, os adultos têm um interesse menor por doce do que as crianças. Quem de nós não trocaria um prato de comida por uma caixa de bombom na infância? É verdade que o doce continua delicioso, mas não é tão essencial como já foi um dia para o nosso paladar.

Embora muito saboroso, nós precisamos ter cuidado ao ingerir açúcar, principalmente as crianças.

Se você não tem nenhuma restrição de saúde quanto ao consumo de açúcares, é importante destacarmos que esse texto não prega que os doces sejam abolidos de sua dieta. Até porque as frutas, alimentos extremamente saudáveis, têm um tipo de açúcar também. Porém, o que defendemos é uma moderação no consumo do alimento, obtendo, assim, a energia e outros benefícios sem causar danos ao nosso corpo. E quando se trata de crianças, o cuidado deve ser redobrado.

white granulated sugar and refined sugar on a gray background

Seguem abaixo algumas dicas para os adultos orientarem as crianças sobre o consumo de açúcar. É importante frisar que as orientações são para os adultos repassarem, afinal, para uma criança nada é mais importante do que o momento presente, não existe o amanhã e tudo deve ser aproveitado na hora. Confira as dicas:

  • As frutas e sucos são ótimos para a nossa saúde, desde que não sejam industrializados. Se possível, procure ingerir as bebidas e polpas preparados de forma natural, sem conservantes.
  • Refrigerantes e outras bebidas doces são uma delícia, mas busque se hidratar com água mineral. Além de ser mais saudável, nada melhor para matar sua sede do que uma água gelada.
  • Doces são ótimos para o paladar, porém, o mesmo não vale para os dentes. Vá ao dentista regularmente e utilize adequadamente escova e fio dental.
  • O mel é natural, mas é um açúcar também. Então, vale a atenção quanto ao ganho de peso e à moderação na sua ingestão.
  • Hora da sobremesa? Nada de bolo, pudim ou sorvete. Busque adquirir o hábito de comer frutas frescas no dia a dia.

Você sabia que o açúcar também pode ser considerado uma droga? Saiba mais no site: Como o açúcar pode ser mais viciante do que as drogas.


Escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]