Saúde Integral Terapias Florais

Edward Bach: vida e obra

Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel


“A saúde é uma herança nossa, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo e isso não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos”, Dr. Edward Bach.

 

Edward Bach, o desenvolvedor do método de cura através das essências florais, nasceu na pequena cidade de Moseley, Inglaterra, em 24 de setembro de 1886. De saúde delicada, já em criança demonstrava um grande amor e interesse pela natureza. Tinha um grande senso de humor, um forte poder de concentração e uma profunda intuição.

Aos 16 anos conclui seus estudos. Aos 17 anos, alistou-se no Corpo de Cavalaria de Worcestershire. Assim, teria oportunidade de lidar com animais e passar mais tempo em contato com a natureza. Aos 20 anos, após seu pai se oferecer para pagar seus estudos, Edward ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham. Especializou-se em bacteriologia (1913), imunologia e saúde pública (1914). Após formar-se, casou-se com Gwendoline Caiger e começou sua carreira médica em um pronto-socorro em Londres.

Na I Guerra Mundial cuidou de 400 leitos no Hospital Universitário, pois sua frágil saúde não o habilitava ao combate. Percebeu como os pacientes reagiam diante da enfermidade e como esta reação afetava o seu curso. Notou que nem sempre o mesmo tratamento curava o mesmo problema; viu ainda que remédios eficazes para certas doenças não curavam outras e que pacientes com temperamento parecido costumavam melhorar com o mesmo medicamento. Estas observações levaram-no a concluir que, no tratamento de doenças, a índole tinha mais importância que o corpo físico.

Sua esposa, falece em abril de 1917, de difteria. Ele se casou pela segunda vez com Kitty Emmeline Jane Light e tiveram uma filha. Nesta época avançavam os estudos sobre imunologia. Seu trabalho o levou a pesquisar e descobrir diversas vacinas.

Bach costumava a trabalhar mesmo não se sentindo bem, o que acabou acarretando-lhe uma severa hemorragia em 1917. Após ter sido operado para retirar um tumor, os médicos lhe deram apenas três meses de vida. Saiu do hospital antes de obter alta e começou a pesquisar incansavelmente uma vacina melhor para doenças crônicas. Conforme o tempo foi passando, Bach descobriu que estava mais forte e saudável, e concluiu que é importante o equilíbrio emocional na cura das doenças, pois um interesse absorvente, um grande amor ou um objetivo são fatores decisivos para a saúde.

Deixa seu cargo no Hospital Universitário e abre um consultório, onde atende pobres sem cobrar. Inicia-se na Maçonaria e em 1919 ingressa no Hospital Homeopático de Londres. Nessa época, descobriu um método de vacina oral com resultados surpreendentes, que seria conhecido mundialmente na Homeopatia como os “Nosódios de Bach”.

Procurava separar as pessoas por grupos que possuíssem comportamento e temperamento similares, e que além do mais padecessem das mesmas doenças.

O Dr. Bach era respeitado pelos médicos de toda a Europa, sendo um profissional bem sucedido tanto como clínico como pesquisador. Porém, em 1930, obedeceu a sua intuição, renunciando à fama e ao prestígio. Separou-se de sua segunda esposa, pouco antes de abandonar Londres e partir para o campo em busca de novos remédios naturais que pudessem elevar as vibrações da personalidade, corrigindo o desequilíbrio emocional que gera a doença.

Em maio de 1930, ao caminhar pela manhã pelo campo, Bach verificou que muitas flores tinham gotas de orvalho sobre as pétalas. Percebeu que o sol, incidindo seus raios, poderia extrair o substrato curativo da flor. Experimentou em si mesmo o extrato vegetal recolhido de algumas plantas, constatando seus efeitos.

Como o método de extração através da coleta do orvalho era muito trabalhoso, intuiu que se poderia extrair das pétalas o extrato vegetal colocando as próprias flores em uma cuba de vidro contendo água pura e deixando-as expostas ao Sol por algumas horas, antes que murchassem.

Em 1934 fixa residência na vila de Sotwell, em uma casa chamada Mount Vernon. Em seus escritos, enfatizou a responsabilidade dos pacientes em analisar suas próprias vidas para achar as causas das moléstias. Para ele, os problemas espirituais e emocionais levariam à doença física.

Foi um trabalho árduo e estafante para estabelecer o sistema completo dos florais, pois Bach sofria muito com cada essência que experimentava em si mesmo. Isto foi enfraquecendo sua saúde e seus auxiliares acompanharam seus esforços sobre-humanos.

Em 1936, escreveu a seus colaboradores: “Minha tarefa está cumprida; minha missão neste mundo está terminada”. Faleceu 26 dias após escrever esta carta, em 27 de novembro, aos 50 anos.

 

FONTES

“Our founder, Dr. Edward Bach” – <http://www.bachcentre.com/centre/drbach.htm>. Acesso: 19/03/2015.

“Who was Dr. Edward Bach” – <http://www.bachflower.com/dr-edward-bach/> . Acesso: 19/03/2015.

“Edward Bach” – <http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Bach>. Acesso: 19/03/2015.

“Quem foi Dr. Edward Bach” – Em: <http://www.grupoessence.com.br/dr-edward-bach/>. Acesso: 19/03/2015.

“A Vida de Dr. Bach” – Em: <http://www.essenciasflorais.com.br/biografia-vida-de-dr-bach/>. Acesso: 19/03/2015.

Imagem Edward Bach: Google Images <http://www.starremedies.nl/images/e/edward_bach.jpg>. Acesso: 14/04/2015.

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel