Energia em Equilíbrio Yoga

Entrevista com Ananda Schmitz: a história de quem teve sua vida transformada pelo Yoga

Yoga woman meditating in warrior pose relaxing outside on beach at sunrise. Female yoga girl working out training in serene ocean landscape. Lanikai beach, Oahu, Hawaii, USA.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Conversamos com Ananda Schmitz, que é instrutora de Yoga no Rio Grande do Sul. Ela nos conta como a prática do Yoga pode trazer benefícios tanto físicos como mentais. Confira a entrevista:

Eu sem Fronteiras: Ananda, me fale um pouco de você, onde nasceu, cresceu e mora:

Ananda Schmitz: bem, eu moro atualmente em São Leopoldo, faz 6 anos. Morei grande parte da minha vida em Capão da Canoa, mas enquanto estava lá nunca pensei que hoje estaria neste caminho. Atualmente sou instrutora de Yoga, não atuo em outra área. Para mim, é um momento muito especial, pois trabalhar com aquilo que faz parte do teu pensar e do teu respirar é uma honra. Vivo isso com a certeza que estou cumprindo meu dharma.

Eu sem Fronteiras: Como descobriu o Yoga?

Ananda Schmitz: descobri o Yoga há uns 4 anos mais ou menos. Comecei a praticar graças ao conselho da minha avó que praticava quando jovem. Na época, eu estava em uma fase desanimada e insegura com a vida. Desde a primeira aula já senti minha mente mais tranquila e mais clara em relação a mim. Essa é a minha maior gratidão em relação ao Yoga, pois ele me trouxe paz. A pratica regular me ajudou a trazer aceitação e desapego. Aceitando o que realmente sou, com mais clareza e com menos culpa.

Eu sem Fronteiras: Após um curso de formação, você também passou a dar aulas em um espaço. Como tem sido esta experiência?

Ananda Schmitz: minha intenção maior ao passar uma aula é que os alunos entendam que a pratica de Yoga não se passa apenas na sala de aula, mas sim com uma postura diante da vida, mais consciente e desapegada. Isso é o que a maioria das pessoas que praticam (ou não) deveriam entender. 

Eu sem Fronteiras: O que mudou na sua vida após o Yoga?

Ananda Schmitz: quando alguém me pergunta a respeito dos ananda_yoga benefícios do Yoga, sempre respondo que ele se adapta a tua necessidade física e mental. A pessoa tem que passar pela experiência e sentir o que o Yoga quer mostrar. Tem alunos que relatam que antes não conseguiam fazer compras em um supermercado sem ter que parar para descansar de dor nas costas, outros que sumiu a enxaqueca, a dor no ciático, a tensão nos ombros, que o intestino voltou a funcionar com regularidade… enfim. Outras pessoas que tem um propósito mais mental e espiritual me relatam que vivem menos para o trabalho e buscam coisas mais nobres para o seu autoconhecimento, que se desapegaram de situações que as incomodava antes e hoje relevam muito melhor. Outros ainda relatam que até tentam parar de praticar, mas não conseguem, pois se ficam uma semana sem ir na aula já sentem que não “funcionam” direito (risos).

Eu sem Fronteiras: O que as pessoas que praticam Yoga relatam a você?

Ananda Schmitz: hoje em dia está muito “na moda” fazer Yoga, mas acho bem legal quando coisas positivas começam a se propagar. Assim como se alimentar bem também é algo bem incentivado nos últimos tempos. O Yoga se encaixa para todos os perfis de pessoas, independente de religião, condições financeiras ou posição social. Quem pratica essa infalível ciência só agrega, se tornando mãe melhor, filha melhor, dona de casa melhor, cristã melhor, ou hare krshna.

Eu sem Fronteiras: Como o Yoga pode ajudar as pessoas que tem uma rotina estressante?

Ananda Schmitz: hoje, mais do que nunca, precisamos mudar nossos ananda___ pontos de vista e nos abrir para o novo a cada dia. Acreditando mais em nosso potencial e nos nossos sonhos. Para isso, precisamos caminhar mais para dentro de nós e acreditarmos que as respostas estão no nosso interior. A cada dia as pessoas tem se distanciado do seu ser e se aproximado das expectativas do outro, isso faz com que nos tornemos mais limitados e menos verdadeiros, além de gerar infelicidade e estresse. Por isso, o Yoga é uma grande ferramenta onde podemos nos encontrar e nos tornarmos um ser completo.


Entrevista realizada por Angelica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]