Comportamento Incensos

Incenso de Ananda para limpeza e equilíbrio energético

Imagem de uma janela sem cortina e um parapeito. Nesse parapeito interno dois vasos com velas acesas e um incenso de ananda no incensário sendo queimado.
Allison Christine / Unsplash
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma pessoa que deseja fazer uma limpeza espiritual em si ou em um ambiente procurará por incensos que cumpram essa função. Geralmente, eles são uma vareta produzida a partir de uma erva aromática, cuja queima lenta produz uma fumaça perfumada e cheia de boas energias.

Embora muitas pessoas conheçam incensos de alecrim, de lavanda, de citronela, entre outros, existe uma variedade muito especial desse instrumento de purificação energética. O incenso de Ananda não é feito com somente uma erva, e ele representa muito mais um conceito do que um aroma específico.

Mas que conceito seria esse? Ananda não é uma planta ou uma flor. Na verdade, é um estado de consciência. Para o hinduísmo, essa expressão significa êxtase, ou uma felicidade suprema. Além disso, é uma das três características do Absoluto, que são: Sat (realidade), Cit (consciência) e Ananda (beatitude).

Dessa forma, Ananda é o estado de consciência que uma pessoa atinge ao alcançar o maior nível de evolução. Nesse ponto, ela já se sente completa e feliz e não se rende a possíveis desejos que antes a consumiam. Então, o incenso de Ananda é uma forma de incorporar esse conceito e estimulá-lo em cada pessoa a partir de uma mistura de ervas aromáticas.

Para que serve o incenso de Ananda?

O incenso de Ananda pode ser composto de ervas e resinas como cânfora, mirra, arruda, alfazema, pinho e benjoim. É a reunião desses aromas que pode levar ao sentimento de amor, de completude e de felicidade que o estado de espírito Ananda caracteriza. Porém, há outros benefícios que esse incenso traz para uma pessoa.

Para que uma pessoa se sinta plena e feliz, as energias que fluem por ela devem estar equilibradas. Assim, o incenso de Ananda serve para alinhar os centros de energia de um corpo (chakras), promovendo o fluxo energético e filtrando a negatividade que pode ter se acumulado ao longo do dia. Se você quer restaurar o seu equilíbrio, esse é o incenso ideal para a sua mente.

Imagem de uma caixa de incenso de ananda, ao lado um incensário com um incenso sendo queimado e ao lado um suporte redondo com tampa contendo alguns incensos apagados.
Michu Đăng Quang / Unsplash

Outra funcionalidade do incenso de Ananda é a promoção do relaxamento. Uma vez que o melhor estado de espírito que podemos ter é o de paz e de tranquilidade, as ervas escolhidas para esse instrumento, como a alfazema e a cânfora, permitem que você respire melhor e reduza os seus níveis de estresse. Também é possível verificar a estabilização dos batimentos cardíacos, combatendo a sensação de ansiedade.

Ao permitir que a fumaça do incenso de Ananda se espalhe pelo ambiente, você estará promovendo um equilíbrio das energias do espaço e o alinhamento dos chakras de todos os indivíduos presentes nele. É importante, no entanto, que você tenha certeza de que nenhuma das pessoas irá se incomodar com o aroma do incenso que, por conter cânfora, pode ser um pouco mais forte do que os outros.

Como utilizar o incenso de Ananda

Se você não vê a hora de adquirir o seu incenso de Ananda para ter uma vida plena e mais equilibrada, está na hora de aprender quais são as maneiras de utilizar esse instrumento e o que pode potencializar o efeito dele. Confira!

A primeira forma de aproveitar o poder do incenso de Ananda é por meio da dissipação da fumaça pelo ambiente. Com essa técnica, você irá afastar as energias negativas que se acumulam até nos cantos mais escondidos da sua casa ou do seu escritório.

Imagem de vários palitos de incensos dispostos em um grande incensário de madeira colocado sobre uma mesa de fundo branco.
Albuu Design de Álbuns / Unsplash

Para realizá-la, você só precisa acender o incenso, até que ele comece a queimar, e caminhar com ele por todo o local, deixando as janelas abertas. Conforme a fumaça se espalhar pelo ambiente, você deve mentalizar boas energias, paz, equilíbrio e amor, garantindo que somente as boas vibrações estejam presentes.

Por outro lado, se você quer que o incenso de Ananda aja sobre você especificamente, o melhor a fazer é acendê-lo e, segurando-o pela ponta mais fina, contornar todo o seu corpo, da cabeça aos pés, três vezes. Então, deixe que a fumaça te encubra e diga em voz alta o que você deseja para ter uma vida mais feliz.

Para ajudá-lo a traduzir o seu desejo de ter uma vida mais equilibrada e ativar o estado de consciência Ananda, você pode proferir a oração quântica da felicidade e do amor. Veja como ela é!

Oração quântica da felicidade e do amor

“Sou feliz! Sou alegre! Sou realidade! Sou o retrato da mais constante felicidade.
Todos os dias sinto a intensidade da vida nascer em mim. Meus pensamentos transbordam em plenitude de alegria.

Eu me amo! Eu me aceito! Eu me amo do jeito que eu sou! A minha alma é feliz!
A vida sorri para mim a todo instante. Estou em plena sintonia com o meu ser.

Eu irradio felicidade: dou risadas, vibro, canto, bato palmas, pulo, abraço, grito, corro, deito em meu leito e agradeço por ser a pessoa mais feliz do mundo.
Agradeço por esse sentimento tão profundo. Sou feliz! Sou feliz! Sou feliz! Tenho tudo o que sempre quis!

Sou paz! Sou alegria! Sou felicidade! Sou a mais perfeita e inspiradora realidade!
Sou o caminho para o amor. Sou o sucesso para o sonhador. Sou aquilo que todos estão à procura.

Sou o retrato da mais pura ternura. Sou a felicidade! E agradeço pelo meu estado de bem-aventurança e serenidade.
Gratidão!”.

Você também pode gostar

Ter uma vida plena e feliz é possível para todas as pessoas e ainda mais fácil para quem aposta no poder do incenso de Ananda. Se você tem como objetivo alcançar esse estado de consciência, trazer mais equilíbrio para um ambiente ou simplesmente se sentir bem com quem você é, traga o incenso de Ananda para a sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]