Convivendo Mindfulness

“Free the Mind” – Documentário sobre Mindfulness

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O que acontece quando um neurocientista se encontra com um dos líderes religiosos mais respeitados do mundo, o Dalai Lama? Esse é o ponto de partida da história de como o neurocientista Richard Davidson e os seus estudos entraram no campo do “mindfulness”.

Mindfullness, traduzido em português como “atenção plena” ou “consciência plena”, é uma técnica que normalmente utiliza meditação para reduzir o estresse e tratar outros problemas psicológicos. Diferentemente de outros tipos de meditação, ela não está ligada a uma religião específica, por isso é utilizada por muitos psicoterapeutas. O conceito de atenção plena vem do budismo, mas pode ser estudado e praticado por qualquer pessoa. A prática consiste em trazer a consciência para o momento presente, aceitando os pensamentos, sentimentos e sensações como estão agora, do jeito que são.

Voltando ao professor Richard Davidson, a história dele mudou quando ele conheceu o Dalai Lama. O líder religioso o incentivou a fazer pesquisas, com o mesmo rigor científico do mundo acadêmico, em praticantes de meditação. Richard já tinha feito estudos sobre depressão e ansiedade, então decidiu encarar o desafio proposto. Parte desses estudos viraram um documentário chamado “Free the Mind”.

mindfulness No documentário, vemos a aplicação do mindfullness em três pacientes: dois soldados veteranos da guerra do Iraque e uma criança que sofre com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). A partir dessas experiências, questões foram levantadas, como: o que é a consciência? Como ela se manifesta no corpo e no cérebro? É possível modificar o funcionamento do cérebro apenas com pensamentos?

Em casos como o de soldados veteranos e crianças com TDAH, o sofrimento é intenso e, em muitos casos, leva a um fatídico suicídio. Por mais que existam terapias e remédios para esses casos, muitas pessoas ainda não encontraram uma saída para seus transtornos psicológicos. E é nesse ponto que o mindfullness parece ter sido uma nova saída para eles. Assista ao documentário, veja como a ciência tem se aproximado de práticas como a meditação e entenda como isso pode ajudar muitas pessoas.

O documentário “Free The Mind” está disponível na Netflix desde dezembro de 2016 e também pode ser encontrado em sites e lojas que disponibilizam este tipo de produto.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]