Nutrição Vegetarianismo

Feijoada vegetariana

Imagem de uma cumbuca com feijão preto para o preparo da feijoada vegetariana.
Sergii Koval / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Não é segredo para ninguém que a feijoada é um dos pratos mais populares e celebrados do Brasil. Preparada a partir da mistura de feijões pretos com vários tipos de carne de porco e de boi, esse marco gastronômico é acompanhado ainda por farofa, arroz branco, couve refogada, laranja fatiada e a tipicamente brasileira caipirinha.

Recentemente esse prato vem sendo reinterpretado e adaptado. Uma versão bastante saudável dessa iguaria brasileiríssima é a feijoada vegetariana. Além de ser uma alternativa menos calórica — um prato convencional de feijoada completa pode chegar a mil calorias! —, é uma opção que contempla os paladares ovolactovegetarianos de pessoas que não comem carne, mas se alimentam de outros produtos de origem animal, como ovos e laticínios.

Ao contrário da versão tradicional do prato, a feijoada vegetariana tem baixo teor de gordura. Isso acontece devido à substituição das carnes de porco e de boi por ingredientes mais saudáveis, como beterraba, cogumelo, cenoura, abóbora, batata, tofu e inhame. Ao priorizar legumes e vegetais, a feijoada vegetariana reduz (e muito!) as calorias do prato sem que ele perca em sabor!

Caso não queira utilizar apenas legumes, você pode acrescentar a queridinha dos veganos e vegetarianos: a proteína de soja! Além de ser uma grande fonte de proteínas, esse alimento tem em sua composição ácidos graxos saturados e insaturados, muitas vitaminas e aminoácidos. Também conhecido como “carne de soja”, esse ingrediente apresenta alta digestibilidade e absorção pelo organismo, evitando aquela sensação desagradável de “estufamento”.

Outro benefício dessa releitura da feijoada tradicional é o menor teor de sódio de sua composição. Esse mineral, bastante presente em alimentos com altas quantidades de sal, pode provocar doenças como hipertensão e agravar problemas cardíacos.

Abaixo, confira uma receita muito fácil e saudável de feijoada vegetariana que você pode reproduzir em casa! Com as medidas indicadas, você levará aproximadamente 1h30 para preparar, e servirá cerca de 10 porções. Além da feijoada, capriche nos acompanhamentos! Arroz, couve refogada, farofa, uma rodela de laranja, caipirinha… Abuse da criatividade!

Feijoada vegetariana

Ingredientes:

1 kg de feijão preto cozido;
2 cebolas bem picadinhas;
½ xícara de óleo para refogar a cebola;
2 berinjelas médias cortadas em pequenos cubos;
1 pimentão vermelho fatiado;
1 pimentão amarelo fatiado;
100 g de vagem fatiada;
2 cenouras grandes cortadas em pequenos cubos;
4 batatas grandes cortadas em pequenos cubos;
2 cubos de caldo de legumes;
1 lata de salsicha vegetal cortada em fatias;
300 g de proteína de soja desidratada grande;
3 folhas de louro;
300 g de queijo provolone defumado cortado em pequenos cubos;
Sal a gosto.

Imagem de uma linda e saborosa feijoada vegetariana disposta em uma cumbuca de barro sobre uma mesa.
Geraldo José Garcia / Pixabay

Modo de preparo:

Coloque em uma panela a cebola e o óleo para fritar. Na sequência, adicione os cubinhos de caldo de legumes e todos os vegetais fatiados em pequenos cubos. Deixe-os refogando por alguns minutos. Para ajudar no cozimento, você pode adicionar, se quiser, ½ xícara de água.

Assim que os vegetais estiverem com uma consistência “al dente”, acrescente o feijão cozido, as salsichas vegetais fatiadas, a proteína de soja desidratada e as folhas de louro. Acrescente sal a gosto.

Tempere conforme preferir. Você pode usar uma colher de chá de páprica (doce ou picante) para trazer um elemento picante ao prato. Outro tempero coringa é a cúrcuma (também conhecida como açafrão-da-terra). Graças ao seu sabor terroso e levemente apimentado, ela garantirá o realce dos sabores no preparo, em especial o da proteína de soja. Mas cuidado para que sua feijoada não fique muito condimentada!

Você também pode gostar

Deixe os ingredientes ferverem por alguns minutos. Nessa etapa, o feijão vai absorver o sabor dos vegetais, do louro e dos temperos que você acrescentar.

Após o cozimento, retire a panela do fogo e adicione o queijo provolone defumado em cubinhos. Mexa de leve para que o queijo se misture à feijoada.

Agora é só servir e saborear!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]