Nutrição Nutrição Infantil

Os segredos e os benefícios de uma alimentação antroposófica

Juliana Avella
Escrito por Juliana Avella

Muitos me perguntam em relação ao meu livro, meu trabalho ou em minhas consultorias: Mas o que é exatamente esta tal “Alimentação Antroposófica”?

Segundo Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia: ​”​Não comemos para ter em nós este ou aquele alimento, mas sim para podermos desenvolver em nós as forças que triunfem sobre o alimento”.

É exatamente isso, que a Antroposofia na alimentação nos traz. Através das descobertas do que cada alimento, cada ingrediente de uma receita pode nos trazer de benefícios, é que nós os escolhemos para ingerir ou ofertar aos nossos filhos.

Que mãe no mundo, não quer o melhor para o seu filho?

Eu, como mãe, educadora, escritora e incansável pesquisadora, costumo dizer que meu trabalho vai além de uma simples receita, mas se apropria dos embasamentos, explicações e conhecimentos para que determinada receita leve à criança o melhor que a natureza e o universo pode oferecer a ela.

Posso dizer que o grande diferencial no caminho desta alimentação, é o respeito ao ser humano, ao organismo, aos nutrientes e a composição de cada alimento em sua natureza além é claro, da adequação de tudo isso em cada fase de desenvolvimento, diante de cada temperamento, de acordo com cada estilo de vida e necessidades especiais de cada pessoa.

A marca registrada da Alimentação Antroposófica é a Individualidade!

Meu pediatra e consultor Dr. Aranha, costuma dizer que “​Não existe uma dieta geral para um bebê ou uma pessoa, mas que cada individuo deve encontrar a sua, aquela que mais se adequa com seu organismo, seu estilo e seu temperamento. E cada mãe deve descobrir o melhor para o seu bebê, à partir de uma orientação adequada”.

Com certeza, partindo de uma consciência alimentar bem estruturada, conhecendo bem os alimentos e seu próprio organismo, cada um é capaz de alcançar a sua dieta especial e ​cada​ ​mamãe fará isso também com maestria para o seu bebê.

shutterstock_210432649Minha grande missão, nesta padronizada atualidade, é estimular as mamães, papais e cuidadores o resgate da alimentação natural. Enxergando o natural não só do alimento in natura, mas da descoberta do que cada alimento pode trazer de benefícios e malefícios ao corpo de um pequeno bebê, sem esquecer é claro, de que um preparo cuidadoso e delicado com amor de mãe, faz toda a diferença.

A própria natureza nos presenteia com ingredientes que ao invés de trazer saúde, podem surtir efeitos contrários ao organismo de uma criança, se ela não estiver preparada para digeri-lo e consequentemente, absorver o que deve ser absorvido.

Para se ter uma ideia, uma ingestão ilimitada de um determinado ingrediente ainda na gestação, pode trazer ao mundo bebês alérgicos. Uma oferta precipitada de proteína, seja ela vegetal ou animal, pode trazer problemas digestivos e gástricos precocemente a uma criança.

Devemos lembrar além de tudo, que os alimentos que chegam ao nosso prato, não tem a mesma qualidade do que antigamente.​ Infelizmente, o próprio homem tem manipulado tanto a nossa natureza, que está acabando por adoecer toda uma população​, por isso, para nos tornarmos o senhor de nosso organismo, devemos escolher conscientemente esta alimentação, a começar pelos bebês.

Tendo isso em mente, arregasse as mangas, pesquise, tome a sua saúde e a do seu filho de volta em suas mãos, oferecendo a ele um destino diferente!

Sobre o autor

Juliana Avella

Juliana Avella

Juliana Avella é Arte Educadora de formação, pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, mas foi ser mãe do Cauã e do Enzo o que a transformou em uma pessoa apaixonada pela vida e pela arte de cozinhar e nutrir seus dois filhos.

Do desejo e da curiosidade de pesquisar o que seriam as melhores escolhas para a alimentação dos seus pequenos, nasceram o livro Papinha Sem Medo, com lançamento em Setembro de 2015, e o Blog NutriFilhos.com, em que, com o embasamento científico da Antroposofia e com a consultoria de profissionais de saúde, compartilha dicas, receitas e informações com outras mães, pais, cuidadores e todos aqueles interessados em alimentação infantil saudável e, acima de tudo, saborosa.

Site: www.nutrifilhos.com
Contato: [email protected]
Facebook: facebook.com/NutriFilhos
Twitter: @NutriFilhos
Instagram: @NutriFilhos
Telefone: (11) 98336-4545