Incensos

Incenso de Massala

Imagem de fundo cinza e em destaque temos um incensário com um incenso de massala aceso, algumas flores espalhadas sobre a mesa e um pote de ferro.
Vetre Antanaviciute Meskauskiene / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O incenso é um produto aromático que, ao ser queimado, produz um forte aroma que permeia todo o ambiente. É utilizado para fins aromáticos, fisioterápicos e religiosos. Além disso, está presente no mundo desde o Antigo Egito, tendo registros pioneiros também na Índia. Hoje, os melhores incensos do mundo são os japoneses e os indianos.

Um dos mais poderosos incensos indianos é o de massala, que significa “mistura de ervas, especiarias e aromatizantes” e é caracterizado pelo seu aroma floral suave e delicado; em contrapartida, é tão forte e intenso que fixa no ambiente.

Sua composição é mais pura, com menos ou quase nada de concentração de carvão, sendo substituído pela resina e pelo pó de sândalo. Com isso, tem uma fumaça leve e suave, além de ter um tempo de queima mais longo, que gira em torno de 1 hora devido à sua massa mais espessa e irregular.

A energia emanada por esse incenso colabora para diminuir a negatividade de um local ou de uma pessoa e ajuda a intensificar as qualidades de cada signo do zodíaco. A recomendação é que esse incenso seja utilizado em meditações ou com o objetivo de ajudar a alcançar experiências espirituais novas.

Para que serve o incenso de massala?

Por ter um aroma suave, esse incenso pode ser utilizado em terapias, pois ajuda a acalmar e a trazer relaxamento corporal. Há, entretanto, um alerta: é de extrema importância que o incenso seja comprado em um local confiável, que venda produtos naturais e de boa qualidade. Os de má qualidade são cheios de produtos derivados do petróleo e do carvão, os quais podem prejudicar a saúde.

Imagem de um incensário com um incenso de massala aceso. Ao lado do incensário uma pequena estátua do Buda com as duas mãos sobre a boca.
Anke Sundermeier / Pixabay

Se você sente que o ambiente está pesado ou que alguma pessoa ao seu redor está com uma energia ruim, a massala é um ótimo harmonizador energético. Uma de suas características é diminuir a negatividade.

Para a meditação, esse incenso é uma ótima escolha, pois auxilia a entrar no clima zen e ajuda a trazer tranquilidade, concentração e equilíbrio.

Como utilizar o incenso de massala?

O ideal é que o incenso seja fixado verticalmente em um incensário, aceso pela ponta livre e tenha liberdade para ser queimado por completo. Também é recomendado utilizar um incenso por vez e nunca misturar dois ou mais aromas diferentes em um mesmo ambiente, afinal o cheiro é algo que interfere na energia.

Imagem de um incensário sobre uma mesa de madeira. Nele está sendo queimado um incenso de massala. Ao lado dele, uma pedra pequena na cor marrom.
Franck Barske / Pixabay

Além disso, em qualquer ambiente pode ser utilizado um incenso, pois essa prática ajuda na harmonia local e espiritual. Atenção, porém, pois o produto não é indicado para bebês ou idosos devido ao fato de que a fumaça pode prejudicar a saúde frágil desses indivíduos.

É impressionante como um produto pequeno pode nos trazer tantos benefícios, não é mesmo? O incenso de massala pode ajudar a erguer a espiritualidade, trazer tranquilidade e espalhar boas energias no ambiente. Ademais, tem a cheirosa vantagem de deixar um aroma agradável no ar.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]