Espiritualidade Incensos Sem categoria Zen

Incenso de citronela — Tudo sobre o incenso repelente

Imagem de fundo preto e em destaque uma mesa de madeira e sobre ela um incenso de citronela sendo queimando. Ele está disposto em um incensário de madeira na cor bege claro.
Arno K972 / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O incenso é um objeto produzido a partir de ervas aromáticas dispostas em uma vareta que se desfaz com o calor, liberando uma fumaça perfumada. Ele pode ser produzido com uma série de aromas, e cada um deles traz benefícios distintos. Enquanto uns trazem calma e clareza aos pensamentos, outros podem trazer mais ânimo e felicidade.

Há incensos para todos os gostos e todos os olfatos. Porém, entre eles, há um que apresenta características bastante especiais: o incenso de citronela. Se você é uma pessoa que costuma viajar para o campo ou mora perto de uma área com muita vegetação, deve saber que citronela é um ingrediente que funciona muito bem para afastar pernilongos e mosquitos. É um repelente natural contra esses insetos.

A citronela pode ser acrescentada em sprays, produtos de limpeza, pulseiras e até difusores aromáticos. Um uso que ainda não é tão disseminado é o da citronela na forma de incenso. Se você não sabia que era possível unir esses dois elementos, preste atenção à continuação do artigo e encante-se com os benefícios do incenso de citronela!

Imagem de cinco panelas com símbolos chineses desenhados, dentro delas vários incensos de citronelas sendo queimados e saindo muita fumaça.
Pexels / Pixabay

Para que serve o incenso de citronela?

O incenso de citronela é um importante aliado para quem deseja viver em um ambiente perfumado, purificado e que estimule apenas bons pensamentos. A seguir, aprofunde-se nos benefícios que ele traz e saiba por que você deveria tê-lo na sua casa!

1) Benefícios do incenso de citronela para o corpo

O aroma liberado pelo incenso de citronela tem a capacidade de remover as impurezas presentes no ar. Ao fazer isso, ele permite que as pessoas respirem melhor, com mais leveza. Isso faz com que elas se sintam mais calmas e mais concentradas na atividade que desenvolvem, agindo como um motivador.

Além dessa característica, o incenso de citronela libera um perfume antidepressivo, podendo auxiliar alguém que sofre de ansiedade ou tem muitos pensamentos negativos ao longo do dia. É importante, também, que essa pessoa procure auxílio médico caso esses sentimentos sejam frequentes.

2) Benefícios do incenso de citronela para a mente

Para que uma pessoa se sinta bem, não basta que a saúde física dela esteja em dia. Na verdade, a maneira como ela se sente mentalmente é essencial para definir como irá enfrentar a rotina. Energias negativas a seu redor podem comprometer seriamente essa motivação.

Nesse sentido, o incenso de citronela é um auxílio fundamental para renovar as impurezas energéticas que tomaram conta das vibrações de uma pessoa ou de um espaço. Ele irá filtrar as energias negativas, além de completar o ar do ambiente com boas vibrações, que poderão ser sentidas até mesmo pelo olfato.

3) Benefícios do incenso de citronela para o ambiente

Os principais benefícios do incenso de citronela estão associados ao poder que eles podem exercer em um ambiente. Como a citronela é um repelente natural bastante conhecido, o incenso dessa planta tem o poder de afastar os insetos desagradáveis que costumam nos visitar de vez em quando, garantindo paz e tranquilidade em um espaço, mesmo que ele seja campestre.

Além de afastar mosquitos, o incenso de citronela também é responsável por combater o mau cheiro em um lugar. Espaços que ficaram fechados por muito tempo, nos quais foram preparadas frituras ou que receberam algo que não tinha um aroma muito bom podem ser transformados ao se acender um incenso de citronela, que irá neutralizar os odores incômodos.

Imagem de fundo amarelo e em destaque vários incensos de citronela queimando.
Paul Henri Degrande / Pixabay

Como utilizar o incenso de citronela

Depois de adquirir o incenso de citronela, você deve procurar por um apoio para ele. Pode ser feito de madeira, cerâmica, metal ou qualquer outro material, desde que seja grande o suficiente para abrigar todas as cinzas que cairão conforme o incenso estiver sendo queimado.

O incenso pode ser aceso com fósforo ou isqueiro, o que for mais fácil para você. Coloque a chama na parte mais grossa dele e aguarde até que esteja queimando. Se o fogo apagar, acenda novamente. Assim que a fumaça começar a ser liberada, o que pode demorar um pouco, coloque o incenso no apoio destinado a ele.

Agora que você já sabe como acender um incenso, é só entender como você pode utilizá-lo. O primeiro jeito é apostar nesse objeto para promover a limpeza do seu corpo e da sua mente, purificando as suas energias. Para isso, pegue a vareta pela ponta mais fina e faça movimentos circulares com o incenso ao redor do seu corpo, mentalizando boas energias.

Imagem de uma mão masculina segurando vários incensos acesos de citronela.
Truthseeker08 / Pixabay

Você também pode gostar

Se você quer promover uma limpeza no ambiente, afastar os insetos ou os maus odores, basta caminhar com o incenso pelos cômodos que deseja purificar, deixando que a fumaça passe por cada canto desse lugar. Lembre-se de deixar as janelas abertas, de tomar banho antes do processo e de vestir roupas limpas, de preferência brancas.

O incenso de citronela é um instrumento que pode trazer tranquilidade, uma respiração melhor, a purificação de um ambiente, energia para as tarefas do cotidiano e um repelente natural contra os indesejados mosquitos. Experimente utilizá-lo e veja como ele fará diferença no seu bem-estar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]