Incensos

Incenso de Sálvia Branca — Conheça esse poderoso aroma!

Imagem de um incensário e dentro dele um incsenso de sálvia sendo queimado. Ao lado do incensário vários tipos e tamanhos de pedras na cor branca complementam a decoração.
Jurate Buiviene / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No Egito antigo, na Pérsia, na Babilônia e na Índia, entre outras civilizações, o incenso era usado em cerimônias religiosas, fúnebres e em rituais místicos, além de outras finalidades.

Da mesma forma, também foi um dos presentes oferecidos a Jesus Cristo, quando de seu nascimento, pois os Três Reis Magos reconheciam no bebê o próprio Deus e, portanto, ele era digno de receber tal presente destinado às divindades.

Utilizado em praticamente todas as religiões, o incenso tem propriedades aromáticas que perfumam e harmonizam o ambiente, inclusive podendo ser usado para fins terapêuticos. Contudo ele foi alvo de polêmicas recentes devido à sua composição, que pode conter agentes nocivos à saúde.

Apesar disso, a produção mundial não para, principalmente na Índia, e alguns são bastante artesanais e feitos à base de flores, ervas, especiarias e sem derivados de petróleo, de forma bem natural e orgânica, que contrariam a insalubridade apontada.

Uma das plantas usadas para a fabricação de incensos é a secular sálvia branca. Saiba por que ela é uma das escolhidas!

A sálvia branca (Salvia apiana)

O nome sálvia vem do latim (“salvea”) e significa purificação. Essa planta de folhas de cor verde acinzentada nasce principalmente em regiões semiáridas e é muito aromática.

Enquanto muitas plantas morrem sob temperatura inferior a 50ºC, a sálvia branca se desenvolve em temperaturas similares a essa marca e absorve energia solar e água, pois gera uma grande quantidade de óleos essenciais que a protegem do calor, mantêm sua hidratação e dão o seu perfume.

Imagem de cinco incensos finos de sálvia sendo queimados dentro de um incensário.
Daniela Mackova / Pixabay

No estado da Califórnia, nos Estados Unidos, nas áreas muito quentes e áridas, ela tem um ótimo ambiente para se desenvolver e os povos indígenas nativos a cultuam há séculos, por atribuírem a ela o poder de purificar o corpo, os ambientes e os objetos pessoais. Ela promove uma verdadeira limpeza energética, sendo considerada uma erva sagrada, até usada atrás da orelha como amuleto de proteção e de boas energias.

Contudo ambientes mais frios ou mesmo com temperaturas medianas não são favoráveis ao desenvolvimento da planta, cujas folhas muito flexíveis são ótima matéria-prima para incensos e aplicação na aromaterapia.

Para que serve o incenso de sálvia branca?

O incenso de sálvia branca é um dos incensos mais aromáticos. Pode-se fazer uso mais espiritual dele, promovendo o equilíbrio energético. Ele é especialmente benéfico para:

• remover as energias paralisadas de padrões de pensamento e de sentimentos limitantes, principalmente quando se deseja mudança;

• trazer clareza mental e discernimento, principalmente quando se tem que aplicar o raciocínio, planejar algo ou tomar uma decisão;

• libertar a mente de pensamentos negativos ou destrutivos;

• atrair a cura, principalmente quando houver alguém enfermo em casa;

• eliminar do ambiente as bactérias existentes no ar;

• purificar os campos energéticos, trazendo força e disposição para prosseguir na jornada;

Imagem de fundo preto e em destaque um incensário de madeira e dentro dele um incenso de sálvia sendo queimado. O incensário está sobre uma mesa de madeira.
Arno K972 / Pixabay

• afastar as energias ruins provocadas pelo estresse do cotidiano, principalmente se utilizado um pouco antes de dormir;

• purificar ambientes profissionais para eliminar as energias negativas e carregadas de estresse e de sentimentos e emoções desgastantes;

• “limpar” a casa e atrair felicidade, prosperidade, amor e carinho;

• proteger pessoas, objetos e ambientes contra energias negativas;

• preparar a casa para receber visitantes;

• perfumar o ambiente com aroma refrescante e agradável.

Como utilizar o incenso de sálvia branca

É importante salientar que qualquer incenso, por mais aromático e natural que seja, deve sempre ser aceso em ambiente bem arejado, para evitar que alguém alérgico a um dos componentes possa ser severamente afetado.

Com o objetivo de potencializar os efeitos do incenso de sálvia branca, principalmente no que diz respeito a purificar o ambiente e atrair energias positivas, é importante fazer um pequeno ritual, incluindo a mentalização ou mesmo uma oração sobre o que se deseja atrair ou repelir. Veja alguns exemplos:

“Que todas as energias que não são úteis e construtivas sejam liberadas de mim e deste local para que a luz divina seja recebida. Que essa fumaça leve embora do meu espaço sagrado tudo que não é benéfico. Que entre e permaneça a energia da paz e do amor puro.” Mentalize ou verbalize ao acender o incenso e algumas vezes até que ele se apague por completo.

“Peço proteção e energias positivas para esse ambiente e para todas as pessoas que dele fazem uso. Que clareza mental e compaixão tomem lugar de pensamentos conturbados e de sentimentos egoístas. Que a compreensão esteja presente nesse ambiente de trabalho.” Mentalize enquanto acende o incenso.

Imagem de um pedra e sobre ela um lindo cristal branco. Do lado direito da pedra temos quatro incensos palitos de sálvia sendo queimados e do lado esquerdo, vários incensos já queimados.
Bertrand Maret / Pixabay

“Que esta casa seja abençoada com compreensão, pensamentos elevados, felicidade, amor, carinho e prosperidade. Que todos que aqui residem ou aqui visitem sejam purificados e energizados para perceberem a dádiva de viver.” Mentalize ao acender o incenso e deixe-o na entrada da casa.

“Peço purificação do corpo, da mente e da alma desta pessoa enferma. Que as más energias sejam liberadas para que a cura se faça presente. Peço libertação deste corpo e desta mente dos agentes nocivos que contaminam essa energia e esse ambiente. Que a fumaça deste incenso chegue em forma de mensagem ao Divino e retorne como saúde.” Mentalize ao acender o incenso, caminhe com ele (cuidadosamente), começando pela porta, siga à direita, passe por todos os cantos do cômodo e saia à esquerda da porta em que entrou. Deixe o restante do incenso se esvair até o fim fora do ambiente.

De maneira idêntica e dependendo da sua situação, faça a sua mentalização, repita a sua oração preferida e mantenha um diálogo amoroso para que a purificação aconteça e boas energias possam estar presentes. Vale mentalizar com a verdade dos seus sentimentos! Deixe o incenso finalizar espontaneamente.

Concluindo, a sálvia branca (Salvia apiana) é capaz de agir energeticamente sobre as pessoas e nos ambientes, promovendo, entre muitos benefícios, o da sabedoria, essa mesma que os nativos indígenas estadunidenses preservam em seus rituais espirituais de uso da planta há muito tempo. Então, além de usufruir do aroma do incenso de sálvia branca, faça uso dele para conseguir elevação espiritual e promover purificação e proteção a você e a todos que você ama.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]