Projeto Pérolas – A arte da dança gerando autoestima e autoconhecimento
Olá, meu nome é Nira Lucchesi e sou bailarina, professora e coreógrafa há quinze anos nas danças árabes e, há oito anos realizo um trabalho com um grupo de bailarinas com Síndrome de Down, o Projeto Pérolas.
O objetivo do projeto é fazer com que estas jovens possam desenvolver suas capacidades e habilidades físicas, além de funcionais, necessárias para seu desenvolvimento biopsicossocial o que contribui, sem dúvida, para a inclusão dessas meninas na sociedade.
Em sala de aula a metodologia é mais lúdica, conscientizando a aluna na parte visual e auditiva. Já a parte técnica é feita em forma de coreografia, que nada mais é do que a repetição dos movimentos, sem perder de vista a importância de se manter a descontração no ambiente para que exista absorção do aprendizado de maneira prazerosa. As aulas têm duração de uma hora e são aplicadas uma vez por semana, além disso, as mães aproveitam este tempo para trocar experiências entre si, gerando não só uma atividade prazerosa para as meninas, mas também um momento de descontração para as mães.
Os resultados são incontestáveis! Através da dança elas passam a ter consciência do próprio corpo, desenvolvem sua criatividade e sociabilidade e trabalham a autoestima. Além disso, o Projeto participa de várias apresentações de dança, em diversos eventos, com o intuito de mostrar que é possível se desenvolver um trabalho efetivo não só em sala de aula, mas também em um contexto mais amplo.