Convivendo Danças

Inclusão social através da arte da dança

Nira Lucchesi
Escrito por Nira Lucchesi



Projeto Pérolas – A arte da dança gerando autoestima e autoconhecimento

Olá, meu nome é Nira Lucchesi e sou bailarina, professora e coreógrafa há quinze anos nas danças árabes e, há oito anos realizo um trabalho com um grupo de bailarinas com Síndrome de Down, o Projeto Pérolas.

O objetivo do projeto é fazer com que estas jovens possam desenvolver suas capacidades e habilidades físicas, além de funcionais, necessárias para seu desenvolvimento biopsicossocial o que contribui, sem dúvida, para a inclusão dessas meninas na sociedade.

malak-1Mas, como a dança pode contribuir para gerar esse desenvolvimento? Na dança, o corpo é um veículo de expressão e sentimentos, através dela podemos mostrar a capacidade criativa, motora e emocional de uma pessoa. Nesse projeto, pudemos mostrar não só as possibilidades de cada uma, mas de todo um grupo. A força e o empenho desse grupo demonstra cada vez mais o poder transformador da arte.

Em sala de aula a metodologia é mais lúdica, conscientizando a aluna na parte visual e auditiva. Já a parte técnica é feita em forma de coreografia, que nada mais é do que a repetição dos movimentos, sem perder de vista a importância de se manter a descontração no ambiente para que exista absorção do aprendizado de maneira prazerosa. As aulas têm duração de uma hora e são aplicadas uma vez por semana, além disso, as mães aproveitam este tempo para trocar experiências entre si, gerando não só uma atividade prazerosa para as meninas, mas também um momento de descontração para as mães.
Os resultados são incontestáveis! Através da dança elas passam a ter consciência do próprio corpo, desenvolvem sua criatividade e sociabilidade e trabalham a autoestima. Além disso, o Projeto participa de várias apresentações de dança, em diversos eventos, com o intuito de mostrar que é possível se desenvolver um trabalho efetivo não só em sala de aula, mas também em um contexto mais amplo.

malak-2A arte da dança do ventre é apenas uma das tantas formas artísticas que podem ser desenvolvidas para a inclusão social e o bem-estar dessas pessoas. A ideia é que esse projeto inspire outros profissionais envolvidos com Arte e que eles possam enxergar nisso mais do que uma oportunidade, mas sim a possibilidade de atuar ativamente no desenvolvimento do ser humano, abrindo espaço primeiro em seus corações e trazendo essa alegria para dentro de suas escolas.

Sobre o autor

Nira Lucchesi

Nira Lucchesi

Bailarina, professora e coreógrafa iniciou na dança do ventre em 1997 com a professora Salua Cardi. Em 2002, começou a ministrar aulas de dança no Espaço Artístico Salua Cardi. Já em julho de 2003 construiu o seu próprio espaço de dança, hoje chamado Espaço Allah Maak de danças árabes, mas apenas em 2007 que iniciou o seu trabalho como coreógrafa em concursos de dança.
Hoje possui mais de 70 títulos com solistas, duplas e grupos. Buscando desde sempre novas experiências, praticou dois anos de dança flamenca com a professora Mariana Trivino Pérez. Além disso, se formou em Dabke feminino, onde junto de seu professor Ahmad Arman e seu grupo foram campeãs da categoria grupo Folclórico no Mercado Persa de 2010. Além da dança, Nira Lucchesi diz que jamais abandonaria o seu projeto de inclusão social, onde em seu próprio espaço recebe com muito amor e carinho as suas alunas portadoras de síndrome de Down.

“Desenvolvo este trabalho voluntariado com o meu grupo Malak há oito anos, sou apaixonada pelos anjos que Deus me mandou e acredito que aprendo cada vez mais com cada uma delas do que elas comigo”.

Espaço Allah Maak de Danças Árabes: Av. Padre Arlindo Vieira, 673
Telefone: 11 2948-4073
E-mail: [email protected]
Site: www.allahmaak.com.br
Facebook: /nira.lucchesi