Nutrição

Já pensou em comer feijão para emagrecer?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Está em busca de uma alimentação mais saudável? Quer modificar seus hábitos, fazer uma reeducação alimentar e, com isso, melhorar sua saúde? Bem, então temos uma dica especial para você!

Apesar da tecnologia e a medicina avançarem a cada dia, inclusive nos campos de pesquisa da nutrição humana, os alimentos não perdem suas propriedades. É o caso do feijão.

Há por aí muitas dietas conhecidas como Low Carb, que são famosas por conterem poucos carboidratos e serem ricas em fibras e proteínas. Nelas (e em tantas outras), no entanto, alimentos importantes como o feijão são deixados de lado, por ser um grão com alto índice de carboidrato.

Nesse artigo, vamos provar a vocês que o feijão tem muitos benefícios (muito além de simplesmente ajudar a perder peso), e que merece ser mantido em sua dieta. Vamos lá?

Benefícios

Prevenção ao câncer: o feijão é rico em manganês, que ajuda o corpo a
produzir e fortificar antioxidantes. Além disso, também tem vitamina K, que protege as células e reduz as possibilidades da aparição e desenvolvimento de cânceres.

Saúde do cérebro: a vitamina K presente no feijão não somente ajuda na prevenção do câncer, como também fortalece nosso cérebro, nossa função cognitiva e o sistema nervoso como um todo.

Produção de lisinas: o corpo humano é incapaz de produzir lisinas (tipo de aminoácido) sozinho, por isso é preciso acrescentar alimentos em sua dieta que sejam capazes de introduzir esse aminoácido em nosso organismo. O feijão é um desses alimentos, por exemplo.

Prevenção de cáries: você sabia que a junção de arroz com feijão ocasiona o surgimento de flúor, que, por consequência, ajuda a prevenir cáries? É claro que isso acontece apenas aliado a uma higiene bucal em dia. Então, não se esqueça de escovar os dentes!

Redução de peso: além dos benefícios citados acima e muitos outros, o feijão, assim como outras leguminosas, também pode ajudar no emagrecimento. Em primeiro lugar, as fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino. Depois, o feijão também ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.

Vale lembrar que, para todos os efeitos, você sentirá os benefícios desse poderoso e importante alimento caso tenha hábitos alimentares saudáveis, beba bastante água e pratique atividades físicas. Ser saudável é uma condição gerada a partir de uma junção de fatores, e todos eles são indispensáveis.

Lembre-se de que o trabalho de um nutricionista ou de um endocrinologista é indispensável para encontrar a dieta certa para o seu organismo. Assim como é necessário um profissional de educação física ou fisioterapia para acompanhá-lo durante os exercícios.

No mais, aproveite os benefícios do feijão!


Escrito por Giovanna Frugis da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]