Vegetarianismo

Lasanha vegetariana

Imagem de duas travessas com lasanhas vegetarianas prontas para serem servidas. Ao lado das travessas dois tomates bem vermelhinhos.
RitaE / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Seja lasanha industrializada, de restaurante ou até mesmo a caseira, essa refeição sempre foi muito prática e saborosa, para momentos em que se deseja sair um pouquinho da dieta. Infelizmente, para vegetarianos acaba não sendo tão prática, de início.

As pessoas com dieta ovolactovegetariana não comem nenhum tipo de carne, que está presente nas receitas tradicionais de lasanha, como no molho à bolonhesa que tem carne moída, ou o presunto que assim como o queijo está sempre presente.

Se você é vegetariano ou gostaria de comer uma lasanha sem carne, fique tranquilo! Existem diversas opções saborosas e nutritivas de lasanha vegetariana que podem inclusive ser mais leves e saudáveis, abrindo possibilidades de escolha de acordo com o seu gosto!

Os nutrientes presentes em cada lasanha dependem dos ingredientes que vão acompanhar a massa. De modo geral, se você incluir vegetais, a refeição terá maior quantidade de vitaminas e de fibras que podem auxiliar em diversas funções do organismo. Além disso, deixará de lado o presunto, que é um embutido e que se consumido em excesso pode aumentar o risco de doenças, como câncer.

Separamos algumas receitas de lasanha vegetariana para você fazer em casa, saborear e ainda dividir com a família, confira!

Imagem de um prato redondo de porcelana branco e sobre ele um pedaço de lasanha de berinjela coberto com queijo.
Johanndoringer / Pixabay

Lasanha de Berinjela

Quem gosta de berinjela e até quem não é tão fã vai amar essa receita! Além de deliciosa, é rica em antioxidantes, o que a faz combater o envelhecimento celular e trazer benefícios para o coração. Por ter uma grande quantidade de fibras, a berinjela também pode ajudar a emagrecer por ser rica em magnésio, potássio e cálcio. Veja o passo a passo para fazer essa receita na sua casa:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de molho de tomate caseiro;
  • 2 xícaras de chá de mussarela ralada;
  • 3 berinjelas;
  • Queijo parmesão ralado a gosto;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Primeiro higienize as berinjelas, seque e descarte os cabos. Em seguida, corte-a em fatias finas em direção ao comprimento, para que fiquem largas, substituindo o que seria a massa na receita tradicional. Coloque uma frigideira em fogo médio, e quando estiver quente, distribua algumas fatias de berinjela. Não é preciso colocar azeite, pois o objetivo é deixar ela bem seca!

Depois disso é só montar a lasanha! Escolha um refratário de cerca de 24cm x 32cm e distribua uma camada fina de molho, distribua algumas fatias de berinjela (de forma que fiquem uma ao lado da outra), cubra com molho e acrescente queijo mussarela ralado. Agora é só repetir em quantas camadas for possível e polvilhar com queijo ralado no final.

Imagem de uma travessa grande de porcelana na cor branca contendo uma lasanha de lentilhas.
Hans Braxmeier / Pixabay

Lasanha com lentilhas

Os vegetarianos sabem bem que para conseguirem comer mais proteína, as leguminosas têm um papel importante. A lentilha é uma leguminosa famosa no Brasil pelo consumo na ceia de Ano Novo, mas não esqueça dela o restante do ano!

Ela pode trazer diversos benefícios como melhora na saúde do coração por conta do magnésio e potássio, ajuda na saciedade e perda de peso, previne a prisão de ventre, combate a anemia pela presença de ferro e muito mais! Confira a receita de lasanha com lentilhas e faça em casa para saborear um prato delicioso e cheio de nutrientes!

Ingredientes:

  • 500g de lentilha;
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate;
  • 1 cenoura cortada em pedaços pequenos;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • Parmesão a gosto;
  • 200g de mussarela de búfala;
  • 10 folhas de lasanha;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo:

Comece dourando a cebola e a cenoura picada em uma panela com fundo de azeite de oliva, depois acrescente os alhos, a lentilha e deixe dourar por um minuto. Depois disso, adicione 1,5 litro de água quente, sal, pimenta e 2 colheres de extrato de tomate, cubra a panela e deixe cozinhar até que fiquem macias. Com isso, comece as camadas com o molho com lentilhas, massa de lasanha já cozida e queijo mussarela, depois repita quantas vezes for necessário e termine salpicando o parmesão.

Imagem de uma bela e saborosa lasanha de abobrinha servida em uma pequena travessa de porcelana branca. Ao lado da travessa um pedaço de pão integral e abobrinhas fatiadas.
Sharon Ang / Pixabay

Lasanha de Abobrinha

Se você consome verduras com frequência, deve comer abobrinha, mas provavelmente nunca imaginou como ela pode ser versátil! Na lasanha ela fica deliciosa e ainda é rica em muitos nutrientes. As sementes são anti-inflamatórias, ela é antioxidante e rica em vitamina C, que auxilia no combate a problemas respiratórios, além de reduzir o colesterol ruim. Acompanhe a receita de lasanha de abobrinha e pratique em casa!

Ingredientes:

  • 1 dente de alho;
  • 3 abobrinhas médias;
  • 300g de provolone ralado;
  • 3 sopas de queijo parmesão ralado;
  • 10 folhas de lasanha;
  • 200g de mussarela;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Sal a gosto.
Você também pode gostar

Modo de Preparo:

Após lavar as abobrinhas, corte-as em rodelas finas e leve-as para a frigideira para saltear com azeite e alho picado, depois desligue o fogo para começar a montar a lasanha. Distribua as folhas de massa, alternando com a abobrinha, mussarela e provolone, repetindo quantas vezes for necessário. Por último, salpique com parmesão!

Existem múltiplas possibilidades de fazer lasanha sem carne, essas receitas com certeza te ajudarão a começar e gostar de muitas possibilidades de sabores diferentes. Depois de um tempo, descobrirá molhos e ingredientes de sua preferência e, quem sabe, preparará a própria receita de lasanha! Bon Appetit!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]